domingo, 21 de outubro de 2007

Pela sua saúde

Pela sua saúde....(Aguenta, coração!, Sem



aviso prévio,caí redondo no chão!)






Nova página sobre anatomia




Palpitações, suores frios, falta de ar, o corpo fica inconsciente e... num segundo, o coração pára! este pode ser o primeiro e o último aviso de doença coronária. Esteja atento!

Num abrir e fechar de olhos o seu coração pode parar. Mesmo seguindo à risca os conselhos dos especialistas pode, a qualquer instante, sentir uma forte dor no peito que lhe diz que acabou!

É o mais confuso de todos os mistérios cardíacos. Todos os anos mais de 10 milhões de pessoas, em todo o mundo, morrem devido a doenças cardiovasculares, e, em Portugal, estas são também a principal causa de morte e de incapacidade. Mais de 80% dos episódios que ocorrem em indivíduos com mais de 35 anos são originados por doença das coronárias.

Os problemas cardíacos começam precisamente quando as artérias coronárias (artérias situadas na superfície do coração para alimentar o músculo cardíaco - miocárdio) ficam obstruídas, em resultado do depósito de gorduras e outras substâncias que se vão acumulando no seu interior, dando origem à formação de placas de aterosclerose.

As artérias vão ficando mais estreitas, levando a uma diminuição do fornecimento de oxigénio e de nutrientes ao músculo cardíaco. À medida que a idade avança, o risco para a formação destas placas vai sendo maior.

"As artérias como todos os órgãos vão sofrendo um processo normal de envelhecimento, ficando mais rijas. Nesse processo, acumulam-se as tais gorduras e outros materiais dentro das artérias que proporciona um mais rápido desenvolvimento da doença, tornando a artéria mais estreita e impedindo, em alguns casos, a passagem do sangue até ao coração" explica o Dr. Hélder Pereira, assistente hospitalar graduado de Cardiologia, do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Embora as mulheres também estejam a ser vítimas mais precocemente da doença, os homens são os mais atingidos, estimando-se que cerca de 65% dos doentes sejam do sexo masculino.

A forma mais grave ocorre quando uma dessas artérias sofre uma lesão, obstruindo completamente a artéria coronária e provocando uma situação que conduz ao ataque cardíaco (enfarte de miocárdio).




"Os primeiros sintomas de aproximação do ataque cardíaco podem ser tão ligeiros que poderá ser tentado a ignorá-los.

Falta de ar ao subir umas escadas ou numa corrida mais prolongada podem ser indícios que o seu coração está em risco.

Quando fazemos esforços mais intensos ou quando nos emocionamos, o coração exige mais quantidade de oxigénio e a artéria pode não corresponder porque está obstruída" explica o cardiologista.

O importante é saber reconhecer esses sintomas e partir para o hospital mais perto. O acesso rápido a cuidados de saúde pode significar a diferença entre a vida e a morte, e o tratamento imediato pode reduzir substancialmente a possibilidade de sofrer lesões permanentes.

Saiba quais os sintomas:






  • Sensação de pressão sobre o peito ou em qualquer outra região superior do corpo, incluindo o




  • pescoço e as axilas;




  • Dor prolongada na área do peito;




  • Ardência e aperto no peito ou na região superior do corpo




  • Sensação de indigestão ou dificuldades respiratórias;




  • Suor;




  • Náuseas ou vómitos;




  • Fraqueza extrema.
Estes sintomas são, com frequência, acompanhados por sensações de pavor e ansiedade e, em certos casos, podem ocorrer isoladamente ou em conjunto.



Consulte aqui a nossa nova página sobre Anatomia e

descubra o que pode fazer pela sua saúde:



Para prevenir qualquer ataque ao seu coração use estas armas secretas

Reduza o colesterol

As placas de aterosclerose apresentam muito colesterol. Mesmo que ache que o seu colesterol não é muito alto, pode ser suficientemente alto para lhe dar algumas dores de cabeça.

O colesterol pode ser controlado através de uma alimentação à base de alimentos baixos em gorduras e de exercício físico regular. Assim é possível diminuir o risco de novos problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais.

Deixe de fumar! Se é fumador, é urgente que deixe de fumar já! O tabaco ajuda a obstruir os vasos sanguíneos e a nicotina obriga o coração a bater mais rapidamente, às vezes de forma irregular.

As probabilidades de sofrer um ataque são cerca de 50 por cento superiores para os fumadores, em comparação com a população não fumadora. Mas os efeitos nefastos para o coração podem ser reduzidos: dez anos após a interrupção da dependência de nicotina, o risco de ataque cardíaco reduz-se para níveis idênticos aos verificados entre os não fumadores.

Ao abandonar o tabaco está a baixar em muito o risco de novos problemas cardíacos, cancro e doenças respiratórias. Como vê, só tem a ganhar!

Controle a tensão arterial. Segundo um estudo realizado por Mário Espiga Macedo, professor da Faculdade de Medicina do Porto e ex-presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, 43,7% da população portuguesa sofre de hipertensão arterial (HTA), registando-se mais casos da prevalência da doença nos homens - 49,5%.

A hipertensão arterial, quando não tratada, pode ser um dos principais factores de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o enfarte do miocárdio.

A hipertensão verifica-se normalmente quando a pressão sistólica - a máxima - é superior a 140 mm e a pressão diastólica - a mínima - é superior a 90 mm.

Os primeiros passos para controlar a tensão arterial alta são a dieta, o exercício e a perda de peso. A sua medição periódica e a toma de medicamentos, quando indicado pelo médico, podem também evitar graves problemas cardiovasculares.

Cuidado com a diabetes. Se é doente diabético, deverá ser duplamente cuidadoso. A doença coronária é a principal causa de morte nestes doentes.

Vigie o seu peso. Se tem peso a mais, está na hora de melhorar os seus hábitos: opte por refeições pequenas e várias vezes ao dia, menos gorduras e produtos com baixo nível de açúcar; reduza o álcool e faça exercício físico.

Controle o stress. A sua vida profissional ou pessoal causa-lhe muito stress? Então está na hora de fazer alguma coisa! Durma mais, trabalhe menos, dedique mais tempo aos amigos, seja mais optimista, evite o trânsito, a pressa, situações que o possam irritar e estimulantes como o café ou o tabaco.

Tenha uma alimentação saudável. Sabe-se hoje que a alimentação tradicional portuguesa é um tipo de alimentação mediterrânea capaz de nos proteger contra as doenças cardiovasculares.

Uma alimentação saudável é rica em frutas, saladas e legumes, lacticínios magros, peixe e azeite; pequenas quantidades de carnes magras e bebidas alcoólicas (vinho tinto de preferência). Exclua as carnes gordas, as gorduras saturadas, como a manteiga, natas, margarinas sólidas, leite, e queijo gordo e as comidas com muito sal ou açúcar.

Pratique exercício físico. Ter uma vida física activa combate as doenças cardiovasculares, a diabetes, a tensão alta, o colesterol, o excesso de peso e o stress, além de proporcionar uma incrível sensação de bem-estar. Deixe o carro e ande a pé todos os dias.



Sem comentários: