domingo, 21 de outubro de 2007

O que é a Grafologia

O que é a Grafologia?



Ver foto de uma caligrafia



Grafologia - A Ciência da Escrita - Grafologia é um estudo que fascina pela lógica interpretativa, veracidade e capacidade de conduzir ao aprimoramento pessoal por meio do autoconhecimento que proporciona. A forma como, misteriosamente, um grafólogo vai descobrindo a êssencia mais íntima de uma pessoa faz que, na maioria das vezes, se imagine ser a grafologia algum tipo de oráculo ou elemento de estudos místicos ou esotéricos. Grafologia não é mais do que um estudo científico dos elementos da escrita nos quais estão reflectidos os estados emocionais da pessoa...

Qual o conceito de Grafologia?

O Grafoanalista ou Grafólogo pode diagnosticar mais de 300 características se assim a caligrafia o permitir. É um instrumento de avaliação projectivo confiável e é considerado uma ciência há muitos anos. Inclusive, em muitos países, dentro do curso de Psicologia os alunos têm no mínimo um ano lectivo de Grafologia e Grafopatologia, dependendo da faculdade obviamente. Na Argentina, por exemplo, são dois anos de curso. A Grafologia "descodifica" os símbolos gráficos psicológicos do avaliado. Assim, a análise à caligrafia revela, na maioria dos casos, exactidões espantosas sobre a personalidade da pessoa cuja escrita é analisada.


Alguns desses exemplos


A Grafologia oferece a análise de muitas competências (características de personalidade) que, às vezes, outros testes não fornecem. A Grafologia tem uma amplitude de informações. Posso citar muitas características como habilidades, interesses, talentos, temperamentos que as empresas mais procuram numa avaliação: inteligência (teórico, abstracto, emocional, comercial, dedutiva, memória, intuitiva, imaginação, criatividade, etc), proactividade, atitude sob pressão, comprometimento, dinamismo, capacidade de decisão, assertividade, relacionamento em equipa, ética, organização, sinergia, equilíbrio emocional, energia, planeamento, visão de conjunto, visão estratégica, resistência aos obstáculos que surgem, capacidade de análise de problemas e negócios, persistência, aceitação de regras e normas, persuasão, capacidade de análise e síntese, nível de autoridade ao meio, tipo de temperamento, capacidade de actuar com improvisações, se a pessoa é aberta às mudanças, automotivação etc.




Qual o principal objectivo dessa ciência?



O objectivo final da Grafologia não é reprovar ou aprovar uma pessoa mas sim fazer o levantamento do potencial do candidato e saber se o mesmo está alinhado às necessidades e objectivos da empresa como um todo. Normalmente, as empresas procuram profissionais de talento e que tenham disposição e vontade activa para persuadir autoconhecimento e crescimento profissional. As empresas procuram pessoas comprometidas com resultados, firmeza em suas decisões, proactividade, capacidade empreendedora, dinamismo e automotivação. E isso a Grafologia pode fornecer com segurança a todos e a qualquer um.


Em que situações de processos seletivos, a Grafologia pode ser utilizada?



Normalmente, dentro do processo selectivo ela é mais utilizada na área Administrativa em geral, Gerência, Supervisão, Coordenação e Directoria. Num processo selectivo por exemplo, ela auxilia a empresa a organizar um banco de dados de seus talentos, promoção interna, redirecionamento de carreira, orientação vocacional (profissional) e se for dado ao avaliado a oportunidade de obter o feedback, ele acaba estimulando não só o seu autodesenvolvimento como também traz uma forte componente de reciprocidade (ganha-ganha) na relação empregado-empresa.


Assinaturas de algumas individualidades conhecidas







Assinatura de Napoleão





Assinatura de Marilyn Monroe















Adolph Hitler's signature (authentic)


Assinatura de Adolfo Hitler



Na prática, como é aplicada a Grafologia ?



O processo é muito simples, prático e a empresa não gasta quase nada na aplicação. Pede-se para que o avaliado faça uma redacção com no mínimo de 20 linhas com caneta BIC azul ou preta em papel branco, preferívelmente sem linhas. A empresa pode fornecer o assunto ou deixar como tema livre, à escolha do avaliado. Entregam-lhe duas ou três folhas de sulfite e pedem-lhe para não escrever no verso da folha e se tiver necessidade, a pessoa deverá continuar em outra folha. É imprescindível a assinatura no final da redacção. A assinatura é o verdadeiro "eu" da pessoa, portanto extremamente importante para a avaliação. Agora, não se pode avaliar apenas a assinatura, ela deverá estar junto com a redacção em si. No entanto, nem sempre a redacção é para Análise Grafoanalítica. Muitas vezes, a empresa pede para ver a forma de raciocínio do avaliado, ortografia e como são suas idéias. (Devo dizer que muitas empresas nos países estrangeiros já estão utilizando este método, sobretudo nos países mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos, Alemanha e França...)


Há algum tipo de desvantagem, na utilização desta análise?



Não há desvantagem. O que acontece é que a pessoa deve fornecer o seu nome completo (nem sempre a assinatura incluí o nome completo), idade, estado civil, grau de escolaridade e se está passando por algum tratamento médico ou psicoterapêutico e se a pessoa no momento da avaliação está tomando algum remédio (qualquer um), pois é bom saber uma vez que quem escreve não é a mão da pessoa mas sim o seu cérebro e alguns remédios interferem na capacidade motora do avaliado e outros não (é uma questão de precaução). Outra observação é que a Grafologia tem sua maior eficácia em Áreas Administrativas e não muito em áreas Operacionais. Vale a pena salientar que também para a Grafologia não importa muito se a pessoa é destra ou canhota, pois como já disse quem escreve é o seu cérebro.


A Grafologia deve ser utilizada como ferramenta complementar ou pode ser usada de forma isolada?



Ela pode ser usada em ambos os casos e até mesmo em simultâneo com outros testes psicológicos que sejam introduzidos na análise da pessoa em questão. Não há incompatibilidade se for usada com outros instrumentos. Em alguns momentos ela é um instrumento apenas complementar e em outros ela é o principal instrumento de avaliação. Isto dependerá da Filosofia de actuação de cada empresa. Por uma questão de ética o sujeito deve ser informado relativamente ao teste em questão. A Grafologia antes de mais nada auxilia na requalificação da mão-de-obra dos avaliados. É bom lembrarmos que essa ciência está aí para agregar valor à empresa e ao mesmo tempo é um diferencial, pois por meio dela qualquer organização (não importa o tamanho ou segmento) pode atrair, manter ou reter os seus talentos, pois sabemos que nesse mundo Globalizado é importante desenvolver pessoas, pois isso traz motivação e comprometimento.




Observação final









Modelos alternativos de avaliação já são incorporados pela área de recursos humanos há décadas, mas ainda há muita descrença relativamente à utilização do que se pode chamar de ciências metafísicas, que são, principalmente, a grafologia, numerologia e astrologia. No entanto, ainda há muitos gestores que se mostram cépticos. Mas uma coisa é certa, a grafologia apresenta resultados válidos que não podem de forma alguma ser ignorados pelo mundo da ciência e do conhecimento humano.

Existe na ilha Terceira uma Grafóloga (amadora desta arte) que, de certo, terá todo o prazer em fazer uma análise a qualquer escrita que lhe queiram enviar. Claro que estou a referir a minha colega, a Rosa Silva, residente em Angra do Heroísmo. Caso queiram descobrir algo mais sobre a grafologia entrem em contacto com ela:

Sem comentários: