domingo, 21 de outubro de 2007

Megálitos - mistérios da antiguidade

Megálitos,Mistérios da antiguidade





Clique aqui para ver foto ampliada



Do grego: mega = grande, lithós = pedra, de modo que megálitos são grandes monumentos de pedra. Eles podem representar linhas fechadas ( circulares, elípticas, ovóides, etc), alinhamentos retilíneos, ou empilhamentos como as pirâmides egípcias, chinesas e américa central. Eles estão espalhados pelo mundo inteiro: Europa, China, América do Norte e Norte de África sendo os locais mais importantes.


Dentre os megálitos, os mais famosos são a Grande Pirâmide de Khufu e Stonehenge.


Tanto sobre a pirâmide de Khufu como sobre Stonehenge foram escritos milhares de livros. Isso não é por acaso. A maioria dos historiadores da Antiguidade diria que esses monumentos estão entre as maravilhas do Mundo Antigo.



Stonehenge é um megálito formado por círculos concêntricos de pedras, construído na planície de Salisbury, na Grã Bretanha.


Existe evidência arqueológica que nos permite afirmar que havia actividade humana no local há mais de 10 000 anos. Contudo, o megálito propriamente dito só foi iniciado c. 2 100 AC, tendo sido construído em três etapas, entre 2 100 AC e 1600 AC. Para ter uma idéia mais clara de seu plano arquitectónico.


Não se sabe quem construiu Stonehenge, sendo que a teoria popular de que teriam sido os druídas está hoje refutada, pois o monumento foi concluído 1 000 anos antes de os druídas tomarem o poder. Contudo, os arqueólogos notaram a quase total ausência de lixo no local e isso é indicador de que o local era solo sagrado.


Quanto aos propósitos da construção de uma obra tão difícil para os meios da época é o que passaremos a tratar.


CÍRCULOS INGLESES




Stonehenge em Salisbury, (sudoeste da Inglaterra) também é palco dos misteriosos círculos ingleses. Será que existe alguma relação entre o megálito de Stonehenge e os misteriosos círculos?



Alguns pesquisadores passaram a tentar encontrar algumas explicações naturais para desvendar o mistério dos Círculos Ingleses, como fenómenos climáticos inusitados, casualidades meteorológicas e outras hipóteses mais complexas. Esses desenhos (círculos ingleses) costumam aparecer frequentemente em plantações de trigo, soja, cevada e milho. E esses cereais afectados chegam a desenvolver-se muito mais rápidamente (cerca de 40% mais rápido) no interior dos desenhos do que aqueles mais próximos das bordas.



Em quase toda a sua totalidade esses desenhos surgem durante a noite, no meio do silêncio e da escuridão nos campos de cereais e pessoas que acampam nos locais de maior incidência, na expectativa de registar a formação de uma dessas figuras acabam se frustando por passar a noite em claro sem conseguir testemunhar nenhuma luz ou som diferente e, em algumas vezes, acabam de se surpreender ao ver com o clarear do dia que a poucos metros de onde estavam acampados apareceu um desenho, misteriosamente como se tivesse sido feito por algum tipo de energia invisível ao olho humano.



Existem diversos pesquisadores tentando interpretar o significado dessas figuras, alguns ligando os desenhos a símbolos matemáticos, outros associandos a sistemas astronómicos, além de os comparar a símbologia de civilizações antigas, como Persas, Druidas, Romanos, Celtas, Egípcios...


Segundo pesquisadores, esses desenhos (círculos ingleses), devido a sua complexidade, seriam impossíveis de serem feitos pelas mãos humanas. A maior quantidade dos Círculos costumam aparecer em plantações localizadas ao redor do local onde esta erguido o monumento de stonehenge e outros sítios arqueológicos importantes como Avebury e Silbury Hill.


OS MISTÉRIOS DE STONEHENGE





Stonehenge, ou seja, a estrutura megalítica situada na Planície de Salisbury, possui uma história cercada de mistérios. A sua estrutura maciça pré-histórica foi demolida e reconstruída. Os seus oitenta fragmentos de arenito cinzento pesam entre vinte e seis toneladas a cinquenta toneladas. O mais interessante é que foram levadas de Preselli (País de Gales) para a Planície de Sulisbury (sul da Inglaterra).


Alguns habitantes dessa região consideram o feito realizado pelo mago Merlim. Outros acreditam que essa mudança ocorreu a pedido dos druidas, ou seja, a casta sacerdotal dos celtas, que realizavam nesse local, rituais religiosos. Alguns estudiosos explicam que ela pode ter sido construída em três etapas: uma no final do neolítico (2.400 a. C.) e duas outras, na Idade do Bronze (1.900 e 1.700 a.C.).

Quem teve a oportunidade de visitar o local, ficou impressionado com o que viu: as pedras verticais formam dois círculos (o maior mede 32m de diâmetro) e as pedras do círculo maior sustentam as pedras transversais. Por que as pessoas sentem-se tão atraídas por este local? Em qualquer dia do ano, é possível ver uma enorme multidão olhando para as pedras. Suas formações surpreendentes proporcionam o palco para as representações do solstício do verão no eixo de entrada, já que a orientação do monumento está voltada para o nascente.

Actualmente, é proibido tocá-las, pois o governo preocupa-se com possíveis estragos. Stonehenge nos dá a certeza de que nossos ancestrais possuíam muito mais conhecimento tecnológico e cientifico do que possamos admitir. A construção é na verdade, um observatório lunar, muito bem elaborado para "observar" eclipses, "prever" fenómenos meteorológicos, ou até mesmo, contactar seres alienígenas.

No inicio do século passado, os arqueólogos e pesquisadores chegaram à conclusão de que Stonehenge não era obra do acaso, mas sim, uma construção semi-oculta, cujas rochas perfiladas remetiam a idéia de um zodíaco. As linhas de força imaginária ligando as pedras uma as outras, fazem supor de que se trata de um santuário solar e que suas funções estivessem ligadas à observação dos astros.


A mais antiga referência ao monumento, supõe-se, é a que faz o grego Hecateu de Abdera na sua "História dos Hiperbóreos", datada de 350 a.C. : "ergue-se um templo notável, de forma circular, dedicado a Apolo, Deus do Sol..." Até hoje Stonehenge não abriu mão dos seus enigmas essenciais: Por que motivo as "pedras azuis"foram trazidas das montanhas de Gales, implicando num deslocamento de 400 Km, com direito a travessia marítima, quando não faltavam pedreiras na vizinhança? Que métodos usaram as pessoas da Idade do Bronze para transportar e erguer os colossais blocos, que chegam a pesar 50 toneladas? E, sobretudo, a que uso se destinava Stonehenge? Era um templo do Sol, no qual, uma vez por ano, se realizava um ritual cósmico fertilizador? Ou tratava-se, igualmente, de um gigantesco observatório celeste como sugerem uma série de alinhamentos astronómicos precisos? Há ainda quem veja nele um gerador de energias ocultas e mesmo uma base de emergência para OVNI`s perdidos. Quanto à sua utilidade só não existe dúvida de uma coisa: Stonehenge serve para nos deixar estupefactos perante a força e engenho dos seus construtores.


1 comentário:

Giulia regina disse...

Eu gosto muito de misterios e gostei muito achei muito legal, tanto que acho que vou colocar no meu blog Tchau!!!