domingo, 21 de outubro de 2007

As maravilhas do nosso Universo

As Maravilhas do nosso Universo



Se as últimas décadas do século XX nos "abriram as portas" a um Universo até aí desconhecido, recorrendo a observações a partir do espaço que permitiram, pela primeira vez, "ver" o cosmos em raios X, ultravioleta ou infravermelho, o novo século vai testemunhar um alargar de horizontes a distâncias que se aproximam do próprio limite do Universo. São projectos a uma escala até há pouco quase não imaginada. O homem hoje já possui de tecnologia com capacidade para ver como tudo começou e ao procurar num universo vasto como o nosso procura também a sua própria razão de ser. Está tudo em aberto e não se admirem de qualquer dia o homem descobrir que afinal não está so.



O objectivo da Cosmologia é a compreensão da natureza do Universo. Desvendar o seu passado e prever como vai evoluir no futuro. Com o aparecimento de instrumentação cada vez mais sofisticada, o nosso conhecimento sobre o Universo aumentou consideravelmente. E com ele, veio uma constatação inesperada. Observações várias parecem não deixar margem para dúvida: a expansão do Universo está a acelerar. Quais serão os futuros possíveis?



DESCIDA EM MARTE


Mars Landing



Em busca do desconhecido




A nave espacial "Pathfinder" desceu em Marte às 10 horas do dia 4 de julho de 1997. Desde então, já enviou para a Terra mais de 15.000 imagens da superfície marciana. A reportagem traz cenas inéditas da viagem do "Pathfinder", desde o teste de seus sofisticados equipamentos até os passeios do robô "Sojourner"; e discute as reais possibilidades da existência de vida em Marte.


Foto do misterioso Planeta Marte
Para ver em formato grande, clique na foto:









Da perspectiva na Terra, o nosso planeta parece ser grande e robusto, com um oceano interminável de ar. Do espaço, os astronautas muitas vezes têm a impressão de que a Terra é pequena, e tem uma fina e frágil camada de atmosfera. Para um viajante do espaço, as características que distinguem a Terra são as águas azuis, as massas de terra verdes e castanhas, e o conjunto de nuvens brancas contra um fundo negro.

Muitos sonham em viajar pelo espaço e ver as maravilhas do universo. Na realidade, todos nós somos viajantes espaciais. A nossa nave é o planeta Terra, viajando a uma velocidade de 108.000 quilômetros por hora.


A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol, a uma distância de 150 milhões de quilómetros. Demora 365,256 dias para girar em volta do Sol e 23.9345 horas para a Terra efectuar uma rotação completa. Tem um diâmetro de 12.756 quilómetros, apenas poucas centenas de quilómetros maior que o de Vénus. A nossa atmosfera é composta por 78 por cento de nitrogénio, 21 por cento de oxigénio e 1 por cento de outros componentes.


A Terra é o único planeta conhecido a abrigar vida, no sistema solar. O núcleo do nosso planeta, de níquel-ferro fundido girando rapidamente, provoca um extenso campo magnético que, junto com a atmosfera, nos protege de praticamente toda a radiação prejudicial vinda do Sol e outras estrelas. A atmosfera da Terra protege-nos dos meteoros, cuja maioria se queima antes de poder atingir a superfície.


earth2.gif (6774 bytes)Das nossas viagens pelo espaço, temos aprendido muito sobre o nosso próprio planeta. O primeiro satélite Norte-americano, Explorer 1, descobriu uma intensa zona de radiação, agora chamada de cintura de radiação de Van Allen. Esta cintura é formada por uma camada de partículas carregadas que são capturadas pelo campo magnético da Terra numa região, de formato toroidal, em volta do equador. Outras descobertas feitas por satélites mostram que o campo magnético do nosso planeta é distorcido, tendo uma forma de gota, devido ao vento solar. Também sabemos agora que a nossa fina atmosfera superior, a qual se acreditava ser calma e sem incidentes, ferve de actividades -- expandindo-se de dia e contraindo-se à noite. A atmosfera superior, afectada pelas mudanças na actividade solar, contribui para o clima e meteorologia na Terra.


Além de afectar a meteorologia da Terra, a actividade solar causa um dramático fenómeno visual na nossa atmosfera. Quando as partículas carregadas do vento solar são capturadas pelo campo magnético da Terra, colidem com as moléculas de ar da nossa atmosfera acima dos pólos magnéticos do planeta. Estas moléculas de ar tornam-se então incandescentes e são assim conhecidas como auroras ou luzes do norte e do sul.


"A Terra faz-nos lembrar o ornamento de uma árvore de Natal pendendo na escuridão do espaço. Conforme nos colocávamos mais distante e afastados, mais ela diminuia de tamanho. Finalmente, encolheu ao tamanho de uma bola de cristal, a bola mais bonita que você pode imaginar. Aquele bonito, quente, e vivente objeto parecia tão frágil, tão delicado, que se você o tocasse com um dedo ele se quebraria em pedaços. Ver isto faz mudar um homem, faz um homem apreciar a criação e o amor de Deus." - James Irwin, E.U.A.



O Universo estudado pela Cosmologia é baseado naquele a que podemos ter acesso através da observação. Esse é finito. Segundo o Paradoxo de Olbers, se o Universo observado fosse infinito e eterno, o céu não seria escuro à noite. Pois, havendo uma infinidade de estrelas, em qualquer direção no céu veríamos uma e, mesmo à noite, todo o céu brilharia como o Sol! Claramente não é isso que observamos. Quer seja finito ou infinito, o Universo não é eterno. Como veremos, ele teve início há uns 13 biliões de anos. Por isso só podemos observar uma porção finita do Universo, pois não podemos receber luz proveniente de uma distância maior que 13 biliões de ANOS LUZ. Estamos, pois, no centro de uma esfera com raio de 13 biliões de AL. Esse raio cresce a cada ano 1 AL mais outro tanto por conta da expansão do Universo. Essa esfera tem o tamanho do Universo observável.


Carl Sagan, talvez um dos maiores estudiosos do Universo de todos os tempos


Clique na foto para conhecer o site oficial deste cientista norte-americano




Considerado o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu, Carl Sagan ( 1935 - 1996) foi sempre um admirador da astronomia. Certa feita (contada em seu maior sucesso, Cosmos ) Sagan entrou numa livraria e pediu um livro sobre estrelas. A empregada voltou com um livro sobre os actores e actrizes mais famosos de Hollywood. Era então apenas um menino, e ainda não imaginava o que estaria por vir.

Sagan foi, com certeza, o ser que mais trabalhou em busca de inteligência extraterrestre ou contacto interplanetário. Foi ele o pai de várias expedições em busca de sinais de rádio emitidos por civilizações alienígenas. Chefiou expedições das sondas americanas Mariner e Viking, mas o seu maior sucesso é devido, com certeza, aos seus livros. Alguns, como "Cosmos" e "Contacto" ganharam até versões cinematográficas (o primeiro em forma de série e o segundo em forma de um filme, com a participação de Jodie Foster e Matthew McConaughey.


TITAN é uma das maiores luas de Saturno, clique na foto para ver em formato maior.










Como participar na experiência lançada por Carl Sagan


SETI@home


Como já foi referido, Carl Sagan foi a pessoa que mais trabalhou em busca de inteligência extraterrestre ou contacto interplenetário e hoje qualquer pessoa que tenha computador pode participar nesta experiência, para isso basta entrar na página oficial do SETI HOME e fazer um download de uma ferramenta que nos permite receber dados do espaço que são submetidos a uma análise no computador e depois enviados ao computador central. Para fazer o download basta clicar neste link: SETI-HOME <---------


É uma experiência científica que usa computadores ligados à Internet para procurar inteligência extraterrestre (Search for Extraterrestrial Intelligence-SETI). Podes participar correndo um programa grátis que faz o download e analisa dados de um radio telescópio.
Todos os que instalarem este programa em seus computadores para ajudar na pesquisa de vida extra-terrestre poderão receber um certificado de mérito. Não fique de fora, venha participar nesta extraordinária tarefa de pesquisar vida extra-terrestre.






Cosmos- O maior de seus sucessos, o livro Cosmos fala sobre o papel do homem no universo, a relação que existe entre todas as coisas, e a capacidade do homem de tornar o mundo melhor. Ganhou uma versão na TV que foi considerada a série sobre astronomia mais vista do mundo. E também a melhor. Eu recomendo a comprarem uma cópia deste livro, é na minha opinião um dos melhores livros no mercado sobre o nosso universo.









Lembram-se do Mr. Spok e do Star Trek? Foi sem dúvida um grande personagem na série STAR TREK. Ainda hoje existem pessoas viciadas nessa série. Foi uma das primeiras séries televisivas de Ficção Científica que mais criatividade teve. Devo dizer que muitos dos actuais cientistas a trabalhar na NASA estão lá graças a esta série televisiva, pois foi esta série que os cativou a seguir essa carreira científica. Para visitar um site de papel de parede do Star Trek clique na seguinte imagem:









Actualmente são muitos os projectos espaciais que estão sendo efectuados pela NASA


Se desejar visitar o site oficial da NASA clique na seguinte imagem:





Notícias de ultima hora


Huygens já iniciou a sua viagem a solo
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=486
Na madrugada do dia de Natal, após 7 anos de viagem e mais de 3,2 mil milhões de
quilómetros, a sonda Huygens (ESA) separou-se da "nave mãe" Cassini (NASA) para
sozinha realizar a sua caminhada de 4 milhões de km até Titã, a maior lua de
Saturno. A 14 de Janeiro, a Huygens atravessará a atmosfera de Titã em menos de
2 horas e meia e pousará na sua superfície, onde poderá sobreviver, no máximo,
mais duas horas. Com seis instrumentos a bordo, todos com acesso directo ao
exterior, a Huygens providenciará a primeira amostra directa da composição
química da atmosfera de Titã, assim como as primeiras fotografias da superfície
escondida debaixo da espessa bruma de azoto. O estudo da química da atmosfera de
Titã, rica em compostos orgânicos, poderá dar-nos pistas de como começou a vida
na Terra


Universo envelhecido ainda possui juventude
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=487
O telescópio espacial GALEX - <i>Galaxy Evolution Explorer</i> (NASA) descobriu,
no nosso cantinho do Universo, o que parecem ser galáxias jovens de massa
elevada. Até agora, os astrónomos julgavam que a taxa de nascimento do Universo
tinha dramaticamente baixado e que actualmente não se formavam galáxias bébés
gigantes. Esta descoberta mostra que o nosso Universo, embora envelhecido, ainda
forma galáxias de massa elevada, além de oferecer uma oportunidade única ver
como a nossa galáxia terá sido na sua infância.


Probabilidade de colisão do asteróide 2004 MN4 com a Terra em 2029 é nula
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=488
A 23 de Dezembro, foi anunciada a monitorização de um asteróide de 400 metros de
diâmetro que apresentava, segundo os cálculos possíveis na altura, uma
probabilidade de 0,3% de colisão com a Terra no dia 13 de Abril de 2029. No dia
seguinte, e após mais observações, a probabilidade de impacto aumentou para
1,6%, e a 27 de Dezembro, chegou a 2,7%, elevando o risco associado a este
asteróide para o nível 4 da Escala de Torino. Mas agora, a identificação deste
asteróide em imagens de arquivo anteriores à sua descoberta permitiu determinar
com maior precisão a órbita deste asteróide e anulou qualquer possibilidade de
2004 MN4 colidir com a Terra em 2029.

Sem comentários: