domingo, 26 de dezembro de 2010

Rato canta como um passarinho


Cientistas japoneses criaram um rato geneticamente modificado que é capaz de cantar como um passarinho, segundo o jornal «Globo».


O animal faz parte do «projecto de evolução de ratos» da universidade de Osaka, no Japão. Segundo os cientistas, o animal pode ajudar a entender a evolução da linguagem humana. «Nós cruzámos os ratos geneticamente alterados por gerações para ver o que aconteceria», disse o cientista chefe, Arikuni Uchimura, acrescentando: «Analisámos os ratos recém-nascidos um por um até que um dia encontrámos um que estava a cantar como um pássaro.»


O cientista destacou que a característica será passada para as futuras gerações. O laboratório tem agora mais de 100 ratos «cantadores» para realizar pesquisas. Os cientistas esperam que eles forneçam pistas sobre como a linguagem evolui.


O vídeo está disponível no
YouTube.


Fonte: IOL

Escola assombrada por um espírito encontra-se fechada há um mêses


Os pais das crianças de uma escola de São Tomé e Príncipe querem realizar uma cerimónia para espantar um «espírito» que, dizem, tem assombrado os alunos da instituição. Este acto ainda só não se realizou por falta de dinheiro.

«O curandeiro que contactámos exigiu aos pais 15 milhões de dobras (cerca de 610 euros) e estamos ainda a angariar a contribuição de todos. Não temos esse valor», disse à agência Lusa Idomeu Lima, um dos pais.

Se o cenário de uma escola assombrada pode parecer algo do terreno da superstição e da fantasia em muitos lugares do mundo, na ilha africana que é atravessada pela invisível linha do Equador, este é um assunto sério.

A escola secundária de Guadalupe, situada a 12 quilómetros da capital, está encerrada há um mês por esta razão.

Segundo relata a agência Lusa, o «mau espírito» que os pais pretendem «afungentar» foi responsabilizado por «atacar» 14 crianças, com idades entre os 12 e os 16 anos, e ainda funcionários da escola.

A cerimónia de bruxaria deveria ter sido realizada esta sexta-feira no pátio da escola. Contudo, assuntos aparentemente pouco espirituais, como a falta de dinheiro para pagar o ritual - chamado «jambi» -, levaram o curandeiro a recusar libertar o estabelecimento do «espírito» que o mantém fechado.



Fonte: IOL

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Descoberto planeta «feito» de diamantes


Uma equipa de astrónomos do Reino Unido descobriu o primeiro planeta com altíssimas concentrações de dióxido de carbono, o que possibilita a existência de planetas feitos de diamantes.


De acordo com a BBC, esta descoberta indica que pode haver planetas maiores que a Terra cobertos por rochas de diamantes.


Robert Cheng, especialista em diamantes da joalheria De Beers, alerta que na Terra os diamantes têm formas e texturas diferentes, pelo que não podemos saber como seriam os diamantes noutros planetas.


O novo planeta, denominado Wasp 12b, é o primeiro a ter mais carbono que oxigénio.


Fonte: IOL

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sabe qual é a palavra mais falada no mundo?



Um livro do professor Allan Metcalf conta a história do «ok», a palavra mais falada no mundo. Usado pela primeira vez em 1839, o «ok» surgiu em Boston num jornal como uma brincadeira. Palavra tinha o mesmo significado de hoje, queria dizer que estava tudo bem.


Segundo Allan Metcalf, a palavra é a invenção mais sensacional da língua inglesa, sendo difícil explicar o porquê do seu sucesso.


«O.k. é muito incomum, e palavras incomuns dificilmente entram no vocabulário popular. Foi uma combinação muito estranha de coincidências que ajudou essa palavra, que surgiu como uma brincadeira, a se tornar tão importante», disse o autor do livro, em entrevista ao G1.


O autor explica que para ele a combinação do som das duas letras é muito importante, e mesmo o formato da palavra, com uma letra tão redonda e outra tão pontiaguda, ajudou a que ficasse no vocabulário.




Fonte: IOL

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cientistas revertem envelhecimento



O trabalho, publicado na Nature, foi liderado por Ronald A. DePinho, professor de genética da instituição. Como na história de F. Scott Fitzgerald, o Curioso caso de Benjamim Button, ratos envelhecidos começaram a rejuvenescer – mas, ao contrário do conto da ficção levado aos cinemas com Brad Pitt no papel principal, o fenômeno contou com a ajuda da ciência.

O professor DePinho e sua equipe conseguiram o feito ao criar ratos com um gene especial que permitia controlar a enzima telomerase, responsável por manter as “capas” protetoras, chamadas telômeros, na ponta dos cromossomos.

Conforme envelhecemos, os níveis de telomerase caem. Há tempo pesquisadores sabem que essa queda está associada com a erosão progressiva dos telômeros, o que pode contribuir para a degeneração do tecido e declínio de funções.

Criando ratos com um “interruptor” de telomerase, os pesquisadores conseguiram envelhecer prematuramente alguns animais e, da mesma forma, reativar a enzima para testa se seria possível também rejuvenescer os animais. As condições observadas com o envelhecimento precoce forma testículos reduzidos, ausência de esperma, baço atrofiado, intestino danificado, encolhimento do cérebro e incapacidade de desenvolver novas células cerebrais.

gene da telomerase, chamado de TERT, foi modificado em alguns ratos para encodar uma proteína que somente era ativada com uma forma especial do hormônio estrógeno. Assim, a qualquer momento, os cientistas poderiam dar ao rato um medicamento para estimular os receptores e torná-los ativos.

Após quatro semanas, os ratos envelhecidos que tiveram a telomerase reativada apresentaram telômeros maiores e claros sinais de rejuvenescimento: as células voltaram a crescer regenerando tecidos e seus baços, testículos e cérebros aumentaram. Os testículos também produziram novos espermatozóides, e sua fertilidade aumentou: as fêmeas desses machos deram cria a ninhadas maiores. Os pesquisadores também testaram os animais em um percurso com diversos odores associados a perigo – como o cheiro de predadores ou de comida estragada. Quando foram “envelhecidos”, conforme suas células olfativas atrofiavam, eles perderem a capacidade de se localizar nesse caminho para evitar o perigo. Após o boost de produção de telomerase, no entanto, elas se regeneraram e o rato ganhou de volta seu olfato.


Outro ponto importante é que não houve sinais de câncer associados ao tratamento, o que era uma preocupação porque, com a idade, o encurtamento dos telômeros em tecido comum mostra uma queda constante – menos nos casos de câncer, no qual seu comprimento é mantido. Isso ocorre porque as células cancerígenas usam a telomerase para se tornarem quase “imortais”. O risco de câncer no tratamento foi reduzido “religando” nos ratos a telomerase por apenas alguns dias ou semanas.


A expectativa de vida dos animais também aumentou quando comparado a dos ratos envelhecidos não tratados. Porém, eles não viveram mais tempo do que os roedores normais.


Apesar dos bons resultados, os pesquisadores alertam que uso de alguma aplicação semelhante em humanos ainda é distante. Ainda é preciso descobrir, por exemplo, como isso teria um impacto no envelhecimento normal, não previamente acelerado. No entanto, está claro que a perda de telômeros está associada a problemas ligados à idade, e que sua restauração poderia aliviar tais problemas.


Autor: Vladimir Soster



Fonte: INFOciência



Cancro da próstata 'descoberto' através dos dedos



Investigação britânica mostra que homens com o indicador maior que o anelar têm menor probabilidade de vir a ter a doença. Médico diz que dados são apenas "correlação estatística"

Mostra-me os teus dedos e dir-te--ei que doenças podes vir a ter. O provérbio não é bem assim, mas os investigadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e do Instituto de Investigação do Cancro conseguiram provar que existe uma ligação entre o tamanho dos dedos e a probabilidade de os homens virem a desenvolver cancro da próstata.

Os homens que tiverem o indicador maior do que o anelar podem estar mais descansados, aponta o estudo publicado no British Journal of Cancer. Todos os anos são diagnosticados três a quatro mil novos casos de cancro da próstata, em Portugal.

E embora todas as descobertas sejam bem-vindas, para o presidente do Colégio de Oncologia da Ordem dos Médicos esta ligação significa apenas para já uma "correlação estatística" e não "um indicador de probabilidade clínica". Jorge Espírito Santo reconhece, ainda assim, que "muitos estudos que estabelecem estas correlações estatísticas acabam por ser muito úteis". Em Portugal, esta doença é a segunda causa de morte por cancro nos homens.

As reservas do médico também são partilhadas pelos autores do estudo, que comparou as mãos de 1500 doentes com cancro e 3000 homens saudáveis. A professora Ros Eeles admitiu, à BBC, que são necessários mais estudos. Ressalvando que se esta evidência se comprovar, a observação do tamanho dos dedos pode ser usada como um simples teste para determinar o risco do cancro da próstata, juntamente com outros factores como os antecedentes familiares ou os testes genéticos.

O responsável português admite, contudo, que "era excelente que houvesse um método validado tão simples como medir os dedos das mãos". Mas até lá "falta a validação dos dados", sublinha Jorge Espírito Santo.

No Reino Unido, a presidente da Prostate Action, associação de apoio aos doentes que financiou o estudo em colaboração com a Cancer Research UK, considerou que esta conclusão "é mais um passo em frente para ajudar a determinar os factores de risco para o cancro da próstata, que são provavelmente a questão mais importante quando se fala de prevenção e tratamento da doença". Emma Hals lembrou que "ainda assim, estamos longe de reduzir o número de homens que morrem todos os anos com cancro da próstata".

Já o responsável da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata, Cruz Domingos, contactado pelo DN, disse desconhecer o estudo e não querer por isso pronunciar-se sobre ele.

O tamanho dos dedos é determinado pela exposição às hormonas durante a gravidez. Quem tem o anelar maior foi mais exposto à testosterona, enquanto que os homens com o indicador maior foram mais sujeitos ao estrogénio.

A conclusão deste estudo britânico aponta para já que uma menor exposição à testosterona pode proteger os homens do cancro da próstata. Mas este não deve ser um facto para descansar os homens que têm o indicador maior nem para preocupar demasiado os homens com o anelar maior, tal como refere Helen Rippon, chefe da investigação no The Prostate Cancer Charity.
Fonte: DN

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

20 dias sem comer trancada na casa de banho


Uma mulher de 69 anos de idade sobreviveu, trancada na casa de banho, durante três semanas, escreve a BBC. O caso aconteceu em França e, segundo os relatos das autoridades, o trinco da porta partiu-se e a casa de banho não tinha janelas. Como morava sozinha, foi um vizinho «preocupado», por não a ver, que alertou a polícia.


Enquanto esteve fechada, a mulher conseguiu sobreviver apenas bebendo água da torneira. Residente em Epinay-sous-Sénart, nos arredores de Paris, o incidente aconteceu dia 1 de Novembro e só na passada sexta-feira foi resgatada.


Após o alerta do vizinho, a polícia dirigiu-se ao seu apartamento e quando bateu à porta ouviu um pedido de socorro. Conseguiram partir uma janela, entrar na casa e arrombar a porta da casa de banho. Deitada no chão, em choque, a idosa foi levada para o hospital, onde ainda permanece, segundo escreve o jornal «Le Parisien».


Vários estudos afirmam que um pessoa pode sobreviver cerca de um mês apenas bebendo água e sem esforço físico. Se tivessem passado mais dias, o caso poderia ter tido um fim trágico.


Fonte: IOL

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mãe vende bebé para comprar um carro



Uma mulher da Florida (EUA) foi acusada de tentar vender um bebé de oito semanas para poder comprar um carro novo. A avó da criança também estava envolvida no negócio.


A mãe, Stephanie Bigbee, de 22 anos, foi detida terça-feira. Devia receber nove mil dólares para comprar um carro e pagar uma multa por violação de liberdade condicional.


Terá sido a avó, Patty Bigbee, que estabeleceu o preço de 75 mil dólares pela criança de oito semanas, mas acabou por baixar para 30 mil.


Também o namorado da mãe estaria envolvido na venda do bebé a uma familiar. Foi esta última que denunciou à polícia o negócio.


A mãe e o namorado foram apanhados por um agente à paisana que se fez passar por potencial comprador. Os três suspeitos já estão detidos.


Fonte: IOL

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Jovem come café «às colheradas» e morre de overdose


Um britânico com 23 anos morreu devido a uma overdose de cafeína, informa a revista «Time». Michael Lee Bedford terá consumido em excesso pó de cafeína que comprou pela Internet.


A autópsia revelada esta quarta-feira mostra que o jovem tinha no organismo na altura do óbito, em Abril, o equivalente a 70 latas de refrigerante energético. O jovem terá consumido a substância «às colheradas» durante uma festa.


Segundo Eric Braverman, médico ouvido sobre o caso, uma dose letal de cafeína equivaleria a 10 mil miligramas, ou 100 chávenas de café ¿ desde que consumidas num curto período.


Em Setembro, ainda segundo a Times, um americano do estado do Kentucky acusado de assassinar a esposa alegou como defesa o facto de estar «intoxicado por cafeína», por ter consumido excessivamente bebidas energéticas e pílulas para emagrecer.


Fonte: IOL

Criança de dez anos dá à luz em Espanha


Uma menina de dez anos deu à luz uma bebé de cerca de três quilos na localidade espanhola de Jerez, Cádiz, um facto que está a chamar a atenção dos meios de comunicação do país vizinho, que montaram bases à porta da casa humilde onde a família vive, na localidade de Lebrija, refere o jornal «20minutos».


O pai da bebé é também menor de idade e mantém uma relação marital consentida pelos progenitores da menina na Roménia. O jornal «El País» refere que, apesar do secretismo que tem rodeado o caso, a menina já se encontraria grávida quando chegou a Espanha acompanhada pelos pais há alguns meses.


A avó da bebé, de etnia cigana, desdramatiza a idade precoce da filha. «É com esta idade que nos casamos na Roménia», diz citada pelo «20minutos».


«A minha filha está muito bem, assim como a menina, que também está muito bem e é muito bonita. Ela está muito feliz com a sua filha. Isto é uma grande alegria. Isto não é um drama», disse.


O caso está a ser acompanhado pelos serviços de saúde pública da localidade.


Fonte: IOL

sábado, 30 de outubro de 2010

Rapaz de 11 anos já é analista da Microsoft




Mahmoud, a quem chamam "génio", só tem 11 anos, mas já está a estudar na universidade. O seu coeficiente intelectual é 155 pontos.


Mahmoud Wael, um miúdo egípcio de 11 anos, tornou-se técnico da poderosa Microsoft devido à sua capacidade invulgar e precoce de resolver cálculos complexos em poucos segundos e dominar as redes de computadores.


"O meu pai descobriu esta minha habilidade quando eu tinha três anos ao resolver uma conta de multiplicar da minha irmã", contou Mahmoud. Após a descoberta, um exame determinou que o seu coeficiente intelectual é de 155.


A poderosa multinacional de computadores sempre atenta a estes fenómenos, deu-lhe de presente há seis anos um computador e recentemente nomeou-o analista tecnológico.


Mahmoud matriculou-se aos nove anos na prestigiada Universidade Americana do Cairo, onde estuda Informática. "Agora já sou um profissional em redes de computadores e já poderia trabalhar", afirmou o rapaz que se diz apaixonado por informática. "Talvez eu acabe a trabalhar para a Microsoft", referiu, acrescentando que foi o profeta Maomé quem lhe deu a inteligência: "Meu coeficiente é uma das muitas razões pelas quais eu amo Deus".


Fonte: DN

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

China tem o supercomputador mais rápido do mundo


Um novo supercomputador deixa a China no pódio dos computadores mais rápidos do mundo, atirando o rival tecnológico EUA para o segundo lugar.


O Tianhe-1 (Rio do Céu em português) tem a capacidade de realizar 2,5 mil milhões de cálculos - 2,5 petaflops - por segundo embora tenha sido desenhado para alcançar uma actividade ainda mais rápidas, revelam os engenheiros que o desenvolveram.


Para atingir esta velocidade, a máquina usa cerca de 7 mil processadores gráficos Nvidia Tesla e 14 mil chips da Intel, ambas empresas norte-americanas. Até agora, o computador mais rápido do mundo pertencia ao Laboratório Nacional Oak Ridge, no estado americano do Tennessee, com um velocidade máxima que corresponde apenas a 70% da capacidade do novo supercomputador chinês.


O supercomputador foi apresentado num congresso em Pequim - embora fisicamente se encontre no Centro Nacional de supercomputação - pouco tempo antes da publicação bienal da «Top 500 Supercomputadores», a lista que classifica as máquinas mais potentes do mundo. Os Estados Unidos encabeçaram sempre o topo da lista até perder a primeira posição contra um supercomputador japonês em 2002, tendo recuperado e mantido a primeira posição desde 2004.


Fonte: IOL

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mãe dá à luz sempre no mesmo dia


Um bebé britânico nasceu, esta quarta-feira, a tempo de partilhar a mesma data de aniversário com os seus irmãos Adam e Najla, de três e cinco anos.


«As parteiras queriam acreditara quando lhes contei. Três filhos na mesma data deve ser recorde», comentou a mãe das crianças, Jennifer Allali, que começou a sentir as contracções enquanto enchia balões para a festa de aniversário dos dois primeiros.


Sami Allali nasceu num hospital de Eastbourn, dia 7 de Outububro, dez dias depois da data prevista, tal como a irmã Najla que nasceu com duas semanas de atraso. Um fenómeno que a mãe das crianças classifica como «obra do destino».


«A probabilidade de três crianças, que não são gémeas ou trigémeas, nascerem na mesma data seria cerca de 133 mil», estima Roger Heath Brown, professor de matemática em Oxford.


No que se refere ao aniversário conjunto, Jennifer Allali considera que «vai ser um evento enorme todos os anos, como se fosse um segundo Natal. Para os nossos parentes vai ser um pesadelo, porque vão ter que comprar três presentes de uma só vez».


Fonte: IOL

sábado, 2 de outubro de 2010

Rússia vai abrir hotel no espaço


A principal empresa Russa que esteve envolvida na construção da Estação Espacial Internacional (ISS) anunciou esta quinta-feira a sua intenção de construir o primeiro hotel no espaço, segundo informações da Reuters. O projecto está previsto para 2015.


O hotel pode receber até sete pessoas, disse Alexandre Deretchine, um dos engenheiros da empresa Russa Energuia, e são vários os clientes que já assinaram contrato.


O hotel, que se vai situar a bordo de uma estação espacial privada, vai proporcionar meios para investigação científica e lazer.


Fonte: IOL

Viciado em veneno come escorpiões vivos


Li Liuqun, de 58 anos, come escorpiões vivos diariamente. Em cerca de 30 anos, diz que já comeu pelo menos 10 mil escorpiões.


De acordo com o site «Orange News», o veneno de escorpião pode paralisar e matar uma pessoa. Mas Li diz que provavelmente se viciou. A substância é usada em medicina tradicional chinesa para o reumatismo.


Para ele, uma boa refeição tem de ter entre 20 a 30 escorpiões vivos.


O chinês explica que foi picado e que: «estava com tanta raiva após ter sido picado que peguei nele e mordi-lhe a cabeça. Era doce e agradável, delicioso. Ainda posso ser picado que o veneno não tem nenhum efeito em mim», diz, citado pelo portal «R7».


Fonte: IOL

domingo, 19 de setembro de 2010

Homem desaparecido encontrado dentro de tubarão


O corpo de um homem desaparecido desde 29 de Agosto, nas Bahamas, foi encontrado dia 5 de Setembro, por um grupo de pescadores, dentro de um tubarão. A notícia é avançada pela BBC Brasil, que cita um jornal local, o «The Tribune». A identificação do corpo foi possível através das impressões digitais.


Dia 5 de Setembro, um grupo de amigos pescava a 50 km de New Providence e pescou um tubarão-tigre. Quando içavam o animal para dentro do barco, caiu da boca do mesmo uma perna humana. O grupo de amigos abriu o tubarão e encontrou partes de um corpo.


As autoridades conseguiram, depois, confirmar a identidade do cadáver através das impressões digitais e concluiram tratar-se de Judson Newton, desaparecido no final de Agosto com um amigo. A polícia aguarda também os resultados de ADN. Ainda de acordo com a notícia do «The Tribune», a polícia não sabe determinar se a vítima estava viva quando foi engolida pelo tubarão.


O desaparecimento aconteceu quando Judson Newton, a 29 de Agosto, saiu com mais quatro amigos para um passeio de barco na praia Jaws Beach, na ilha de New Providence, a principal das Bahamas. O motor do barco avariou e Newton juntamente com outro amigo, Franklin Roosevelt, mergulharam na água. Segundo as três pessoas que ficaram no barco, não voltaram a surgir à superfície.


Após buscas, na altura, as autoridades não encontraram qualquer corpo. Franklin Roosevelt Brown continua desaparecido.


Fonte: IOL

sábado, 4 de setembro de 2010

Condenados no processo "Casa Pia" mas ninguém vai preso, so mesmo em Portugal...

"Em Portugal a justiça não existe para os senhores importantes, ricos e mediáticos", estamos perante o cúmulo da macacada...Foram condenados no processo "Casa Pia" mas ninguém vai preso, so mesmo em Portugal, nesta república das bananas...

Seis dos sete arguidos do processo Casa Pia, incluindo Carlos Cruz, foram condenados a pesadas penas de prisão, entre os cinco anos e nove meses e os 18 anos, mas todos vão ser mantidos em liberdade, uma vez que os advogados vão recorrer do acórdão .


A juíza Ana Peres anuncia que Carlos Silvino, conhecido como "Bibi", foi condenado a 18 anos de prisão. Já Manuel Abrantes foi condenado a 5 anos e 9 meses de prisão. Jorge Ritto foi condenado a 6 anos e 8 meses de prisão. Carlos Cruz foi condenado a 7 anos, tal como o médico Ferreira Diniz.


Carlos Silvino, "Bibi" - 18 anos de prisão

Carlos Cruz- 7 anos de prisão

Manuel Abrantes - 5 anos e 9 meses de prisão

Jorge Ritto - 6 anos e 8 meses de prisão

Ferreira Diniz - 7 anos de prisão

Gertrudes Nunes - absolvida

Hugo Marçal - 6 anos e 2 meses de prisão

O ex-motorista da Casa Pia Carlos Silvino foi condenado a uma pena única de 18 anos de prisão efectiva pelo colectivo de juízes liderado por Ana Peres.

Apesar da pena pesada atribuída a Carlos Silvino, a juíza Ana Peres realçou colaboração de "Bibi" com a justiça, entendendo que depoimento deste foi repetitivo, por vezes inconsistente, mas ao contrário dos outros foi sempre espontâneo e respondia sempre dando meios de prova para que os investigadores chegassem à verdade e à “sua real responsabilidade”.

O tribunal considerou Carlos Silvino culpado de abusos ocorridos nas garagens do colégio Pina Manique, em colónias de férias da Casa Pia e no "barracão" onde o arguido vivia, entre outras situações.

O tribunal deu também como provado que Silvino abusou dos três menores que o acusam no processo apenso, entre os quais "Joel", cujas queixas motivaram a abertura da investigação.

Carlos Cruz foi considerado culpado de duas situações de abusos sexuais sobre menores ocorridos numa casa na avenida das Forças Armadas, em Lisboa, e pelo menos uma numa casa em Elvas.

Carlos Cruz foi pronunciado por seis crimes, mas o Ministério Público só deu como provados três de abuso sexual e um de acto com adolescente.

Manuel Abrantes, que foi condenado a 5 anos e 9 meses, deverá cumprir na prática a 4 anos e 9 meses já que havia cumprido 12 meses de prisão preventiva.

Indemnizações de 25 mil euros

O valor das indemizações também foi revelado. Os arguidos terão de pagar 25 mil euros a cada uma das vitimas, à excepção de Carlos Silvino que terá de pagar 15 mil euros.

Carlos Silvino terá que indemnizar 20 vítimas com 15 mil euros cada.

Carlos Cruz tem duas vítimas para indemnizar com 25 mil euros cada, Ferreira Diniz três, Jorge Ritto uma, Hugo Marçal duas e Manuel Abrantes duas.

Tribunal deu como provado todos os crimes de todos os arguidos

Foram dados como provados os quatro crimes de que estava acusado Carlos Cruz, tal como foram dados como provados quatro crimes para Ferreira Diniz e Manuel Abrantes.


O embaixador
Jorge Ritto viu provados os três crimes de que estava acusado, sendo um de lenocínio. Ficaram também comprovados dois crimes de Gertrudes Nunes.


Carlos Silvino, o arguido com maior número de acusações, viu provados crimes contra 25 vítimas.


A tese, defendida sobretudo pela defesa de Carlos Cruz, de que todas as acusações resultavam da manipulação dos jovens foi desmentida pelos juízes na fundamentação do acórdão.


A presidente do colectivo, Ana Peres, afirmou que a tese de acerto de histórias entre as vítimas não é verdadeira porque são referidas "situações que se ramificaram por locais diferentes com abusadores e abusados diferentes", ao invés de uma história comum a todos.


Casa Pia "teve responsabilidade" no caso


Na fundamentação, Ana Peres frisou ainda ainda que "a Casa Pia teve responsabilidade no que se passou".


Para a juíza, a direcção da instituição ignorou e desvolarizou situações que podiam pôr em causa o bem-estar e educação dos educandos.

Em tribunal respondem os arguidos Carlos Silvino, ex-motorista da Casa Pia, o ex-provedor da instituição Manuel Abrantes, o médico João Ferreira Diniz, o advogado Hugo Marçal, o apresentador de televisão Carlos Cruz, o embaixador Jorge Ritto e Gertrudes Nunes, dona de uma casa em Elvas onde alegadamente ocorreram abusos sexuais.


Fonte: SAPO

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Polacos querem entrar no Guiness com uma pizza de um quilómetro


Os habitantes da cidade polaca de Cracóvia querem entrar para o livro do Guiness com a mais longa pizza do mundo. Por isso, cozinharam uma pizza com mais de um quilómetro de comprimento. Na confecção, foram utilizadas mais de 3,5 toneladas de farinha.


O actual recorde, de acordo com o Guinness World Records, é de uma pizza com 407 metros de comprimento.


Para que seja considerada a mais comprida do mundo, de acordo com a BBC, a pizza polaca precisa ser um único bocado e não várias pizzas individuais menores interligadas. É esse pormenor que está ainda por esclarecer.



Fonte: IOL

Rede prostituía homens e obrigava-os a ter sexo 24 horas por dia


É algo inédito em Espanha e muito raro a nível mundial. A Polícia Nacional informou ter desarticulado uma rede internacional de exploração sexual masculina, em que as vítimas (entre 60 e 80 homens na casa dos vinte anos) eram captadas principalmente na região brasileira do Maranhão e obrigadas a prostituir-se durante 24 horas por dia.


As viagens de avião para a Europa eram pagas por cartões de crédito clonados. Primeiro viajavam para outros países e daí para Espanha, onde eram posteriormente distribuídos por diferentes habitações, segundo as necessidades da redes, escreve o jornal «El País». Em alguns locais, como em León, partilhavam clubes com mulheres. Aliás, nesta rede também foram identificadas mulheres e alguns transexuais.


Segundo os dados da polícia, os homens era obrigados a prostituir-se 24 horas por dia, usando várias drogas para se manterem activos (cocaína, popprer e Viagra). A maior parte da clientela era também ela constituída por homens de todas as idades.


A polícia deteve 14 pessoas, quase todas brasileiras. Estão acusadas de delitos contra os direitos dos cidadãos estrangeiros relativos a prostituição, contra os direitos dos trabalhadores a associação ilícita.


A maioria das vítimas pensava que iria trabalhar como dançarinos em clubes de strip ou como modelos, embora alguns estivessem conscientes que iriam trabalhar na prostituição. Neste caso, o engano aconteceu ao nível das condições de trabalho. Num primeiro momento, asseguravam-lhe que apenas teriam de pagar o bilhete de avião, mas chegavam a exigir quatro mil euros.


As vítimas tinham de entregar ao «dono» uma renda do apartamento em que trabalhavam, metade do que ganhavam e ainda mais 200 euros pelo alojamento e manutenção. Recebiam ameaças de morte constantemente.


Fonte: IOL

sábado, 21 de agosto de 2010

Vai leiloar a virgindade para «salvar» casa da família


Uma jovem húngara de 19 anos, conhecida por «Miss Primavera», está a leiloar a sua virgindade para «salvar» a casa na qual a sua família reside. A notícia é avançada pelo jornal «Globo» que cita o «Austrian Times».

O leilão está a ser efectuado por uma emissora de televisão local a «Tabu». Inicialmente a jovem tentou fazer o leilão no ebay, mas desistiu quando percebeu que o anúncio violava a política interna da Hungria.

«Estou a fazer isto pela minha família», disse a «Miss Primavera» em declarações à «Tabu». «É só por uma noite», garante acrescentando que vai salvar a família.

O último dia de leilão está marcado para 25 de Agosto. A jovem já terá recebido uma proposta de 100 mil libras de um britânico, mas recusou porque o «interessado» queria uma relação e ela «não está à procura de marido».


Fonte: IOL

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Menino pára de respirar quando dorme


Para este menino britânico de 11 anos dormir é uma situação de risco. Liam Derbyshire sofre de uma doença rara de nascença - síndrome de Ondine - que faz com que ele pare de respirar durante o sono, o que o obriga a usar ventilação artificial enquanto dorme.


Sempre que sai de casa, o menino tem de levar um ventilador portátil para o caso de adormecer.


Segundo o médico que o segue, Gary Connett, no Hospital Geral de Southampton, Liam é um caso único no mundo porque anda está vivo. Aos 11 anos, o menino já superou um cancro e tem o sistema gástrico subdesenvolvido.


«O que aqui é realmente incomum é que Liam teve um cancro e um problema nos intestinos. Não encontrei nenhum caso de crianças que tiveram estes problemas todos e sobreviveram. Isso é impressionante. Eu diria que ele é um caso único no mundo», afirmou o médico.



Fonte: Lux.pt

Portugueses descobrem gene da enxaqueca


As enxaquecas têm causa genética. A descoberta foi feita por cientistas portugueses e poderá fornecer pistas para desenvolver novos tratamentos para aquela doença incapacitante, que afecta 15 por cento da população.


Um grupo de investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto identificou variantes genéticas responsáveis por um risco aumentado de enxaqueca na população portuguesa, divulgou esta quarta-feira o ICBAS.


O estudo, publicado na revista científica «Archives of Neurology», poderá fornecer pistas para a descoberta de novas terapêuticas, que diminuam a ocorrência de enxaquecas em pessoas predispostas e atenuem a incapacidade que a doença provoca.


Os investigadores debruçaram-se sobre o gene STX1A, responsável pela produção da proteína sintaxina 1A, que regula a libertação de neurotransmissores no sistema nervoso central. Dada a conhecida importância dos neurotransmissores na enxaqueca, os investigadores consideraram ser importante explorar a ligação entre este gene e a susceptibilidade nesta doença.


A investigação envolveu um grupo de 188 doentes com enxaqueca e um grupo controlo de 287 pessoas sem enxaqueca. O objectivo foi identificar variantes que pudessem explicar a maior susceptibilidade de certas famílias portuguesas para a enxaqueca. Sendo que foram encontradas duas variantes associadas a um risco aumentado de enxaqueca no grupo de doentes.


Os resultados permitiram associar, pela primeira vez, o gene STX1A à susceptibilidade à enxaqueca, bem como identificar uma nova variante neste gene que até agora não tinha sido associado à doença.


Fonte: IOL

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Uma dentadura postiça que vale 18 mil euros




Já não é novidade que, hoje em dia, qualquer coisa serve para ser leiloada. Desta vez, o objecto mais cobiçado foi... uma dentadura postiça.


No entanto, não se tratava de uma dentadura qualquer, mas sim dos dentes do carismático primeiro-ministro britânico Winston Churchill, decorada com aplicações de ouro, noticia a agência AFP.


A dentadura foi vendida num leilão em Norfolk, no Reino Unido, pela módica quantia de 18 mil euros.


A prótese dentária foi posta à venda pelo filho do técnico que fabricava os dentes postiços usados pelo político, que tinha problemas de dicção desde novo.





Fonte: IOL

Reverenda gera escândalo depois de dar comunhão a um cão


Uma reverenda anglicana de Toronto, no Canadá, escandalizou os seus paroquianos quando deu a comunhão a um cão. As pessoas queixaram-se e ela acabou por pedir desculpas publicamente.

De acordo com a edição electrónica do jornal «The Star», de Toronto, o caso começou quando Donald Keith, de 56 anos, e o seu pastor alemão, chamado Trapper, de quatro anos, entraram no templo pela primeira vez.

Num gesto de acolhimento, a reverenda Marguerite Rea convidou o homem a participar na cerimónia. «Ela recebeu-me e disse-me para ir à comunhão, o Trapper veio comigo e ela deu-lhe também a comunhão», explicou o dono do canino.

«Pensei que foi uma boa forma de me dar as boas vindas à igreja», salientou, dizendo que até uma senhora idosa que se encontrava perto sorriu.

Mas parece que o resto dos presentes não achou graça ao facto de o animal ter recebido o que para os anglicanos representa o corpo de Cristo.

Um deles chegou mesmo a apresentar queixa à diocese anglicana de Toronto. O bispo descreveu o acto como um gesto de acolhimento pouco acertado.

No último domingo, Marguerite Rea pediu desculpa à meia centena de pessoas que se encontrava na igreja. «Se magoei, chateei ou envergonhei alguém, peço perdão», disse.

O problema acabou por se sanar. E uma das crentes, Suzette Mafuna, chegou mesmo a dizer ao «The Star» não perceber a polémica. «Somos todos criaturas de Deus. Se um cão vai à igreja, tem direito a todos os serviços oferecidos, inclusivamente alimento espiritual», sentenciou.



Fonte: IOL

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Homem é atingido por seis meteoritos e diz ser alvo de ET’s


Radivoje Lajic tem um grande problema em dias de chuva. Sua casa, na Bósnia, é alvo de meteoritos. O primeiro acidente ocorreu em 2007 e quebrou parte do telhado. No mês passado, mais uma “pedrinha" caiu deixando o dono da residência com a certeza de que virou alvo de seres de outro planeta.
- Estou obviamente sendo alvo de extraterrestres. Eu não sei o que eu fiz para irritá-los, mas não há outra explicação que faça sentido. A chance de ser atingido por um meteorito é tão pequena que ser atingido seis vezes tem de haver uma explicação.
Especialistas da Universidade de Belgrado confirmam que todas as pedras levadas pelo senhor de 50 anos até eles apresentavam indícios de serem meteoros.
Lajic agora reforçou o telhado de sua casa com vigas de aço e diz não conseguir dormir em dias de chuva.
- Eles estão jogando comigo. Quando chove, eu não consigo dormir e não paro de me preocupar com outro ataque.

sábado, 17 de julho de 2010

OVNI obriga ao encerramento de aeroporto


Não consta que os chineses, apesar da sua abertura à economia mundial, se tenham rendido aos ícones da cultura americana. Por isso, no aeroporto de Xiaoshan, na China, ninguém terá gritado «é um pássaro, é um avião, é o Super-homem!».


Excluído o Super-homem, porque vivemos em crise e até os super-heróis escasseiam, o que é que terá acontecido nos céus de Hanghzou no dia 7 de Julho? Um avião que se preparava para aterrar avisou a torre de controlo de que detectara um objecto, conta a ABC.


Conclusão: se os chineses não se renderam ao Super-homem, pior, logo se levantou a discussão na Internet de que se tratava de uma bomba dos Estados Unidos. E quem diz Estados Unidos, diz um míssil russo. A terceira via, os militares chineses. Acredite-se ou não, o que quer que tenha sido era, de certeza, um «ovni», um objecto que as autoridades não conseguiram identificar.


O alerta foi dado por volta das 20:40 e o espaço aéreo foi fechado pouco depois. Dezoito voos foram afectados. Os aviões foram desviados para os dois aeroportos mais próximos.


Fonte: IOL

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Rússia tem o primeiro cão mergulhador



Um cão é o novo recruta de uma equipa de mergulhadores russos. Boniface, da raça Dachshund, já tem um uniforme, uma máscara e está a ser treinado pelo dono, informa a agência AP.


O dono, Sergei Gorbunov, é mergulhador profissional e apercebeu-se que o cão ficava triste por ser deixado no barco.

Boniface começou a ser treinado em piscinas e agora já está acostumado a mergulhar no mar.

«Acreditamos que a experiência é um sucesso, porque Boniface está confortável debaixo de água», contou o dono.




Fonte: IOL

Descobrir a virgindade do homem através da orelha


A vietnamita, Pham Thi Hong, de 54 anos, especialista em medicina tradicional chinesa, garante que consegue saber se um homem é ou não virgem através da sua orelha. A notícia é avançada pelo jornal brasileiro «Globo». Pham garante que o segredo está nuns pontos vermelhos: quando o homem tem relações sexuais, nem que seja uma vez, estes desaparecem.


A sua teoria tornou-a famosa no seu país e há três jovens que lhe devem a liberdade após serem acusados de violação. Depois de os analisar, a médica conseguiu convencer as autoridades a investigar a possibilidade de estarem perante falsas declarações das vítimas que, mais tarde, se comprovaram.


No entanto, nem todos acreditam neste «radar». Mesmo muitos dos seus colegas, especialistas em medicina chinesa, têm dúvidas sobre esta teoria. Em declarações ao canal de televisão norte-americano «CBS», Pham explica que percebeu a existência dos pontos vermelhos «após muitos anos de experiência. Quando um homem é virgem tem um ponto vermelho atrás da orelha. Após uma relação sexual a marca desaparece», concluiu.


Fonte: IOL

sábado, 3 de julho de 2010

Viver até aos mil anos


Num futuro próximo o ser humano poderá não envelhecer. Esta é uma das principais teorias defendidas por Aubrey de Grey, investigador britânico que esteve em Portugal para explicar como é possível combater o envelhecimento com tratamentos médicos.


O polémico cientista participou nesta sexta-feira no Simpósio anual do Programa Graduado em Áreas da Biologia Básica e Aplicada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.


Através de técnicas de “medicina regenerativa” será possível evitar a degradação das células, causadora das principais doenças que surgem com a idade avançada, por exemplo “Alzheimer, Parkinson e problemas cardiovasculares”, explicou o autor do livro “Ending Aging”.


Aubrey de Grey exemplificou: um adulto de 30 anos que seja tratado pode ganhar o dobro de vida saudável. “Os seres humanos vão ser jovens adultos por mais tempo não cronologicamente mas biologicamente”, afirmou o cientista.


Viver até aos mil anos


"O primeiro ser humano a viver mil anos pode já ter nascido" Aubrey de Grey


Para o director da

Fundação SENS, que investiga as causas do envelhecimento e a medicina regenerativa, dentro de 25 anos estes métodos vão começar a ser aplicados. Assim, existe uma probabilidade de que “o primeiro ser humano a atingir a idade de mil anos já tenha nascido”, disse Aubrey de Grey. Quanto mais jovens os pacientes começarem a receber o tratamento mais tempo poderão viver sem envelhecer.


O ponto fulcral do método desenvolvido pelo cientista britânico é o “tratamento das células”, através da substituição e regeneração das mesmas com enzimas, moléculas e também células estaminais. “É quase uma conclusão inevitável que vamos conseguir manter as pessoas saudáveis durante mais tempo”, declarou o biólogo.


Aubrey de Grey prevê que o ser humano ficará durante muito tempo com a aparência de um “jovem adulto” apesar da idade cronológica avançada. Ainda assim, o cientista não garante a vida eterna: “as pessoas vão continuar a morrer de causas não relacionadas com o envelhecimento, como acidentes ou infecções”.


A sociedade está preparada?


Na sua argumentação, o investigador lembra que o envelhecimento é uma das principais causas de morte do mundo moderno. “Ser velho hoje em dia é muito caro e os estados gastam muito dinheiro a cuidar das pessoas mais velhas”, referiu Aubrey de Grey.


Mas será que a sociedade está preparada para lidar com uma população que pode viver centenas de anos? Para o cientista, “a sociedade nunca está preparada para revoluções”. “Não estávamos preparados para a Revolução Industrial, mas depois dela ninguém quis voltar atrás”, concluiu.


Fonte: SAPO

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bactéria pode ajudar a viver até aos 140 anos


Os cientistas descobriram uma bactéria nos glaciares que pode ajudar os humanos a viverem até aos 140 anos, avança o «Daily Mail». Os investigadores já duplicaram o tempo de vida de ratos e moscas, depois de descongelarem o Bacillus F, da idade do gelo.


A bactéria foi descoberta cerca de Mount Mamontova, na região russa de Yakutia. Os cientistas estavam a fazer testes nos glaciares quando a descobriram, após ter estado congelada durante séculos.


Os investigadores testaram-na em moscas e ratos e acreditam que o mesmo tratamento pode prolongar a vida humana até aos 100, 140 anos. O líder da investigação, Anatolia Brushkova, referiu que ficaram surpreendidos com os resultados, depois de injectarem Bacillus F nos ratos.


«Ainda é cedo para dizer, mas se funciona com ratos e moscas, não há motivo para não funcionar com outros animais», afirmou.


A porta-voz, Nadezhda Mironova, explicou que tinham um grupo de ratos, cujo tempo médio de vida é 589 dias. Depois de administrada a bactéria, aumentou em 308 dias, enquanto o grupo de controlo, que não recebeu a injecção, morreu no tempo esperado.


Fonte: IOL

Cegos vão poder conduzir carro


Pode um cego guiar um carro? Há investigadores a tentar fazer desse desejo uma realidade acessível a todos.


A realidade pode estar próxima. A Federação Nacional de Cegos americana e a Universidade da Virginia construíram um protótipo equipado com tecnologia que permite a um cego conduzir um veículo sem ajuda de terceiros, segundo noticia a Associated Press.


O sistema «usa sensores que permitem a um cego conduzir um carro com base na informação transmitida à sua volta: alarmes que avisam que um carro ou objecto está próximo, ou em frente, tudo o que rodeia o veículo».


Para os cegos, esta é uma conquista tão grande como o homem chegar à Lua.


«Estamos a explorar zonas que antes foram consideradas como impossíveis de explorar», disse Marc Maurer, presidente da Federação de Cegos. «Houve pessoas que achavam que éramos malucos por querer angariar dinheiro para algo que não podia ser feito». Afinal pode. É uma aventura com dez anos que Marc viu finalmente concretizada quando, esta sexta-feira, apresentou o modelo.


O sistema vai ser colocado à prova em Janeiro, vai ser instalado num modelo desportivo da FORD e testado na famosa corrida de Daytona, na Florida.


Fonte: IOL

terça-feira, 29 de junho de 2010

Um polvo que advinha os resultados dos jogos do Mundial


Quem vai ganhar o jogo? Esta é a pergunta mais colocada em ano de Mundial e em muitas empresas há mesmo que faça dos palpites algo mais organizado. O mesmo acontece no aquário Sea Life, na cidade alemã de Oberhausen, mas com um resultado imprevisto: o vencedor (para já), com 100% de palpites certos, é um polvo chamado Paul.


Paul tem dado os prognósticos para todos os jogos da Alemanha e nunca falhou, tendo mesmo acertado na derrota da selecção alemã frente à Sérvia e a vitória frente à Inglaterra.


Para saber qual o palpite de Paul, os tratadores põem duas caixas de plástico com comida, sendo que uma tem a bandeira alemã e a outra com a do adversário.


«Tudo começou em 2008 com o campeonato da Europa. Paul é um animal extremamente curioso e inteligente. Tentamos mantê-lo ocupado» explica uma responsável do aquário, citada pelo Globo.


Fonte: IOL

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Falar com espíritos


Um dos factos mais perturbadores para as pessoas mais renitentes em abrir as portas da mente a novas ideias, é o caso de médiuns em transe darem informações de pessoas já falecidas que dizem ir voltar a nascer (reencarnar) para recomeçar uma nova vida.

Se outrora a reencarnação (a acção de voltar a um corpo de carne) era uma crença, hoje em dia ela afigura-se uma realidade indesmentível, comprovada nos laboratórios de psicologia, nas pesquisas científicas efectuadas um pouco por todo o lado.

O caso de seres que informam antes de nascer, por intermédio de médiuns (pessoas com capacidade para percepcionar o mundo extra-físico, o mundo espiritual) que irão voltar com esta ou aquela característica, nesta ou naquela família, são factos que não encontram uma explicação mais lógica, racional e aceitável do que a teoria da reencarnação.

Dos muitos casos existentes no mundo iremos abordar um que foi pesquisado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP), liderado pelo conhecido Engº Hernâni Guimarães Andrade, uma referência mundial no campo da pesquisa paranormal. O caso Jacira / Ronaldo vem descrito no livro «Reencarnação no Brasil», editado pela editora Pensamento, tendo sido investigado em 1973 e abrange recordações de uma garota (Jacira) desde o seu 1º ano de idade e nascida a 31 de Outubro de 1956. Curiosamente os pais de Jacira eram católicos (não acreditavam na reencarnação).

Ronaldo Barroso (irmão de Marta Munhoz – mãe de Jacira) suicidara-se com 28 anos, por envenenamento com formicida dissolvido em Guaraná. Cinco anos depois, Marta, irmã de Ronaldo começa a pensar muito no irmão falecido e a ter pesadelos com ele. Recorre a um Centro Espírita, onde Ronaldo se manifesta dizendo que vai voltar e que seria no seu lar.

Seres espirituais afirmam, através de médiuns que vão voltar à vida corporal, o que depois se confirma

«Tudo o que eu pegava para comer parecia estar contaminado pelo formicida.» dizia Marta quando estava grávida. Após o parto o gosto e o cheiro a formicida, irritação da boca e do tubo digestivo, sensação de ardor provocada pelos alimentos, vómitos fétidos, desmaios, desapareceram como que por encanto.

O guia espiritual, no Centro Espírita, informou Marta que estava grávida antes que ela soubesse disso, informando também que seria uma menina e que era Ronaldo que voltava.

Jacira nasce e em criança era “Maria rapaz”, vestia-se à rapaz e não queria adornos femininos, nunca namorara até aos 17 anos nem se preocupava com isso. Era estrábica duplamente, em pequena (defeito que se corrigiu espontaneamente); Ronaldo também sofrera de estrabismo duplo. Jacira era muito precoce. Com 11 meses diz à mãe: «Você era minha irmã. Como é que agora é minha mãe? E aquela minha outra mãe que mora em Lins? Como é que ela é minha avó agora se ela era minha mãe antes?». Dos 11 meses aos 4 anos de idade teve muitas recordações da vida anterior. Com a puberdade esqueceu tudo. Tinha aversão a líquidos vermelhos e dizia: «Põe isso para lá que eu não quero tomar este veneno». Quando D. Marta fazia groselha ela dizia: «Vocês podem morrer; eu não quero morrer». Se a obrigassem a tomar o refresco ela imediatamente vomitava-o.

Desde um ano de idade que tinha aversão à fotografia de Ronaldo, dizendo: «Tire isso para lá, leva isso para lá.» Quando via as lembranças da missa de 7º dia da morte de Ronaldo (uns papelinhos) rasgava-os dizendo: «P’ra quê!? Eu não morri! Para quê está isto aqui?»

Com ano e meio lembra-se de um episódio em que uma vaca fugira pondo as pessoas em perigo: «Mãe, a senhora lembra daquela vez que a vaca quis pegar-nos e o João correu, nos agarrou e nos jogou para dentro?»

Com 2,5 anos recordava-se do seu tio João (irmão mais velho de Ronaldo) ter caído num açude: «A senhora se lembra quando o tio João caiu dentro do açude, molhou-se todo e deu trabalho para tirá-lo?»

Entre os 3 e os 4 anos lembrou-se do seu suicídio e chorava muito: «Por quê eu fui fazer o que fiz? Eu contei à Juraci e disse que se ela falasse eu ficaria de mal com ela. Se eu tivesse conversado com o pai, não teria feito o que fiz!» Depois de D. Marta lhe perguntar o que ela tinha feito, ela respondeu: «Eu bebi daquela água vermelha!»

A Reencarnação afigura-se uma realidade indesmentível, comprovada nos laboratórios de psicologia, nas pesquisas científicas efectuadas um pouco por todo o lado

Jacira mostrava grande predilecção pelo nome Alice, que curiosamente fora o nome da noiva de Ronaldo. Entre os 3 e os 4 anos de idade Jacira chorou ao saber que a ex-noiva de Ronaldo se iria casar. Conta D. Marta: «Ela estava ouvindo a conversa. Minha mãe contou-me que a Alice ia casar-se...Ela, Jacira, estava tomando o leite e nem acabou. Deitou na cama e começou a chorar. Minha mãe perguntou por que ela estava chorando e eu disse que não sabia...Quando minha mãe foi embora perguntei porque ela estava chorando, respondendo Jacira:

- Mas ela não tinha que casar! Marta perguntou quem não tinha de casar e ela responde: A Alice; ela tinha que me esperar! Marta perguntou por que tinha de esperar por ela e ela respondeu: Ué! Nós não éramos noivos? Ela tinha que me esperar!»

Somos de opinião que há suficiente evidência de que Ronaldo renasceu como Jacira, conclui o Engº Hernâni G. Andrade.

Bibliografia:

O Livro dos Espíritos, Allan KardecVocê e a Reencarnação, Hernâni Guimarães Andrade, 1ª ed., Bauru, São Paulo, CEAC- Editora, 2002, Brasil - Morte, uma Luz no Fim do Túnel, 1ª Ed.; São Paulo: FE, 1999, Brasil- Reencarnação no Brasil. 1ª Ed.; São Paulo: Casa Editora “O Clarim “, 1988, Brasil Renasceu por Amor, 2ª Ed.; São Paulo: FE, 1995, BrasilMorte, Renascimento, Evolução, 9ª Ed.; São Paulo: Editora Pensamento, 1993, BrasilA Reencarnação com base em provas, «Notícias Magazine» nº 523, de 2 de Junho de 2002, Portugalwww.adeportugal.org – Curso Básico de Espiritismo, Ass. de Divulgadores de Espiritismo de Portugal



José Lucas



José Lucas, 47 anos, casado, 2 filhos, militar, membro do Centro de Cultura Espírita (Caldas da Rainha) e da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), colaborador de vários jornais com artigos espíritas.Contactos:José Carlos Miranda LucasTel: 00-351-938 466 898 00-351-938 466 898 www.caldasrainha.net/lucas/



Fonte: Astral


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Gato salva comunidade de incêndio


Não são apenas os cães que podem ser considerados os melhores amigos do homem. Há gatos que também merecem um lugar de destaque. Um homem de Sacramento, na Califórnia, EUA, garante que o gato lhe salvou a vida, alertando-o para um incêndio, informa o «KCRA.com».


O gato, Honey, terá saltado para cima da cabeça do dono, que estava a dormir. Depois, foi o dono a alertar o vizinhos para fugirem das chamas.


O incêndio foi registado por volta das 04:00 de terça-feira, no tribunal de Vernor Oak.


As autoridades suspeitam que trapos oleosos, que se encontravam num camião, estejam relacionados com a origem do fogo.


Os bombeiros actuaram rapidamente, de forma a evitar que o fogo se propagasse às casas nas proximidades. No entanto, o herói da história é o gato Honey.


Fonte: IOL

terça-feira, 22 de junho de 2010

Tecnologias capazes de ler o pensamento das pessoas





O «Research Day», um evento anual da Intel, realizado no final de Junho, vai apresentar tecnologias da empresa que são capazes de ler gestos de utilizadores e até responder a pensamentos, além de um carro inteligente baseado em computação em nuvem com recursos para prevenção de acidentes, informa o «IDG News Service».


O evento realiza-se a 30 de Junho no Computer History Museum, em Mountain View, na Califórnia.


A Intel vai demonstrar um robot capaz de reconhecer fala, assim como dispositivos móveis equipados com uma câmara capazes de reconhecer gestos.



A companhia vai apresentar também um computador que reconhece e responde a ondas cerebrais quando um utilizador pensa em controlar um determinado dispositivo.


O director de tecnologia da Inter Labs, Manny Vara, promete sistemas mais interessantes que procuram analisar ondas cerebrais para obter informações sobre os pensamentos dos utilizadores. «As máquinas precisam entender como os humanos trabalham e não o oposto», afirmou.


A interacção está a ser melhorada com a ajuda de sensores já existentes, de acordo com o executivo.


Robots, por exemplo, estão a receber uma sensibilidade ao toque aprimorada, inspirada em tubarões. Os tubarões podem sentir campos electromagnéticos em redor do nariz, transmitindo-lhes a ideia do que estão a morder.


Os investigadores da Intel estão a tentar equipar robots com sensores na ponta dos dedos, para determinar se um objecto é feito de plástico ou vidro e qual o formato, de modo a saber a força necessária para o segurar. Essas tecnologias podem ajudar em diversas aplicações industriais.



Fonte: IOL

Herança de milhões de euros para cães



Os cães de uma milionária americana herdaram nove milhões de euros com a sua morte. A mulher deixou apenas cerca de um milhão para o filho que meteu já um processo na Justiça por se sentir lesado.


Gail Posner morreu aos 67 anos e deixou uma fortuna em dinheiro e uma casa para seus três cães. Uma outra parte da herança foi destinada para os funcionários da mansão em Miami, que terão habitação e salário garantidos enquanto estiverem a cuidar dos animais.


Bret Carr, filho da milionária, ficou com apenas um milhão. Revoltado, decidiu colocar um processo na Justiça alegando que um dos assessores da mãe a forçou a deixar a maior parte do dinheiro para os cães.


Uma Chihuahua chamada Conchita foi a mais agraciada com a morte da mulher. A cachorra tem colares de pérola, um closet repleto de roupas e visita Spas para relaxas, no seu próprio Cadillac.





Fonte: IOL

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Jovem foi «seduzido» por vaca para ter sexo


Um jovem indonésio afirmou ter sido seduzido por uma vaca, noticia o «Jakarta Globe». Alit, de 18 anos, foi apanhado pelos vizinhos a ter relações sexuais com a sedutora vaca, no domingo.


O jovem referiu que não via uma vaca, mas uma mulher linda. «Ela chamou-me pelo nome e seduziu-me, então fiz sexo com ela», contou.


Alit foi forçado a casar-se com a vaca, para limpar o bom nome da aldeia. O jovem foi banhado e a vaca afogada no mar.


Foi um triste fim para o romance e o chefe da aldeia ainda teve de pagar cerca de 440 euros ao dono da vaca.


Fonte: IOL

Ressonância magnética usada para «ler» a mente


A empresa norte-americana Cephos, que promove o uso da ressonância magnética para «descobrir a verdade», refere que existem 30 artigos científicos publicados acerca das mudanças detectadas no fluxo sanguíneo cerebral quando se mente ou se pensa de forma desonesta, informa o «El País». O polígrafo está a ser progressivamente substituído por uma técnica mais avançada, com maiores possibilidades de «ler» o pensamento. No entanto, um juiz do estado do Tennessee concluiu que a técnica não se encontra ainda apta para se tornar em prova científica.


Vários especialistas manifestam-se contra a utilização, pois a técnica representa um maior acesso a algo bastante privado: o pensamento. No entanto, as empresas vêem bastante utilidade na nova tecnologia, não só para o uso em tribunal, mas sim para testar a honestidade dos seus clientes e empregados.


Um especialista da Universidade de Edimburgo, Burkhard Schafer, advertiu para as consequências da utilização da técnica, apesar da possibilidade de «ler o pensamento» de uma pessoa ser bastante atractiva.


«A combinação de expectativas exageradas das empresas, a falta de uma regulação adequada e o poder persuasivo das imagens representa um perigo muito grande para os cidadãos. Devemos estar preparados», afirmou.


Fonte: IOL

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Menino de quatro anos sobrevive a queda do 17º andar


Um menino de quatro anos sobreviveu a uma queda de mais de 24 metros, do 17º andar de um quarto de hotel, na Florida.

O menino estava a brincar com um balão e perseguiu-o pela varanda do quarto, informa o «Telegraph».

O rapaz ter-se-á pendurado em folhas de palmeiras e, milagrosamente, aterrou em terra batida, entre dois tubos perto da piscina do hotel. Um elemento da equipa de resgate afirmou que era «espantoso» ele ter sobrevivido.

Os médicos disseram que o rapaz não partiu nenhum osso nem teve nenhuma hemorragia interna.



Fonte: IOL