Um novo supercomputador deixa a China no pódio dos computadores mais rápidos do mundo, atirando o rival tecnológico EUA para o segundo lugar.
O Tianhe-1 (Rio do Céu em português) tem a capacidade de realizar 2,5 mil milhões de cálculos - 2,5 petaflops - por segundo embora tenha sido desenhado para alcançar uma actividade ainda mais rápidas, revelam os engenheiros que o desenvolveram.
Para atingir esta velocidade, a máquina usa cerca de 7 mil processadores gráficos Nvidia Tesla e 14 mil chips da Intel, ambas empresas norte-americanas. Até agora, o computador mais rápido do mundo pertencia ao Laboratório Nacional Oak Ridge, no estado americano do Tennessee, com um velocidade máxima que corresponde apenas a 70% da capacidade do novo supercomputador chinês.
O supercomputador foi apresentado num congresso em Pequim - embora fisicamente se encontre no Centro Nacional de supercomputação - pouco tempo antes da publicação bienal da «Top 500 Supercomputadores», a lista que classifica as máquinas mais potentes do mundo. Os Estados Unidos encabeçaram sempre o topo da lista até perder a primeira posição contra um supercomputador japonês em 2002, tendo recuperado e mantido a primeira posição desde 2004.
Fonte: IOL
Sem comentários:
Enviar um comentário