segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tempestade solar pode prejudicar a Terra em 2013


Saiba tudo sobre a possível tempestade solar de 2013. Os danos podem ser terríveis, mas ainda são apenas algumas suspeitas.

A NASA é a maior agência quando o assunto é pesquisas espaciais. Em seus últimos estudos, ela identificou que no ano de 2013 tempestades solares poderiam prejudicar seriamente os sistemas da Terra. É algo que preocupa a muitos, os mitos sobre o calendário maia e o fim do mundo podem não ser exatos, mas esses estudos dizem que é possível o nosso planeta ser afetado pela energia dos ventos solares, que mesmo a uma grande distância conseguem afetar a vida e o nosso clima, e no pior dos casos essas tempestades podem causar resultados devastadores a Terra.

Uma das principais consequências da tempestade solar são os efeitos no nosso sistema de energia elétrica, telecomunicação e internet, sendo superior ao poder de um tornado. Uma tempestade solar com força total pode destruir os sistemas de telecomunicações das grandes empresas e atrapalhar os nossos atuais meios de comunicação.

A ideia de ter pontos do nosso planeta prejudicados por tempestades solares é assustadora, mas real, o sol é uma estrela em constante crescimento, sua energia e força aumentam a cada dia que passa. O Sol a cada ano esta mais ativo, ao contrário do que alguns pensavam de que ele estaria se enfraquecendo. A suposição de que essa energia poderia afetar negativamente a Terra já era cogitada por vários cientistas.

Uma tempestade solar do tamanho da prevista para 2013 já aconteceu em 1859 e recebeu o nome de “Evento Carrington”, ganhou esse nome porque quem deu o testemunho do evento foi o astrônomo Richard Carrington. Por causa da tempestade solar vários cabos de transmissões foram eletrificados, escritórios de telégrafos acabaram sendo incendiados e era possível ver fortes auroras boreais. Acredita-se que se realmente a tempestade solar 2013 acontecer será necessário de quatro a dez anos para o planeta se recuperar do danos causados.

A Tempestade solar pode prejudicar a Terra em 2013, por isso, os cientistas da NASA vivem em constante pesquisa, avaliam todos os dados passados para poderem ajudar e conseguir prevenir efeitos piores ao planeta, com esses estudos se a tempestade sola acontecer em 2013 as empresas de energias e telecomunicações já estarão preparadas para proteger seus equipamentos. Além das pesquisas, sondas espaciais ficam enviando informações sobre o sol, tudo isso para os pesquisadores analisarem as informações com perfeição e assim evitar preocupações e desespero.


Fonte: circuitomt

2 comentários:

Flávio disse...

graças a deus a nasa existe vao dar um jeito qer ver? :D

Anónimo disse...

A nasa esconde muita coisa....