quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Descoberta no espaço àgua que dava para encher milhares de oceanos





























Um observatório espacial da ESA detectou uma reserva de água equivalente a milhares de oceanos terrestres, numa região de formação de planetas. Uma descoberta que ajudará a perceber a formação do sistema solar, em particular a origem da água.

O observatório espacial Herschel detectou emissões de vapor de água num disco de pó que rodeia uma estrela jovem. Estas emissões revelam que existe um reservatório de gelo do tamanho de milhares de oceanos, revelou esta terça-feira a Agência Espacial Europeia no seu site.

A estrela TW Hydrae, que terá entre cinco e 10 milhões de anos e está apenas a 176 anos-luz, está na fase final da sua formação e está rodeada de um disco de pó e gás que poderá condensar, formando um conjunto de planetas.

Acredita-se que grande parte da água da Terra tenha vindo à boleia dos cometas, que bombardearam o planeta, durante e após a sua formação, uma hipótese reforçada pela descoberta recente de água com características semelhantes à da Terra no cometa 103P/Hartley 2.

No entanto, até agora ainda não se sabia quase nada acerca dos reservatórios de água nos discos protoplanetários em torno de outras estrelas, pelo que «esta detecção é a primeira do género».

«Pensa-se que o vapor se forma quando a radiação ultra-violeta atinge os grãos de pó, revestidos de gelo, que formam um disco à volta da estrela TW Hydrae», refere a Agência Espacial Europeia.

Este reservatório, equivalente a milhares de oceanos terrestres, pode ser uma fonte de água para os planetas que se venham a formar em torno da jovem estrela.

O investigador Michiel Hogerheijde, da Universidade de Leiden, na Holanda, responsável pelo estudo, afirma que «a detecção de água agarrada aos grãos de pó do disco mostra um processo semelhante aos eventos que ocorreram durante a evolução do nosso próprio Sistema Solar».

Esta investigação abre novas portas à compreensão do papel da água nos discos protoplanetários e oferece uma nova base de testes para a pesquisa da forma como a água veio para o nosso planeta.

«Neste caso, estamos a estudar a matéria-prima para a formação dos planetas, o que é fundamental para a compreensão da forma como os sistemas planetários, como o nosso Sistema Solar, se formaram», refere Göran Pilbratt, cientista de projecto Herschel, na ESA.

Fonte: TVI24

Sem comentários: