sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Computador do tamanho de um cartão de crédito à venda em janeiro


Um computador de baixo custo com o tamanho de um cartão de crédito. É assim que o Raspberry Pi tem sido apresentado, mas não são estas as únicas características a definir o micro-computador que chega ao mercado em janeiro, com preços a partir de 25 dólares.

A ideia que, em 2006, precedeu ao desenvolvimento do dispositivo, criado no Reino Unido, era disponibilizar um computador pequeno e barato, que estivesse ao alcance dos bolsos dos estudantes e mudasse a forma como estes se relacionam com as máquinas e com a programação.


O resultado é um micro-computador - 85,60mm x 53,98mm x 17mm e 45 gramas de peso -, que se liga a uma televisão (ou monitor) e a um teclado e pode ser usado para muitas das tradicionais funções de um PC, como o processamento de texto, criação de folhas de cálculo ou para jogar. Além disso, suporta reprodução de vídeo em alta definição.


Na sua configuração básica, a pequena máquina, que corre Linux, vem equipada com um processador ARM, portas USB, saídas de áudio e vídeo, HDMI, e entrada para cartões SD. Esta versão estará à venda por 25 dólares.

O chamado modelo B custa mais 10 dólares, mas conta com o dobro da memória RAM (256MB), porta Ethernet - como mostra um esquema publicado no site do projeto.

Embora o Raspberry Pi não conte, por exemplo, com recetor Wi-Fi, este poderá ser acrescentado através de um periférico ligado por USB. A entrada (micro) USB será também a forma de alimentar o micro-computador, esclarece-se.

Os primeiros exemplares do equipamento deverão ficar disponíveis para venda onlineainda em janeiro e, de acordo com os responsáveis, o objetivo é assegurar as entregas internacionais desde o início.



Fonte: Sapo

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

As dez coisas que ninguém sabia sobre Kim Jong-Il


O 'Comandante Sempre Vitorioso e de Vontade Férrea', conhecido por usar saltos altos para parecer menos baixo, bem como pelos óculos escuros dos quais raramente abdicava, escondeu outros 'segredos' que agora aparecem revelados nas páginas da imprensa internacional. O britânico The Guardian avança com uma lista de 10 situações até agora desconhecidas do público em geral acerca do 'General Glorioso que desceu do Céu'.
1. De acordo com a versão do regime, Kim Jong Il nasceu em 1942 numa cabana na encosta do Monte Paektu – montanha sagrada para os norte-coreanos que se localiza na fronteira da Coreia do Norte com a China. No momento do seu nascimento uma andorinha foi vista no céu, sinalizando uma Primavera precoce, um arco-íris duplo foi visto nas imediações e, de noite, uma nova estrela brilhou no céu.

De acordo com os registos soviéticos, o pequeno Jong terá nascido em 1941 na aldeia siberiana de Vyatskoye.

2. O jovem Kim Jong foi oficialmente avistado pela primeira vez no início dos anos 70, em Malta. O herdeiro da Coreia do Norte encontrava-se se na ilha do Mar Mediterrâneo a receber aulas de inglês do primeiro-ministro maltês da altura, Dom Mintoff.

3. Ao suceder ao seu pai, o 'Grande Líder' Kim Il-sung, no ano de 1994, recebeu mais de 200 títulos oficiais, entre os quais se destacam: 'Estrela Guia do Século XXI', 'General Glorioso que desceu do céu' e 'Político Incrível'.

4. Em 1994 jogou-se, pela primeira vez, golfe na Coreia do Norte. Como não poderia deixar de ser, Kim Jong teve a honra de jogar essa partida inicial. Desde esse primeiro dia, o Querido Líder demonstrou uma apetência fora do normal para aquele desporto, consta que era mesmo muito bom no que toca à prática do golfe.

5. Em 2006, em resposta a um teste nuclear por parte da Coreia, os EUA decretaram sanções contra o país. Tendo conhecimento da obsessão de Kim Jong-Il por bens de luxo – como Chanel no 5, Segways, selos raros, jóias, televisões plasma, peles verdadeiras e falsas – os norte-americanos fecharam a torneira das exportações desses produtos para o país.

6. Tinha uma colecção de mais de 20 mil vídeos e DVDs, sendo os seus preferidos incluíam os norte-americanos Rambo e Sexta-feira 13, bem como a obra completa de Elizabeth Taylor.

7. Em 1978 o Querido Líder ordenou o rapto do realizador sul-coreano Shin Sang-ok e da sua mulher Choi Eun-hee, com o objectivo de obrigar o cineasta a realizar uma versão socialista do filme Godzilla, a sua obra cinematográfica preferida.

8. Ermanno Furlanis, um chefe italiano que trabalhou directamente com o ditador, escreveu um livro acerca da sua experiência. Conta que lhe era exigido que cortasse sashimi a partir de peixes vivos e que nunca colocasse anchovas nas pizzas. Das suas memórias fazem ainda parte viagens ao Uzbequistão para comprar caviar, à Dinamarca para comprar porco, à China para comprar uvas e à Tailândia por mangas e papaias.

9. Um médico que trabalhou directamente para Jong, revela ainda que uma equipa de 200 pessoas trabalhava diariamente para elaborar a dieta ideal, aquela que garantiria ao Líder uma vida mais longa.

10. Em 2000 foi introduzido na Coreia do Norte um novo prato chamado 'Gogigyeopbbang', supostamente inventado por Kim Jong-Il. Consistia em duas fatias de pão com carne no meio, aquilo que vulgarmente é descrito como um hambúrguer.


Sol.Sapo.pt

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Aparelhos controlados com o pensamento e o fim das passwords até 2016


Imagine um mundo em que basta pensar num número de telefone para que o nosso telemóvel faça a chamada e que não seja necessário perder tempo a criar uma password de que ninguém se lembra quando é preciso. Para os especialistas da IBM, a tecnologia que nos tornará ainda mais ligados às máquinas e, por outros motivos, mais ligados uns aos outros, vai registar grandes avanços nos próximos cinco anos.

As cinco previsões da empresa tecnológica norte-americana para os próximos cinco anos – o IBM Five in Five, que já vai na sexta edição – põem-nos a gerar energia enquanto andamos de bicicleta, a dar ordens aos computadores com o poder da nossa mente, a usar as nossas características físicas para levantar dinheiro nas caixas Multibanco, encurtam as diferenças de acesso à tecnologia entre os mais ricos e os mais pobres e transformam o spam em informação prioritária.

Mas vamos por partes.

É um dado adquirido que tudo o que se move ou produz calor pode gerar energia. O que a IBM acredita é que, até 2016, os avanços na área das energias renováveis vão tornar comum, por exemplo, o uso de pequenos aparelhos nas rodas das bicicletas para recarregar pilhas ou baterias, que depois podem ser usadas em casa. Não é que ainda não seja possível, mas neste caso a mudança será mais a nível cultural – a IBM acredita que, nos próximos cinco anos, a ideia de que nós podemos gerar a nossa própria energia vai enraizar-se. Por outras palavras, será comum sair de casa para comprar pão e regressar com energia suficiente para usar a máquina de barbear.

Outra das previsões da IBM aponta baterias contra as passwords. Não só as que criamos para ler o correio electrónico mas também as várias combinações de letras e números de que precisamos para levantar dinheiro, por exemplo. A resposta está nos dados biométricos – as nossas características faciais, a nossa voz ou os nossos olhos –, que serão cada vez mais usados para comunicarmos com as máquinas. A ideia é que todos esses dados biométricos, que são diferentes de pessoa para pessoa, serão integrados através de software numa espécie de password genética online, que mais ninguém conseguirá identificar. Por razões de segurança, esta password genética só incluirá os dados que o utilizador quiser.

Pensar é agir

Uma das áreas mais fascinantes das previsões da IBM para os próximos cinco anos é a leitura da mente. Os investigadores da empresa não acreditam que até 2016 será possível rejeitar uma chamada do patrão só com o pensamento, mas apostam que vamos começar a ver aplicações práticas dos conhecimentos actuais na indústria do entretenimento, mais especificamente nos jogos de vídeo.

Os investigadores na área da bioinformática já fazem experiências há algum tempo com capacetes e sensores que conseguem ler a actividade cerebral e reconhecer expressões faciais, níveis de concentração e até pensamentos sem que as pessoas tenham de mexer um dedo. Segundo o comunicado da IBM, os seus próprios investigadores estão a estudar formas de ligar os nossos cérebros a aparelhos electrónicos, para que um dia seja possível fazer uma chamada telefónica ou mover o cursor de um rato apenas com o poder da mente.

Para quem acha que não vale a pena tanto trabalho só para podermos falar mais comodamente ao telemóvel, a IBM salienta que esta tecnologia terá também implicações na medicina – no estudo e compreensão de várias doenças que afectam o cérebro, como o autismo.

Encurtar o fosso tecnológico entre ricos e pobres

Apesar do ar de ficção científica de algumas das previsões da IBM para os próximos cinco anos, a mais arriscada de todas não envolve mudanças tecnológicas. É que, segundo os investigadores da empresa norte-americana, 80 por cento da população mundial – ou 5600 milhões de pessoas – terá um telemóvel até 2016, o que irá eliminar o fosso tecnológico entre ricos e pobres.

Fonte: Publico

domingo, 18 de dezembro de 2011

«Chovem» maçãs no Reino Unido


Imagine que estava a passar na rua e começavam a chover maçãs. A situação pode parecer impossível, mas aconteceu aos moradores de uma das principais ruas de Coventry, no Reino Unido. Os meteorologistas justificam que um vórtice de ar pode ter levado frutas que foram soltas no local.

A «chuva» de maçãs ocorreu na última segunda-feira, de acordo com o diário britânico «The Telegraph». A queda desta fruta do ar atingiu para-brisas de carros e as pessoas que circulavam na rua.

A insólita queda de maçãs do ar pode ter sido causada por uma corrente de ar que arrastou as frutas de um jardim ou pomar próximo, acabando por as soltar no cruzamento entre as ruas Keresley Road e Kelmscote Road. Os meteorologistas consideram que é possível que as frutas tenham sido expelidas por um tornado.

«Basicamente, este tipo de eventos são causados quando uma vórtice de ar, espécie de mini-tornado, arranca coisas da terra carregando-as pela atmosfera até que o ar à volta as faça cair de novo», explicou Jim Dale, meteorologista-chefe do Serviço Climático Britânico.

IOL

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Homem íman atrai 50 colheres e entra no Livro do Guinness


Georgiano entra diretamente no livro dos recordes como o homem que atrai um maior número de colheres ao seu corpo magneticamente.

Chama-se Etibar Elchiyev e já é conhecido por homem-íman. O georgiano já está no Livro dos Recordes do Guinness depois de atrair 50 colheres ao seu corpo por magnetismo.

Mas há mais, e mais pesado. Etibar exibiu-se em Tbilisi, na Geórgia, perante centenas de pessoas com mais alguns truques atraindo, por exemplo, um capô de um carro ao seu corpo.

Na verdade, esta não é a primeira vez que surgem notícias sobre pessoas com estes estranhos ‘poderes’. Em maio passado, falamos-lhe sobre Ivan, um jovem croata também ele perito em colar coisas ao corpo magneticamente.


Ivan, o terrível rapaz íman que atrai quilos de metal (vídeo)


Não. Não é uma personagem de ficção científica. É um rapaz, de carne e osso, que consegue atrair metais e transportar até 25 quilos de ferro, como se o seu corpo fosse um íman. E por isso o magnético Ivan Stoiljkovic é uma atração na aldeia onde vive, na Croácia... Além de metais, Ivan 'cola-se' à louça e avaria um computador, se se aproximar do aparelho.

São histórias que impressionam e que... atraem a atenção de qualquer um: o pequeno Ivan Stoiljkovic, de seis anos, tem um poder oculto, que se traduz na atração de metais, como se o seu corpo fosse um íman.

São telemóveis, frigideiras, talheres, telecomandos, entre outros materiais que tenham, na sua composição, qualquer tipo de metal. Mas não só objetos metálicos. Ivan Stoiljkovic contraria a gravidade com simples pratos, que se colam ao corpo. E se estiver perto de um computador, o aparelho avaria...

O magnetismo do seu corpo é associado a um fenómeno paranormal, que a família alimenta. Segundo o avô de Ivan, a criança tem um poder oculto, capaz de eliminar a dor de qualquer corpo, com um simples aproximar de mãos. Não é encontrada uma justificação médica para este caso pouco vulgar.

O pequeno croata, natural da cidade de Koprivnica, é um poço de força, capaz de transportar quilos de cimento – em quantidades pouco normais, tendo em vista a sua tenra idade.

Eis as imagens:






Vacina contra cancro do pulmão descoberta em Cuba


Chama-se CIMAVAX-EFG e é uma vacina contra o cancro do pulmão, fruto de 15 anos de investigação. Já foi patenteada em Cuba e representa um avanço significativo no combate a um dos cancros mais letais. Mil doentes já estão a receber este tratamento inovador. A equipa estuda a possibilidade de o mesmo princípio ser aplicado em cancros da próstata, do útero e da mama.

A descoberta desta vacina, por parte de cientistas cubanos, poderá transformar um cancro letal numa doença crónica. Quinze anos depois do início da pesquisa, a vacina CIMAVAX-EFG foi desenvolvida, patenteada e aplicada.

Este avanço no tratamento do cancro do pulmão foi anunciado ontem, através de uma entrevista da responsável pela pesquisa, Gisela González. Os investigadores esperam controlar a doença, com a nova terapêutica, e eliminar a mortalidade associada.

A investigação resulta do controlo de uma proteína que o ser humano tem e que fica descontrolada quando existe um cancro, numa reação natural do corpo, que rejeita ‘seres estranhos’.

O sucesso e eficácia da vacina foram comprovados em mil doentes, que não registaram qualquer efeito secundário e apresentaram melhorias significativas. Já patenteada, a CIMAVAX-EFG será aplicada em massa, em Cuba, devendo chegar aos mercados estrangeiros – entre os quais os países europeus – após o registo da mesma.

A equipa de investigadores vai agora avaliar se o mesmo princípio de tratamento poderá ter efeitos igualmente positivos noutros tipos de cancro: da próstata, útero e mama. “Já temos dados encorajadores nestes cancros, mas ainda é cedo para uma conclusão”, revela Gisela González.

Esta vacina é indicada para pacientes em estado terminal, que já tenham atravessado processos de quimioterapia e radioterapia, e que não enfrentem qualquer alternativa terapêutica.

A CIMAVAX-EFG não apresenta toxicidade e impede que o tumor se desenvolva, transformando o paciente num doente crónico. O seu resultado é o aumento do tempo de vida, em paralelo com a qualidade de vida do paciente.

A luta contra o cancro registou outros avanços, com outra vacina que pode travar o cancro da mama, do cólon, do ovário e do pâncreas. Testada em laboratório em ratos, a vacina conseguiu uma diminuição de 80 por cento do volume do tumor. Esta vacina treina o sistema imunitário, de forma a que este distinga a MUC1, proteína encontrada em 70 por cento dos cancros mais agressivos.


Investigadores do CERN dizem estar perto de localizar a "partícula de Deus"


Os cientistas dedicados à procura do misterioso Bosão de Higgs, também conhecido como a"partícula de Deus", anunciaram hoje terem dado passos importantes para localizar a que é considerada a mais elementar das partículas atómicas constitutivas do universo.

"É ainda demasiado cedo para tirar conclusões definitivas. Há ainda necessidade de acumular mais dados, mas estabelecemos fundações sólidas para a pesquisa apaixonante que se seguirá nos próximos meses", afirmou Fabiola Gianotti, responsável pela experiência ATLAS conduzida no acelerador de partículas do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN, na sigla em francês).
O Bosão de Higgs é ainda uma formulação teórica, postulada em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, mas se as experiências realizadas no CERN – divulgadas hoje numa conferência transmitida via Internet – confirmarem a sua existência ficará aberto o caminho para a explicação da constituição de toda a matéria do universo.

O cientista francês Bruno Mansoulié, que participa nas experiências para localizar "a peça que falta" no puzzle da constituição do universo, disse na conferência, destinada a fazer o balanço dos avanços na pesquisa, que "o que falta saber (sobre a partícula fundamental) é se existe realmente e qual é a sua massa", questões que os cientistas esperam estar mais próximos de poder responder.

Durante este ano, o acelerador de partículas do CERN – um "túnel" em circunferência com 27 quilómetros de extensão construído a cem metros de profundidade junto à fronteira suíço-italiana – produziu 400 mil colisões de partículas subatómicas - uma espécie de simulação do momento fundador do universo, o chamado Big Bang - que permitiram aos cientistas acumularem dados importantes para a busca do Bosão de Higgs.

"Esta acumulação de dados permite assinalar um progresso sensível na busca do Bosão de Higgs, mas não é suficiente para decidir sobre a existência ou não existência dessa partícula fugidia", diz um comunicado do CERN divulgado hoje.

As experiências ATLAS e CMS realizadas pelos cientistas que trabalham com o acelerador produziram colisões de protões, em cujas "explosões" de partículas os investigadores esperam conseguir encontrar a marca do"tijolo mais básico" da constituição de toda a matéria.

A nota informativa conclui que "não será certamente necessário esperar muito tempo para ser obtida a necessária quantidade de dados e é possível esperar que o 'enigma' seja resolvido em 2012".

Fonte: cienciahoje.pt
NOTA PESSOAL
Com o Calendário Maia a apontar o caminho para o fim do Mundo em 2012 bem como as conhecidas profecias Papais de São Malaquias e agora surge também a "particula de Deus" do CERN. Na minha opinião tudo isto é de mais para ser coincidência. Será que vai ser mesmo desta???

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O cão com mãos de gente

Um autarca peruano e a água que torna os homens gay


Presidente de Huarmey alertou para o perigo do abastecimento que chega de uma cidade vizinha poder aumentar o número de homossexuais

A água pode provocar a homossexualidade masculina? O presidente da câmara da cidade peruana de Huarmey acredita que sim, tudo por causa dos elevados níveis de estrôncio que teme que possam chegar às torneiras locais com um novo sistema de abastecimento.

«O estrôncio reduz as hormonas masculinas e rapidamente estaremos como Tabalosos e outras cidades, onde a percentagem de homossexuais está a crescer», disse José Benítez, na apresentação do projecto de abastecimento, segundo cita o jornal espanhol «ABC».

O autarca referia-se à cidade de onde provém a água para Huarmey, Tabalosos, que foi alvo de uma reportagem televisiva há uma década, que atribuía à água a responsabilidade do aparecimento de 14 mil homossexuais entre a população.

A resposta a este receio foi dado pelo presidente do Colégio de Farmacêuticos de Lima, que desmentiu estes argumentos. O responsável disse que o estrôncio pode provocar cancro, anemia ou problemas cardiovasculares, mas não a alteração da tendência sexual dos homens.

Esta não é a primeira vez que um governante sul-americano alerta para o «perigo» do que se ingere ser responsável pela homossexualidade. No ano passado, Evo Morales, presidente da Bolívia, disse que comer franco poderá ter o mesmo efeito nos homens, tal como contribuir para a calvície masculina.


Fonte: IOL

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cão que anda como gente

Nasceu no Hawai apenas com as patas traseiras mas isso não impede que Steve seja um cão feliz, saltitando nas patas traseiras e brincando com os donos...