sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Computador do tamanho de um cartão de crédito à venda em janeiro


Um computador de baixo custo com o tamanho de um cartão de crédito. É assim que o Raspberry Pi tem sido apresentado, mas não são estas as únicas características a definir o micro-computador que chega ao mercado em janeiro, com preços a partir de 25 dólares.

A ideia que, em 2006, precedeu ao desenvolvimento do dispositivo, criado no Reino Unido, era disponibilizar um computador pequeno e barato, que estivesse ao alcance dos bolsos dos estudantes e mudasse a forma como estes se relacionam com as máquinas e com a programação.


O resultado é um micro-computador - 85,60mm x 53,98mm x 17mm e 45 gramas de peso -, que se liga a uma televisão (ou monitor) e a um teclado e pode ser usado para muitas das tradicionais funções de um PC, como o processamento de texto, criação de folhas de cálculo ou para jogar. Além disso, suporta reprodução de vídeo em alta definição.


Na sua configuração básica, a pequena máquina, que corre Linux, vem equipada com um processador ARM, portas USB, saídas de áudio e vídeo, HDMI, e entrada para cartões SD. Esta versão estará à venda por 25 dólares.

O chamado modelo B custa mais 10 dólares, mas conta com o dobro da memória RAM (256MB), porta Ethernet - como mostra um esquema publicado no site do projeto.

Embora o Raspberry Pi não conte, por exemplo, com recetor Wi-Fi, este poderá ser acrescentado através de um periférico ligado por USB. A entrada (micro) USB será também a forma de alimentar o micro-computador, esclarece-se.

Os primeiros exemplares do equipamento deverão ficar disponíveis para venda onlineainda em janeiro e, de acordo com os responsáveis, o objetivo é assegurar as entregas internacionais desde o início.



Fonte: Sapo

Sem comentários: