quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

As dez coisas que ninguém sabia sobre Kim Jong-Il


O 'Comandante Sempre Vitorioso e de Vontade Férrea', conhecido por usar saltos altos para parecer menos baixo, bem como pelos óculos escuros dos quais raramente abdicava, escondeu outros 'segredos' que agora aparecem revelados nas páginas da imprensa internacional. O britânico The Guardian avança com uma lista de 10 situações até agora desconhecidas do público em geral acerca do 'General Glorioso que desceu do Céu'.
1. De acordo com a versão do regime, Kim Jong Il nasceu em 1942 numa cabana na encosta do Monte Paektu – montanha sagrada para os norte-coreanos que se localiza na fronteira da Coreia do Norte com a China. No momento do seu nascimento uma andorinha foi vista no céu, sinalizando uma Primavera precoce, um arco-íris duplo foi visto nas imediações e, de noite, uma nova estrela brilhou no céu.

De acordo com os registos soviéticos, o pequeno Jong terá nascido em 1941 na aldeia siberiana de Vyatskoye.

2. O jovem Kim Jong foi oficialmente avistado pela primeira vez no início dos anos 70, em Malta. O herdeiro da Coreia do Norte encontrava-se se na ilha do Mar Mediterrâneo a receber aulas de inglês do primeiro-ministro maltês da altura, Dom Mintoff.

3. Ao suceder ao seu pai, o 'Grande Líder' Kim Il-sung, no ano de 1994, recebeu mais de 200 títulos oficiais, entre os quais se destacam: 'Estrela Guia do Século XXI', 'General Glorioso que desceu do céu' e 'Político Incrível'.

4. Em 1994 jogou-se, pela primeira vez, golfe na Coreia do Norte. Como não poderia deixar de ser, Kim Jong teve a honra de jogar essa partida inicial. Desde esse primeiro dia, o Querido Líder demonstrou uma apetência fora do normal para aquele desporto, consta que era mesmo muito bom no que toca à prática do golfe.

5. Em 2006, em resposta a um teste nuclear por parte da Coreia, os EUA decretaram sanções contra o país. Tendo conhecimento da obsessão de Kim Jong-Il por bens de luxo – como Chanel no 5, Segways, selos raros, jóias, televisões plasma, peles verdadeiras e falsas – os norte-americanos fecharam a torneira das exportações desses produtos para o país.

6. Tinha uma colecção de mais de 20 mil vídeos e DVDs, sendo os seus preferidos incluíam os norte-americanos Rambo e Sexta-feira 13, bem como a obra completa de Elizabeth Taylor.

7. Em 1978 o Querido Líder ordenou o rapto do realizador sul-coreano Shin Sang-ok e da sua mulher Choi Eun-hee, com o objectivo de obrigar o cineasta a realizar uma versão socialista do filme Godzilla, a sua obra cinematográfica preferida.

8. Ermanno Furlanis, um chefe italiano que trabalhou directamente com o ditador, escreveu um livro acerca da sua experiência. Conta que lhe era exigido que cortasse sashimi a partir de peixes vivos e que nunca colocasse anchovas nas pizzas. Das suas memórias fazem ainda parte viagens ao Uzbequistão para comprar caviar, à Dinamarca para comprar porco, à China para comprar uvas e à Tailândia por mangas e papaias.

9. Um médico que trabalhou directamente para Jong, revela ainda que uma equipa de 200 pessoas trabalhava diariamente para elaborar a dieta ideal, aquela que garantiria ao Líder uma vida mais longa.

10. Em 2000 foi introduzido na Coreia do Norte um novo prato chamado 'Gogigyeopbbang', supostamente inventado por Kim Jong-Il. Consistia em duas fatias de pão com carne no meio, aquilo que vulgarmente é descrito como um hambúrguer.


Sol.Sapo.pt

Sem comentários: