terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Homens vêem mulheres como objectos


Para muitas mulheres o que os homens pensam delas é um mistério. Mas a investigadora Susan Fiske assegura ter acedido a alguns segredos guardados no cérebro masculino. O mais surpreendente - ou talvez não - é que a exposição a imagens e fotografias de mulheres sensuais com pouca roupa leva os homens a vê-las como objectos.

De acordo com o jornal britânico «Daily Mail», a especialista da universidade norte-americana de Princeton explicou na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência o resultado das experiências que realizou.

Fiske precisou que a exibição fotografias de mulheres em biquíni activou no cérebro dos homens as mesmas zonas que são envolvidas quando o que está em causa são ferramentas de trabalhos manuais ou outros objectos.

Simultaneamente, a actividade na região cerebral que é geralmente usada quando se tenta partilhar sentimentos e pensamentos de outra pessoa diminuiu de intensidade.

A investigadora encontrou um padrão semelhante também noutra situação. «A única vez que vi algo semelhante é quando as pessoas olham para fotografias de sem-abrigo ou de toxicodependentes porque elas não querem pensar no que lhes vai na mente», disse.

Susan Fiske alertou por esta razão para a possibilidade da exposição dos homens a imagens de mulheres com pouca roupa levá-los a ver como objecto sexual as suas colegas de trabalho. «Não digo que deva haver censura, mas as pessoas necessitam de saber as associações que as pessoas têm na cabeça», apontou.


Fonte: IOL

Sem comentários: