quinta-feira, 3 de julho de 2014

Frigorífico indiano funciona sem eletricidade

O artesão indiano Mansukhbai Prajapati criou um frigorífico original, feito de barro, que não necessita de eletricidade para manter os alimentos frescos.


O Mitticool funciona segundo o princípio da evaporação. Ou seja, a água é armazenada no andar de cima do frigorífico, escorre pelos lados e evapora-se através do calor concentrado pelo barro do Mittcool. O resultado é que o calor é libertado e os dois andares inferiores, onde os alimentos são colocados, ficam frescos.


O frigorífico tem ainda uma pequena torneira na parte da frente de onde é possível retirar água para uso potável.

A temperatura no interior do Mitticool pode chegar aos 8° C. e o preço de venda anda à roda dos 45 euros. O produto é ideal para as populações mais carenciadas e aquelas que vivem em zonas rurais sem eletricidade.

Além da vantagem de não precisar de eletricidade para funcionar, o Mittcool não liberta gazes tóxicos que afetam a camada de ozono como os frigoríficos tradicionais.


Prajapati já foi distinguido pela Forbes


Manshuk Prajapati começou por trabalhar como supervisor de uma empresa que produzia telhas de barro. Nos anos 90 acabou por lançar a sua própria empresa de produtos de cerâmica, produzindo frigideiras e filtros de água que tiveram uma excelente aceitação.


Em 2002, o artesão criou este frigorifico simples mas eficiente que já foi premiado pelo governo indiano. O sucesso deste sistema fez com que, em 2010, a prestigiada revista Forbes considerasse Prajapati um dos mais importantes empreendedores rurais da Índia.


Segundo o site oficial da empresa Miticool, os produtos de barro criados por Prajapati recebem encomendas do mundo inteiro.


Fonte:  boasnoticias.pt/


Sem comentários: