quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Primeiro carro voador quer chegar ao mercado em 2015

Quer fugir ao trânsito do asfalto? Então decore este nome: TF-X. É o primeiro automóvel que circula pela terra e pelo ar tal como os famosos veículos voadores do clássico do cinema Blade Runner.

Com um design semelhante a um jato particular, o TF-X tem um motor elétrico, quatro rodas e duas asas que se dobram para que possa ser conduzido como um carro 'normal'. A empresa norte-americana Terrafugia, responsável pela invenção, promete que estará à venda já em 2015. 

O modelo foi desenhado para percorrer longas distâncias tanto por terra como pelo ar, tem uma autonomia de voo de pelo menos 500 quilómetros e pode atingir a velocidade de 200 milhas por hora (cerca de 320 km/h). Quem possuir um TF-X apenas necessita de instalar um programa que indica ao veículo o destino desejado.

Este automóvel voador é capaz de descolar e aterrar de forma autónoma, sem a necessidade de interferência do condutor/piloto e, em apenas alguns segundos, o pequeno jato transforma-se num carro que pode ser guardado na garagem.

Sendo um veículo elétrico é capaz de recarregar as suas baterias quer através do seu motor ou numa estação de recarregamento de carros elétricos.

Segundo a página oficial da empresa, não é necessário ter nenhuma licença especial de voo sendo que um condutor demora cerca de 5 horas a aprender a conduzir (e a pilotar) o TF-X. 

Para uma viagem segura, o TF-X conta com uma base de dados que informa sobre o tráfego aéreo e o mau tempo. Tem ainda um sistema de paraquedas que, quando ativado pelo operador, em caso de emergência, notifica as autoridades.

Em declarações à agência Reuters, o diretor executivo da empresa explica que o TF-X foi criado com o intuito de ser um veículo voador que possa ser usado por um grande segmento da população. Desta forma, o modelo será vendido com o preço mais baixo possível.


Fonte: sapo.pt

Sem comentários: