sábado, 11 de janeiro de 2014

Impressora 3D gigante fabrica casa em 24 horas

Behrokh Khoshnevis, professor da Universidade do Sul da Califórnia, construiu uma gigantesca impressora 3D, capaz de fabricar uma casa em 24 horas. O robô molda o edifício com base num padrão de habitação feito por computador.

Esta tecnologia, batizada de "Countour Crafting", pode revolucionar a indústria da construção civil. O sistema tem um bocal ejetor de betão e opera usando dois trilhos para espalhar o cimento. Depois dessa operação, os trabalhadores instalam as portas, janelas, rodapés e os outros elementos de acabamento da casa. "É basicamente aumentar a impressão 3D para a escala de uma construção", explica o professor Behrokh Khoshnevis.



O "Countour Crafting" reduz o custo de construção de uma casa, para além de ajudar na reconstrução de casas devastadas por desastres naturais e tornar viável uma requalificação urbana: "No início do século XXI, quase um milhão de pessoas depende de favelas para se abrigar", afirma Khoshnevis. "Essas construções são ninhos para doenças causadas por problemas inatos às construções convencionais, que dependem de um processo de trabalho lento, intenso e ineficiente", complementa.

O professor revela ainda que o sistema tem o potencial de construir prédios com vários andares, já que a sua estrutura pode ser movida conforme o processo avança. Para além disso, garante que não tem de haver preocupação com casas iguais, uma vez que o "Contour Crafting" possibilita a criação de paredes curvas e de detalhes arquitetónicos exóticos, que normalmente resultariam em custos de produção bastante altos.

O projeto ainda está em fase de testes. Atualmente, a pesquisa é financiada pela NASA e pelo Cal-Earth Institute, tendo como foco o estudo de estruturas civis modernas e as possibilidades de erguer construções em locais como a Lua.


Fonte: JN

Sem comentários: