quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fragmento de meteorito atinge casa e intriga moradores em Guajará-Mirim

Material com menos de um quilo quebrou telhado e se partiu.
Segundo geólogo, meteorito é conhecido como condrito.



A queda de um meteorito sobre uma casa em Guajará-Mirim (RO) deixou a população do município intrigada. O material, que pesou menos de um quilo, quebrou parte do telhado da residência, mas nenhum morador ficou ferido.
Após escutar um barulho forte vindo do telhado, a família de Lindalva Barroso de Medeiros acreditou se tratar de um criminoso. Mas a surpresa veio apenas no domingo (19), um dia após o ocorrido, quando a aposentada encontrou parte do meteorito. "Eu falei: alguém jogou pedra aqui em casa. Eu saí e vi que a pedra não era normal", diz a aposentada.
De acordo com o geólogo Pio Renato Faccioni, este tipo de meteorito é conhecido na geologia como condrito. Devido à velocidade com que caiu do espaço, o material quebrou o telhado da casa onde moram Lindalva, a filha dela e os netos.

Com o atrito, o material se despedaçou. O caso intrigou a vizinhança que quer ver de perto o fragmento. O geólogo, que também é perito, explica que os condritos caem a todo momento na terra e que a peça tem valor para colecionadores. "O condrito é uma parte do meteorito que cai fragmentado e há de todos os tipos", esclarece Faccioni.
Fonte: globo.com

Sem comentários: