domingo, 25 de setembro de 2011

Cientistas convertem imagens do cérebro em vídeo


A ficção de filmes como "Estranhos Prazeres" poderá estar mais perto do que pensamos. Cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley, desenvolveram um sistema que permite converter em vídeo a atividade visual dos cérebros humanos. No futuro, este processo pode permitir a gravação e a visualização dos sonhos num ecrã de computador.

“Este é um grande salto em direção à reconstrução das imagens internas", disse, citado pelo Daily Mail, Jack Gallant, neurocientista da UC Berkeley e coautor da pesquisa.

Neste estudo, os académicos expuseram três pessoas (da própria equipa) a um conjunto de trailers de Hollywood à medida que um aparelho de ressonância magnética (fMRI) gravava o fluxo sanguíneo que passava no córtex visual dos seus cérebros.

Depois, através de um computador, essa informação foi convertida em padrões visuais que permitiam ler e visualizar a atividade cerebral dos indivíduos.

Com esta descoberta, o objetivo é usar este processo para conseguir transformar em vídeo aquilo que se passa dentro do nosso cérebro e que mais ninguém vê, tal como sonhos ou pensamentos.

Numa fase posterior, espera-se também que este tipo de tecnologia seja capaz de interpretar a mente daqueles que não conseguem comunicar, tal como vítimas de doenças cerebrais ou pacientes em coma.

Clique AQUI para aceder ao estudo e AQUI para visualizar o site oficial de Jack Gallant.


Fonte: Boasnoticias.pt



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cientistas captam neutrinos a viajar a uma velocidade superior à da luz


Os neutrinos são partículas sub-atómicas de muito difícil deteção porque sua interação com a matéria é muito fraca e a sua massa é muito pequena. Os neutrinos formam-se em processos de desintegração da matéria, como quando o hidrogénio é convertido em hélio no interior do Sol.


Segundo a notícia publicada pelo site da BBC, os cientistas esperam publicar em breve um relatório completo das suas observações para que possa ser discutido pela comunidade científica. Entretanto, os autores da descoberta mostram-se muito cautelosos: "Tentámos encontrar todas as possíveis explicações para isto", disse à BBC Antonio Ereditato, um dos autores da descoberta. "Queríamos encontrar um erro - erros triviais, erros mais complicados ou efeitos esquisitos -, mas não conseguimos".

Segundo Albert Einstein e a sua teoria da relatividade, nada no universo pode ultrapassar a velocidade da luz, pelo que a descoberta agora anunciada põe em causa as mais importantes bases da Física moderna. Até este momento, nunca foi observada qualquer partícula que conseguisse exceder a velocidade da luz.

A BCC diz que a experiência de Antonio Ereditato e dos seus colegas dura há mais de três anos e que foram feitas mais de 15 mil medições da velocidade dos neutrinos disparados no acelerador de partículas do CERN. Foi durante estas experiências que, de uma forma estatisticamente significativa, os neurtrinos pareciam aparecer uma fracção de segundo antes do que seria esperados.

"O meu sonho é que haja outra experiência independente que descubra a mesma coisa - então ficaria aliviado", disse Ereditato à BBC. "Para já não estamos a afirmar nada, apenas queremos ser ajudados pela comunidade para percebermos estes resultados loucos - porque são loucos."



Fonte: RTP

domingo, 18 de setembro de 2011

Magnata da comunicação russo aos murros em programa de televisão [vídeo]


Um debate sobre a crise economia mundial originou uma cena de luta. Ou pelo menos iminente. Um milionário russo agrediu ao soco um compatriota seu num programa de televisão que visava discutir as circunstâncias da actual crise financeira mundial.

Alexander Lebedev é um magnata russo que detém, entre outros, dois jornais britânicos – o The Independent e o Evening Standard. O homem foi um dos vários milionários convidados por um programa de televisão russo que visava erguer um debate sobre a actual crise financeira mundial.

Mas a participação de Lebedev no programa não se cingiu às palavras. Entre os presentes estava igualmente Sergei Polonsky, outrora o 40.º homem mais rico mais rico do mundo. Além desta particularidade, Polonsky afirmara também que gostaria um dia de dar um murro na cara a Lebedev.

As divergências entre ambos atingiram o expoente máximo no programa de televisão. Lebedev levantou-se subitamente e deu dois murros na cara de Polonsky, fazendo com que este ficasse estendido no chão, perante o olhar impávido dos apresentadores e restantes convidados do programa, conta o The Guardian.

Como reagiu Lebedev às suas acções? Justificou-as com as provocações de Polonsky. «Numa situação crítica, não há hipótese. Não vejo qualquer razão para que seja eu a levar o primeiro golpe. Eu neutralizei-o», explicou.

Fonte: Sol-Sapo.pt




sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Político é engolido por cobra Sucuri no Amazonas


Pescador presenciou a cena, tentou buscar ajuda, mas o povo deu gargalhada ao invés de ajudar

Um deputado de Santa Catarina foi engolido por uma cobra Sucuri, na manhã desta quarta-feira (8), durante um passeio pelo Amazonas. De acordo com testemunhas, o deputado fazia um passeio de barco, bebia uísque e contava dinheiro de uma maleta, bastante feliz, quando foi surpreendido pela cobra. “Eu vi quando a cobra pegou, enrolou, e engoliu”, contou um pescador que estava próximo do local.

Após presenciar o ataque da sucuri contra o deputado, o pescador foi até uma comunidade buscar ajuda. Entretanto, ao invés de conseguir ajuda, conseguiu na verdade foi alavancar gargalhada do povo. “O povo começou a rir, e até bolaram no chão gargalhando, quando eu contei que o engolido foi um político”, disse o pescador ao repórter de G17.

A esposa do deputado foi informada do ocorrido na tarde de hoje. “Eu acho é pouco. Quem mandou ir esconder dinheiro no Amazonas”, disse a viúva.

Fonte: G17

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um planeta com dois sóis


Pois é George Lucas, dois pores-do-sol seguidos deixaram de ser uma fantasia do planeta Tatooine, casa de Luke Skywalker, acontece mesmo em Kepler 16, um sistema com duas estrelas e um planeta que giram a cerca de 200 anos-luz de distância da Terra.

A descoberta foi feita graças ao Kepler, o telescópio espacial programado para detectar planetas fora do quintal do Sol. O investigador Laurance Doyle serviu-se dele para olhar para sistemas binários, ou seja, sistemas solares com duas estrelas.

“A maioria dos astrofísicos suspeita que é possível a formação de planetas à volta de duas estrelas, mas esta é primeira detecção definitiva e inequívoca de um planeta circumbinário [que gira em torno de duas estrelas]”, disse o investigador num podcast da Science
, a revista científica onde o estudo foi publicado nesta quinta-feira. Doyle é co-autor do artigo. juntamente com mais quase cinco dezenas de pessoas de várias instituições dos Estados Unidos. O cientista trabalha num instituto da SETI (procura de vida extraterrestre), na Califórnia, e desde que o Kepler foi enviado para o espaço, em 2009, tem estado a observar centenas de sistemas binários que estavam no campo de visão do telescópio, ou seja, num quadradinho do espaço que apanha as constelações de Balança e do Cisne. O telescópio tem uma câmara do tipo grande angular que foi desenhada para detectar a luminosidade das estrelas com um detalhe fabuloso. Quando um planeta passa à frente do seu sol faz uma pequena sombra e a quantidade de luz que chega à Terra vinda da estrela diminui algumas fracções. O telescópio consegue detectar essa variação. No caso de duas estrelas a girar uma à volta de outra, a máquina detecta os eclipses. Foram estes eclipses que Laurance Doyle andou a observar. Mas com o Kepler 16 houve algo que despertou a atenção dos cientistas.“Via eclipses regulares, mas o meu olhar foi atraído para os eclipses extra que ocorriam fora de uma sequência e pensei ‘ou é um terceira estrela ou é um planeta’”, explicou Doyle. A equipa confirmou que existia um astro que passava à frente das duas estrelas, e criava eclipses diferentes.Depois, através da medição do tamanho das duas estrelas, do grau dos eclipses criados pelo terceiro objecto e da influência que este tem nas órbitas dos sóis, os cientistas concluíram que só podia ser um planeta. “Acredito que seja, até à data, o planeta fora do sistema solar que tem a massa e o raio melhor medidos”, disse.Apresenta-se então o Kepler 16. No centro de gravidade do sistema, nada, há duas estrelas e por isso nenhuma está no meio. A maior, com quase sete décimos do tamanho do Sol, é a que está mais próxima deste centro. A segunda estrela tem apenas um quinto do tamanho do Sol, é mais escura e menos quente. As duas estrelas têm um período de rotação de 41 dias e uma órbita excêntrica.O planeta é grande, do tamanho de Saturno, é meio rochoso, meio gasoso, adianta o investigador. Tem uma órbita circular à volta dos sóis, com um período de 228 dias e tem uma temperatura média entre os 103 graus negativos e 70 graus negativos.“Tudo está alinhado de uma forma belíssima”, referiu Laurance Doyle, explicando que isso sustenta a ideia de que este planeta surgiu do mesmo disco estelar que criou os dois sóis e não foi puxado pela gravidade das estrelas, vindo de outro lado do espaço. “Mais uma vez, o que era ficção científica passou a ser realidade”, disse em comunicado Alan Boss, outro autor do artigo, e Tatooine passou a ser possível.


Fonte: Publico

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Gatos fluorescentes ajudam no estudo do VIH


Um cientista norte-americano está a testar a inserção de um gene em felinos que os fará emitirem um brilho fluorescente verde, o que poderá ajudar ao estudo da melhor forma de combater o vírus VIH, que provoca a sida.

Eric Poeschla produziu três gatos alterados geneticamente, recorrendo a um vírus que transporta um gene, chamado proteína verde fluorescente, dentro dos óvulos que dão origem aos felinos. O estudo do cientista da Clínica Mayo, em Rochester (Minnesota), foi divulgado na publicação científica 'Nature Methods'.

Este método de modificação genética é simples e mais eficiente do que as técnicas tradicionais de clonagem. O gene, que teve origem na alforreca, contém proteínas que brilham quando são iluminadas por certas luzes. O último animal a ser utilizado nesta lista - que já inclui moscas, ratos, coelhos e porcos - é o gato.

Esta função é usada regularmente por cientistas para monitorizarem a actividade dos genes individuais ou das células em vários animais.

No caso dos gatos florescentes, os cientistas esperam usá-los, geneticamente modificados, no estudo do vírus do VIH/sida.

"Os gatos são susceptíveis ao vírus da imunodeficiência felina, um vírus próximo do VIH, que causa a sida", segundo os professores Helen Sang e Bruce Whitelaw, do Instituto Roslin na Universidade de Edimburgo, onde foi clonada a ovelha 'Dolly', em 1996.

"A aplicação desta nova tecnologia tem o papel de desenvolver o uso dos gatos modificados geneticamente para o estudo do vírus da imunodeficiência felina, que dará informação bastante viável para o estudo da sida", referem.

Robin Lovell-Badge, responsável por desenvolvimentos genéticos no Conselho para a Pesquisa Médica do Reino Unido, disse que "os gatos estão entre as poucas espécies de animais que normalmente são susceptíveis a estes vírus e estão sujeitos a pandemias com sintomas que são tão graves neles quanto nos humanos".

"Perceber como lhes aumentar as resistência tem igual importância para a saúde dos felinos e para a saúde dos humanos", acrescentou Robin Lovell-Badge, citado pelo diário britânico 'The Guardian'.

Fonte: Correio da Manhã

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Satélite inactivo vai cair na terra


Satélite com mais de 20 anos e cerca de 500 quilos vai cair na Terra entre Setembro e Outubro. A NASA revelou alguma preocupação relativamente ao acontecimento.

Ainda não se sabe ao certo a região do planeta onde irá cair o Upper Atmosphere Research Satellite (UARS). A agência espacial norte-americana (NASA) revelou alguma preocupação.

Porém, a NASA já apurou que a probabilidade de alguém ser atingido pelos restos do UARS, lançado para o espaço em 1991, é de um para 3.200.

Vários objectos entram diariamente na atmosfera terrestre mas vão-se desintegrando ao longo do percurso, o que deverá acontecer com os restos mortais do satélite antes de chegar à superfície da terra.

O Upper Atmosphere Research Satellite foi lançado para o espaço com o objectivo de analizar as alterações climáticas.



Fonte: Jornaldigital

sábado, 3 de setembro de 2011

Homem sonâmbulo faz obras de arte enquanto dorme




Descobriu o dom no dia em que dormiu em casa de um amigo e, durante o sono, começou a desenhar nas paredes


Um galês de 37 anos descobriu que tinha um talento incrível para o desenho enquanto dormia. Lee Hadwin, natural do norte do País de Gales, é sonâmbulo, e começou a desenhar nas paredes quando estava a dormir em casa de um amigo, noticia o «The Huffington Post».

Hadwin não se lembra do que desenha quando acorda, e nem consegue recriar o trabalho depois de acordar.

Já foram feitos alguns exames médicos ao homem, mas os médicos ainda não conseguem explicar o fenómeno da produção de obras de arte durante o sono.

No vídeo, disponível no Youtube poderá visualizar a descoberta e ver Lee Hadwin a desenhar...enquanto dorme.



Fonte: IOL