domingo, 25 de setembro de 2011

Cientistas convertem imagens do cérebro em vídeo


A ficção de filmes como "Estranhos Prazeres" poderá estar mais perto do que pensamos. Cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley, desenvolveram um sistema que permite converter em vídeo a atividade visual dos cérebros humanos. No futuro, este processo pode permitir a gravação e a visualização dos sonhos num ecrã de computador.

“Este é um grande salto em direção à reconstrução das imagens internas", disse, citado pelo Daily Mail, Jack Gallant, neurocientista da UC Berkeley e coautor da pesquisa.

Neste estudo, os académicos expuseram três pessoas (da própria equipa) a um conjunto de trailers de Hollywood à medida que um aparelho de ressonância magnética (fMRI) gravava o fluxo sanguíneo que passava no córtex visual dos seus cérebros.

Depois, através de um computador, essa informação foi convertida em padrões visuais que permitiam ler e visualizar a atividade cerebral dos indivíduos.

Com esta descoberta, o objetivo é usar este processo para conseguir transformar em vídeo aquilo que se passa dentro do nosso cérebro e que mais ninguém vê, tal como sonhos ou pensamentos.

Numa fase posterior, espera-se também que este tipo de tecnologia seja capaz de interpretar a mente daqueles que não conseguem comunicar, tal como vítimas de doenças cerebrais ou pacientes em coma.

Clique AQUI para aceder ao estudo e AQUI para visualizar o site oficial de Jack Gallant.


Fonte: Boasnoticias.pt



Sem comentários: