sábado, 18 de junho de 2011

Zonas de Marte podem ter vida




Uma equipa de cientistas portugueses, da Universidade de Coimbra, identificou lugares no planeta Marte onde é provável que possa existir vida.





O estudo, realizado pelo geólogo Ivo Alves, em conjunto com um biólogo e um astrónomo, comprava a existência de zonas protegidas por campos magnéticos, que protegem a superfície do ‘planeta vermelho’ e quaisquer formas de vida que possa albergar.




"Esses campos remanescentes podem ter permitido o desenvolvimento e a evolução", referiu o cientista à agência Lusa, explicando que é nessas zonas que será "mais interessante apontar esforços para encontrar vida".




Ivo Alves referiu que "há 3500 milhões de anos Marte teve um campo magnético a protegê-lo das radiações cósmicas", semelhante ao do planeta Terra, que terá desaparecido depois do núcleo do planeta ter ficado sólido. Apesar da crise, Ivo Alves afirmou que "já existe tecnologia na Europa para colocar um astronauta em Marte" um projecto que teria mais hipóteses com a colaboração financeira de países como França, Alemanha e Itália.




As conclusões deste e de outros estudos serão apresentadas a partir de hoje numa conferência internacional sobre a habitabilidade em Marte. O encontro decorre em Lisboa e conta com a participação de cientistas de todo o Mundo.





Fonte: CM

Sem comentários: