Vários hectares de plantações de melancias estão a ser destruídos na China, devido à explosão da fruta, escreve a BBC.
Uma investigação realizada pela televisão estatal chinesa atribuiu o fenómeno ao uso excessivo de um químico que ajuda a fruta a crescer mais rápido.
Contudo, vários agricultores garantem que havia fruta que não estava a ser cultivada com uso de químicos, mas que também estava a explodir, atribuindo às condições climatéricas e ao tamanho anormal das melancias as causas do fenómeno. Os testes realizados aos produtos químicos revelaram que são seguros.
Segundo a agência chinesa «Xinhua», cerca de 20 agricultores da cidade de Jiangsu plantaram sementes importadas do Japão e dez deles afirmaram que as frutas começaram a explodir.
Depois das melancias que explodiam, os camponeses chineses encontraram agora as «melancia pedra», frutos tão duros que são comparados a rochas, na província de Jiangsu.
De acordo com a Lusa, o caso revelado esta sexta-feira pelo diário «China Daily» aconteceu na mesma província onde recentemente apareceram as melancias explosivas devido à utilização do químico forchlorfenuron - um acelerador de crescimento. Mas agora os agricultores atribuem o fenómeno a sementes falsas ou adulteradas.
As autoridades sanitárias da província já estão a investigar o caso e prometem explicar oficialmente a situação, que vem colocar novas dúvidas quanto à qualidade dos produtos alimentares produzidos no continente chinês.
Fonte: IOL
Sem comentários:
Enviar um comentário