sexta-feira, 3 de junho de 2011

Veículo faz 2568 quilómetros com um litro de gasolina




Um veículo protótipo da Universidade de Coimbra conseguiu percorrer 2568 quilómetros com apenas um litro de gasolina, arrebatando o 4.º lugar na classificação geral do Shell Eco-marathon 2011, realizado na Alemanha, e afirmando-se como a melhor equipa portuguesa e ibérica.


A equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que reuniu alunos de engenharia automóvel e de engenharia mecânica, e teve como piloto a estudante de economia Ana Rita Lopes, melhorou a distância percorrida desde a edição transata, onde percorrera 2204 quilómetros.
Com apenas um litro de gasolina sem chumbo 95, a uma velocidade média de 30 km/h, o Eco Veículo da FCTUC conquistou o 3.º lugar na categoria (Protótipos de combustão interna) e o 4.º lugar na classificação geral da Shell Eco-marathon Europe 2011, que decorreu nos últimos três dias no Circuito de Lausitz, na Alemanha.



Nesta prova, que reuniu cerca de 250 participantes de diversos países do mundo nas várias categorias, a vencedora foi uma equipa francesa, que percorreu 3688 quilómetros com um litro de gasolina. A segunda portuguesa foi a da Universidade do Minho, com 1273 quilómetros percorridos também com um litro de combustível.





Fonte: CM

Sem comentários: