sábado, 31 de agosto de 2013

Investigadores conseguem realizar comunicação cerebral entre humanos

Uma experiência que vai constar nos livros científicos certamente. Apesar do ambiente controlado da investigação, os resultados são genuínos e abrem um precedente histórico.


Um grupo de investigadores da universidade de Washington, nos EUA, conseguiu realizar a primeira comunicação cérebro-a-cérebro entre humanos. De um lado a ação foi pensada, do outro a ação foi executada. O sinal foi transmitido através da Internet.

Rajesh Rao é o nome do investigador principal que assumiu o papel de "emissor". Frente a um ecrã e ligado a um monitor de atividade elétrica no cérebro, Rajesh Rao pensou de forma a que a sua mão direita disparasse um tiro no jogo que tinha à sua frente.

Do outro lado estava Andrea Stocco, cientista e cobaia na mesma experiência. Ligado a uma máquina de estímulo cerebral, Andrea Stocco executou num teclado a ação que Rajesh Rao tinha pensado. E de forma quase instantânea, segundo os relatos da imprensa internacional. 

A equipa de investigação esteve em contacto permanente, mas os dois intervenientes não tiveram contacto entre si. O recetor estava inclusive com auscultadores para não se aperceber de nenhum som que o pudesse estimular a mover os membros. 

Pensa-se que esta seja a primeira vez que a comunicação cerebral entre humanos é realizada. Outras experiências de outras equipas de investigação já tinham conseguido uma comunicação cérebro-a-cérebro entre ratos e entre um humano e um rato. 

Esta telepatia cibernética é semelhante a um tique nervoso, contou Andrea Stocco em comunicado de imprensa citado pelo CNet

Apesar do feito, a comunicação cerebral entre humanos realizada pelos investigadores foi trabalhada para reproduzir aqueles resultados, isto é, o computador já sabia quando reconhecer o "pensamento" certo de Rajesh Rao e estava ligado diretamente à parte do cérebro de Andre Stocco que controla a mão direita. 








Fonte: http://tek.sapo.pt

Sem comentários: