quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Raio atingiu Vaticano no dia em que Papa resignou

Um raio atingiu a Basílica de S. Pedro, no Vaticano, no dia em que o Papa Bento XVI surpreendeu o mundo, na segunda-feira, anunciando que iria abandonar o pontificado. Pode tratar-se de uma mera coincidência, ou talvez não, ficando ao critério de cada um fazer a sua leitura dos factos.

Nada faria prever que Bento XVI resignasse ao magistério papal. A notícia apanhou de surpresa, não só a comunidade católica, mas também o resto do Mundo, e as reacções não se fizeram esperar. Como se não bastasse, curiosamente, no mesmo dia em que foi conhecida a decisão do Santo Pontífice, de 85 anos, um fenómeno da natureza ‘abateu-se’ sobre a Basílica de S. Pedro, no Vaticano, fazendo cair um raio no 'coração' da Igreja Católica.


O momento, que poderá ser classificado de insólito, dando azo às mais diversas interpretações, não escapou à mira das objectivas dos fotógrafos que se aquietavam na Praça de S. Pedro, na tentativa de captar alguma imagem que servisse para documentar o dia histórico.

“Foi um golpe de sorte. Tirei a foto na Praça de S. Pedro, abrigado nas colunas. Estava frio e chovia muito. Quando a tempestade começou, pensei que talvez um relâmpago pudesse cair sobre o pára-raios da Basílica e tentei captar esse momento com uma objectiva de 50 milímetros”, comentou o repórter Filippo Monteforte, da AFP, citado pela própria agência.

“Levei cerca de duas horas para fazer a foto. Acho que o raio atingiu a Basílica três vezes. O primeiro clarão foi enorme, iluminou tudo, mas infelizmente falhei-o. Tive mais sorte da segunda vez. Tirei duas fotos do raio a cair sobre a cúpula iluminada”, assinalou ainda o fotógrafo.

Refira-se que várias imagens têm vindo a ser partilhadas nas redes sociais, sobretudo no Facebook, nomeadamente algumas cuja autoria pertence ao fotógrafo Alessandro Di Meo.

Também a estação pública britânica, BBC, conseguiu filmar o momento simbólico.

Veja aqui o vídeo.

Sem comentários: