terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cheliabinsk terá monumento ao meteorito


Concurso definirá projeto sobre a queda do corpo celeste


As autoridades da cidade russa de Cheliabinsk decidiram erigir um monumento para lembrar o meteorito que atingiu a região dos Urais no último dia 15, causou estragos e feriu centenas de pessoas. O corpo celeste ficará na memória dos russos por muito tempo.
Segundo um comunicado do governo regional de Cheliabinsk, é por ter sido um evento único de repercussão global que “as autoridades e os cidadãos proativos estavam pensando em imortalizar a visita interplanetária”.
As autoridades locais decidiram realizar um concurso para escolher a melhor proposta de desenho para o monumento a ser erguido e também para elaborar um logotipo para os souvenirs do meteorito, como calendários, cadernos e ímãs de geladeira. Uma banca de juízes, com a participação de algum artista, escultor ou arquiteto de renome, escolherá o projeto vencedor, que será submetido a uma votação online.
Mais de mil pessoas ficaram feridas quando o meteorito flamejante sobrevoou a região dos Urais em 15 de fevereiro. A Nasa estima que o corpo celeste tinha, aproximadamente, 15 metros de diâmetro quando atingiu a atmosfera da Terra. A maioria das vítimas se feriu por conta do vidro das janelas que se quebraram com a onda de choque causada pelo impacto.

Fonte: diariodarussia

Sem comentários: