quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reforma aos 102 anos




Aos 102 anos, aquela que é considerada como “a mais antiga trabalhadora no activo nos EUA” decidiu, finalmente, reformar-se.


Sally Gordon trabalha no Congresso do Nebraska há mais de 80 anos, tendo mesmo assistido à construção do edifício, inaugurado em 1927.


Conhecida pelo irrepreensível porte, não dispensa as caminhadas e come com pauzinhos chineses para manter a forma. “Ainda sou nova. Agora quero gozar a reforma”, afirma.









Fonte: Correio da Manhã

sábado, 23 de abril de 2011

Passagem de asteróide pela terra em Novembro





A aproximação à Terra do asteróide 2005 YU55, com 400 metros de diâmetro, no próximo dia 8 de Novembro, é um fenómeno fora do comum, devido à curta distância a que vai passar (0,85 distâncias lunares, cerca de 320 mil quilómetros) e ao seu tamanho.





O 2005 YU55 entrou para a lista de asteróides "potencialmente perigosos", embora os astrónomos considerem que não há possibilidade de colisão com a Terra nos próximos cem anos.



Um evento deste tipo não vai acontecer novamente até 2028, quando está previsto que o asteróide 2001 WN5 passe a 0,6 distâncias lunares. Já o Apophis, uma rocha de 270 metros de diâmetro, causa preocupação. O asteróide, descoberto em 2004, passará perto da Terra em Abril de 2029 – está previsto que a trajectória se situe abaixo da órbita dos satélites geoestacionários. O Apophis voltará a aproximar-se do planeta em 2036: as hipóteses de ter um impacto com a Terra é de 1 em 45 000.



Também os meteoritos, na sua maioria fragmentos de asteróides ou de cometas, preocupam. Uma poderosa chuva de meteoritos, as Dracónidas (associada ao cometa 21P/Giacobini-Zinner), vai atravessar a atmosfera terrestre a 8 de Outubro. O fenómeno vai durar sete horas e esperam-se várias centenas de rochas por hora.




Fonte: CM

terça-feira, 19 de abril de 2011

No centro da Terra



Uma pesquisa datada de 1961, o Projecto Mohole, cujo objectivo era estudar o centro da Terra, ajudou ao desenvolvimento da actividade petrolífera. Agora, o avanço da mesma indústria, que perfura profundidades cada vez maiores, é a base para retomar a perfuração rumo ao núcleo terrestre.




Para um grupo de geólogos que apresenta na revista ‘Nature’ um ambicioso plano para perfurar o fundo do oceano, as tecnologias existentes já são suficientes para atravessar a crosta terrestre até à camada inferior, o manto – que representa 68% da massa da Terra, está em constante movimento e tem temperaturas que variam de 1000 a 3500 graus, dependendo da profundidade. Esta viagem representa o desafio mais complexo da história das Ciências da Terra. Uma aspiração que, calculam os geólogos, se tornará realidade em uma década e cujo objectivo é entender melhor a estrutura da Terra, a ocorrência de terramotos e aperfeiçoar a exploração mineral.



O manto, que permanece inexplorado, estende-se desde a parte inferior da crosta terrestre – de 30 a 60 km sob os continentes, mas apenas seis quilómetros por baixo dos oceanos – até ao núcleo. Se forem conseguidos os fundos necessários, estão convencidos de que a missão pode começar ainda esta década e ser completada em 15 anos.




Fonte: Correio da Manhã

Açores têm 270 grutas vulcânicas



O arquipélago dos Açores possui 270 cavidades vulcânicas únicas a nível mundial, mas apenas cinco estão abertas ao público.


Os especialistas consideram que mais de uma dezena deveriam ser visitadas, constituindo um atractivo turístico. "As grutas dos Açores são diferentes, porque são cavidades vulcânicas. Temos grutas únicas a nível mundial", explicou João Carlos Nunes, do Grupo de Trabalho para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores (GESPEA).



Actualmente, apenas cinco grutas nos Açores estão abertas ao público: Algar do Carvão e Gruta do Natal (ilha Terceira), Gruta do Carvão (São Miguel), Furna do Enxofre (Graciosa) e Gruta das Torres (Pico). O especialista assegurou que "há seguramente mais de uma dúzia que poderiam ser visitáveis".


Fonte: CM

Rezar para que os preços baixem




Com os preços dos combustíveis a subir, o melhor mesmo é rezar para que baixem. E foi isso que o pastor Marshall Mabry, do Centro Cristão Farol de Luz, do estado da Geórgia (EUA), decidiu fazer: rezar na bomba de combustível local pela descida do preço dos combustíveis e pela estabilização da economia.


Mabry, que já vai no terceiro evento do género, acredita que “quando se junta para rezar, a comunidade pode fazer algo acontecer”.





Fonte: Correio da Manhã

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Formigas a fazer contas


Já imaginou uma formiga a fazer contas à vida? Há formigas altamente sociáveis, como a formiga da madeira, conseguem fazer operações aritméticas simples e passar informações numéricas para os membros da colónia, de acordo com um estudo divulgado na revista Behavior por Zhanna Rezhikva e Dr. Boris Ryabko, citado pelo jornal «O Estado de São Paulo».


A dupla de investigadores fez um teste que consistia em deixar comida num determinado sítio de um labirinto e observar como os animais chegavam até lá. As formigas, de acordo com o que foi observado, devem ter passado a informação sobre como encontrar o alimento para as companheiras da colónia.


Se desta experiência for retirado o factor cheiro, as informações tiveram de ser relacionadas à distância que deviam percorrer e quantos passos deveriam dar.


«Há muitas evidências de que a competência numérica está espalhada numa ampla gama de espécies, tanto vertebrados quanto invertebrados. Aqui nós prestamos atenção especialmente na competência numérica das formigas. A razão para isto é que a maioria dos estudos existentes do processo numérico nos animais é restrita a observação de indivíduos. Ou usa um sistema de comunicação artificial. Ao contrário disto, as formigas criaram sua forma de se comunicar e assim não é necessário resolver nenhum problema de aprendizagem, como línguas intermediárias ou aprender problemas de múltipla escolha», explicaram os autores do estudo.


Um outro estudo, realizado por investigadores da universidade italiana de Pádua, já tinha divulgado a habilidade dos peixes em contar até quatro. Uma situação que foi percebida quando foram colocados individualmente peixes em frente a dois grupos com quantidades diferentes de indivíduos. Os peixes terão percebido o maior grupo e juntaram-se a ele.


Esta escolha ficou confusa quando os grupos em questão eram pequenos, mas acima de quatro elementos. Ainda assim, quando a diferença de quantidade era grande, os peixes que tinham de escolher qual o grupo a que se queriam juntar conseguiam perceber onde estava a maioria e escolhiam esse lado.


Fonte: IOL

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Asteróide vai passar perto da Terra em Novembro

Um asteróide com 400 metros de diâmetro vai passar próximo do planeta Terra no dia 8 de Novembro, segundo as previsões da NASA, acontecimento que pode ser «potencialmente perigoso» devido ao seu tamanho.

«A aproximação à Terra do asteróide 2005 YU55 é invulgar pela curta distância e pelo seu tamanho. Ninguém esperava que um objecto deste tamanho passasse tão próximo da Terra em 30 anos», disse Don Yeomans, da NASA.

Segundo o site space.com, o asteróide foi classificado pelo Centro Planetário de Cambridge, em Massachussetts (EUA), como «potencialmente perigoso», devido à sua trajectória e dimensão. Estima-se que a rocha passe a cerca de 200 mil quilómetros da Terra.

A NASA esclareceu que apesar de o asteróide ser considerado perigoso, a sua passagem não representa nenhum perigo para o planeta Terra nos próximos 100 anos.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

‘Quinta Sinfonia’ de Beethoven destrói células cancerígenas


A ‘Quinta Sinfonia’ de Beethoven é uma das mais famosas composições da música clássica e, segundo um novo estudo brasileiro, pode ajudar a curar o cancro.



A pesquisa, levada a cabo pelo Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisou células MCF-7, ligadas ao cancro da mama. Ao expor as referidas células ao famoso tema, uma em cada cinco acabou por morrer, o que entusiasmou os envolvidos.


O estudo, que teve início em Maio de 2010, está a permitir que se desenvolvam novas perspectivas de cura de tumores malignos, recorrendo a timbres e frequências, esclarece o jornal ‘O Globo’.


Já na página oficial da unidade de Oncobiologia da referida univesidade, a responsável do estudo, Márcia Capella, esclarece que já se usaram outras composições musicais, masnem sempre com os mesmos resultados.


“Iniciámos o nosso trabalho usando três composições: a ‘Sonata para 2 Pianos em Ré Maior’, de Mozart [conhecida por causar o ‘efeito Mozart’, um aumento temporário do raciocínio espaço-temporal de um indivíduo], a ‘Quinta Sinfonia’ de Beethoven e ‘Atmosphères’ [do húngaro György Ligeti], uma composição contemporânea, que se caracteriza principalmente pela ausência de uma linha melódica que traduza o tema”, afirma.


Segundo a especialista, a composição de Mozart não provocou nenhuma alteração nas células, mas as de Beethoven e Ligeti causaram a morte de em média 20% delas, além da “diminuição de tamanho e granulosidade”.


O facto de Mozart não ter provocado nenhuma reacção está a espantar os responsáveis, já que suas composições estão entre as mais utilizadas na musicoterapia.


“Ainda precisamos estudar melhor os mecanismos destes efeitos, ou seja: porque apenas alguns tipos de células são sensíveis a estas músicas? E por que apenas alguns tipos específicos de músicas provocam efeitos? Fizemos testes também com a MDCK, uma célula não-tumorigénica, e com linfócitos, e elas não responderam a estes estímulos sonoros”, reconhece Márcia Capella.


O objectivo é conseguir usar as frequências sonoras como processo de cura, em vez de outros mais violentos como radioterapia.



Fonte: Correio da Manhã

Britânico de 85 anos atravessa Atlântico de jangada


Numa autentica aventura, um britânico de 85 anos atravessou o Oceano Atlântico com três pessoas a bordo de uma jangada construída com tubos de plástico.

Foram precisos 66 dias para que Anthony Smith, um ex-apresentador da BBC, completasse o percurso de 4596 quilómetros. A viagem tinha por objectivo angariar um total de 50 mil libras (57 mil dólares) para a ONG WaterAid, uma instituição que se dedica a ajudar pessoas a escapar à pobreza e a doenças ligadas ao facto de viverem sem água. É precisamente para este último facto que Smith pretende chamar à atenção: mil milhões de pessoas no mundo vivem sem água potável.

A equipa de Smith partiu das Ilhas Canárias e alcançou as Caraíbas na quarta-feira. Segundo a BBC, o britânico recrutou o que chamou de um grupo de ''cavalheiros intrépidos e maduros'', com idades entre 56 e 61 anos, ao colocar um anúncio no jornal ‘Daily Telegraph'. O texto dizia: "Quer atravessar o Atlântico de jangada? Viajante famoso busca equipa de três. Devem ser pessoas de idade avançada. Somente aventureiros sérios''. O octogenário foi jornalista de ciência da BBC e apresentador do programa Tomorrow's World, também da BBC, que foi cancelado em 2003, após 40 anos no ar.

O veículo dos tripulantes de meia-idade, baptizado de An-Tiki, tinha 12 metros de comprimento e foi feito com tubos de plástico. Era impulsionado por uma vela de 37 metros quadrados e conduzido com remos e lemes duplos, sendo capaz de viajar a uma velocidade média de quatro nós. A equipe queria terminar a viagem nas Bahamas, mas os fortes ventos e as correntes forçaram-nos a atracar na ilha holandesa de St. Maarten, nas Caraíbas.

Fonte: Correio da Manhã

Encontrado esqueleto de homossexual pré-histórico


Um esqueleto com cerca de cinco mil anos foi recentemente encontrado em Praga, por uma equipa de investigadores da República Checa. Os restos mortais pertencem a um ser humano do sexo masculino mas, devido ao modo como foi sepultado, os arqueólogos julgam que possa ser homossexual ou transexual.


Segundo o jornal online brasileiro ‘Último Segundo’, a arqueóloga Katerina Semradova afirma que "trabalhamos com duas hipóteses: a de que o indivíduo poderia ter sido um xamã ou alguém do ‘terceiro sexo’ (homo ou transexual). "Como o conjunto de objectos encontrados em redor do esqueleto não corroboravam a hipótese de que fosse um xamã, é mais provável que a segunda explicação seja a correcta”, sustentou.

As escavações foram abertas ao público nesta quinta-feira.

Os restos são de um membro da cultura da cerâmica cordada, que viveu no norte da Europa na Idade da Pedra, entre 2.500 a.C. e 2.900 a.C..

Neste tipo de cultura, os homens costumam ser enterrados sobre o seu lado direito, com a cabeça virada para o oeste, juntamente com ferramentas, armas, comida e bebidas, enquanto que as mulheres ficam viradas sobre o lado direito, com a cabeça para leste e rodeadas por jóias e objectos domésticos.

O esqueleto encontrado apresentava o corpo apoiado sobre o lado esquerdo, mas com a cabeça virada para oeste. Estava também rodeado por objectos domésticos, como vasos.

Há que ter em conta que, de acordo com a investigadora Kamila Remisova Vesinova, os rituais funerários eram muito importantes naquela altura, por isso dificilmente seria cometido um erro deste género.


"É mais provável que ele tenha tido uma orientação sexual diferente, provavelmente homossexual ou transexual."

Fonte: Correio da Manhã

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Adolescentes «bebem» álcool através de tampões


A polícia da cidade alemã de Tuttlingen está preocupada com um novo fenómeno que alastra entre os jovens da região. É cada vez mais comum os adolescentes impregnarem tampões em álcool e a introduzi-los, assim, na vagina, embebedando-se desta forma. Assim, atingem o estado de embriaguez mais rapidamente e evitam o hálito a álcool quando chegam a casa.


Por isso, de acordo com o jornal «La Vanguardia», as autoridades lançaram uma campanha de alerta na opinião pública. Fontes médicas asseguram que os benefícios que encontram nesta nova maneira de beber vodka não correspondem à verdade. Alertam sobretudo as jovens: o álcool pode danificar os tecidos vaginais.


Mas o método é também usado entre os rapazes, que introduzem o tampão envolvido em álcool no ânus.


No início de Março, uma menina de 14 anos desmaiou durante uma festa. As autoridades diagnosticaram uma forte intoxicação provocada pelo uso de tampões impregnados em álcool.


A moda, como muitas outras deste género, nasceu entre os adolescentes dos Estados Unidos, mas já foi detectada entre os jovens da Escandinávia.



Fonte: IOL

Galinha muda de sexo


Uma galinha surpreendeu um casal do Reino Unido quando deixou de pôr ovos e começou a desenvolver uma crista e a cacarejar como um galo.


Gertie, uma das duas galinhas criadas por Jeanette de 79 anos e Jim Howard de 76, começou a desenvolver algumas características dos galos durante o Inverno, altura em que os donos verificaram uma quebra na produção dos ovos.


Jeanette disse à BBC que notou alterações na aparência de Gertie na altura em que as aves mudaram de penas e afirmou que «ela ganhou mais penas e ficou mais encorpada».


A dona explicou que a galinha desenvolveu um papo e a crista ficou maior e começou a ter uma postura diferente. «Alguns dias depois ouvi-a a tentar cantar. No início não conseguia muito bem, mas agora canta muito bem», disse.


Segundo o que a veterinária Marion Ford disse à BBC, as alterações aparentes de sexo nas galinhas não são totalmente incomuns, sendo que é verificada uma em cada 10 mil aves femininas.


As razões das mudanças podem justificar-se pelas componentes das rações para galinhas que podem ter efeitos nas hormonas dos animais.


Jeanette referiu ainda que ainda não tem a certeza de que Gertie mudou na realidade de sexo, mas, «para todos os efeitos, ela agora é um galo» que foi rebaptizado com o nome de Bertie.



Fonte: IOL