quinta-feira, 14 de abril de 2011

Formigas a fazer contas


Já imaginou uma formiga a fazer contas à vida? Há formigas altamente sociáveis, como a formiga da madeira, conseguem fazer operações aritméticas simples e passar informações numéricas para os membros da colónia, de acordo com um estudo divulgado na revista Behavior por Zhanna Rezhikva e Dr. Boris Ryabko, citado pelo jornal «O Estado de São Paulo».


A dupla de investigadores fez um teste que consistia em deixar comida num determinado sítio de um labirinto e observar como os animais chegavam até lá. As formigas, de acordo com o que foi observado, devem ter passado a informação sobre como encontrar o alimento para as companheiras da colónia.


Se desta experiência for retirado o factor cheiro, as informações tiveram de ser relacionadas à distância que deviam percorrer e quantos passos deveriam dar.


«Há muitas evidências de que a competência numérica está espalhada numa ampla gama de espécies, tanto vertebrados quanto invertebrados. Aqui nós prestamos atenção especialmente na competência numérica das formigas. A razão para isto é que a maioria dos estudos existentes do processo numérico nos animais é restrita a observação de indivíduos. Ou usa um sistema de comunicação artificial. Ao contrário disto, as formigas criaram sua forma de se comunicar e assim não é necessário resolver nenhum problema de aprendizagem, como línguas intermediárias ou aprender problemas de múltipla escolha», explicaram os autores do estudo.


Um outro estudo, realizado por investigadores da universidade italiana de Pádua, já tinha divulgado a habilidade dos peixes em contar até quatro. Uma situação que foi percebida quando foram colocados individualmente peixes em frente a dois grupos com quantidades diferentes de indivíduos. Os peixes terão percebido o maior grupo e juntaram-se a ele.


Esta escolha ficou confusa quando os grupos em questão eram pequenos, mas acima de quatro elementos. Ainda assim, quando a diferença de quantidade era grande, os peixes que tinham de escolher qual o grupo a que se queriam juntar conseguiam perceber onde estava a maioria e escolhiam esse lado.


Fonte: IOL

Sem comentários: