sexta-feira, 8 de abril de 2011

Britânico de 85 anos atravessa Atlântico de jangada


Numa autentica aventura, um britânico de 85 anos atravessou o Oceano Atlântico com três pessoas a bordo de uma jangada construída com tubos de plástico.

Foram precisos 66 dias para que Anthony Smith, um ex-apresentador da BBC, completasse o percurso de 4596 quilómetros. A viagem tinha por objectivo angariar um total de 50 mil libras (57 mil dólares) para a ONG WaterAid, uma instituição que se dedica a ajudar pessoas a escapar à pobreza e a doenças ligadas ao facto de viverem sem água. É precisamente para este último facto que Smith pretende chamar à atenção: mil milhões de pessoas no mundo vivem sem água potável.

A equipa de Smith partiu das Ilhas Canárias e alcançou as Caraíbas na quarta-feira. Segundo a BBC, o britânico recrutou o que chamou de um grupo de ''cavalheiros intrépidos e maduros'', com idades entre 56 e 61 anos, ao colocar um anúncio no jornal ‘Daily Telegraph'. O texto dizia: "Quer atravessar o Atlântico de jangada? Viajante famoso busca equipa de três. Devem ser pessoas de idade avançada. Somente aventureiros sérios''. O octogenário foi jornalista de ciência da BBC e apresentador do programa Tomorrow's World, também da BBC, que foi cancelado em 2003, após 40 anos no ar.

O veículo dos tripulantes de meia-idade, baptizado de An-Tiki, tinha 12 metros de comprimento e foi feito com tubos de plástico. Era impulsionado por uma vela de 37 metros quadrados e conduzido com remos e lemes duplos, sendo capaz de viajar a uma velocidade média de quatro nós. A equipe queria terminar a viagem nas Bahamas, mas os fortes ventos e as correntes forçaram-nos a atracar na ilha holandesa de St. Maarten, nas Caraíbas.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: