segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pólos magnéticos estão em mudança desenfreada


Magnetic Poles are shifting


Um deslocamento rápido do pólo norte magnético, como o que agora se verifica, e uma queda abrupta e bastante significativa no campo magnético da Terra, que se vem acentuando nos últimos 300 anos, são fenómenos que sempre antecederam uma "inversão magnética", de que se conhece pouco.



O que se sabe é que estas mudanças de pólos magnéticos têm ocorrido algumas vezes nos últimos milhões de anos. A última aconteceu há 780 mil anos, de acordo com as evidências mostradas nos sedimentos ferromagnéticos.



O pólo norte magnético deslocou-se muito pouco desde a época em que os cientistas o localizaram pela primeira vez em 1831. Depois, em 1904, começou a avançar rumo ao nordeste a um ritmo constante de 15 km por ano. Em 1989, acelerou novamente, e em 2007 cientistas confirmaram que o pólo está agora a galopar em direcção à Sibéria a 64 km por ano.



As implicações nas áreas de navegação, tanto marítima como aeronáutica de grande porte, serão significativas, mas não drásticas, já que hoje existem meios de navegação independentes do magnetismo dos pólos. Mapas do campo magnético devem ser actualizados com mais frequência para que utilizadores de bússolas façam os ajustes cruciais do norte magnético para o verdadeiro Norte.



Desde há séculos, os navegadores usam o norte magnético para se orientar e embora os sistemas de posicionamento global tenham em grande parte substituído essas técnicas tradicionais, muitos ainda consideram as bússolas úteis para se orientar sob a água ou debaixo de terra onde não há sinal dos satélites de GPS.



Com uma inversão do campo magnético terrestre virá um enfraquecimento na capacidade da Terra em desviar os raios cósmicos. Haverá um provável aumento nos casos de cancro de todos os tipos, devido ao enorme bombardeamento de radioactividade causada pelos ventos solares, que sem o escudo de protecção se infiltrarão facilmente na atmosfera, contaminando não somente os seres vivos directamente, mas também a água e os alimentos. Não será nada em escala alarmante ou apocalíptica, mas certamente será algo a que se deverá prestar toda a atenção e cuidados necessários.



Durante esse período, o campo magnético do planeta não será nulo no seu todo, mas bastante diminuído. O maior problema ficará por conta dos buracos nesse campo causados pelas anomalias inevitáveis durante o processo de inversão.



Há, sobretudo, que prestar atenção na quantidade de sol que tomamos nos próximos mil anos.



INVERSÃO GERA INSTABILIDADE



As inversões geomagnéticas são uma área fascinante da pesquisa geofísica que continuará a ocupar físicos e geólogos durante muitos anos. A pesquisa para tentar compreender a dinâmica do nosso planeta continua. Conforme a Terra gira, o ferro fundido do seu interior é agitado e flui de forma estável durante milénios. Por alguma razão durante uma inversão magnética, algumas instabilidades causam uma interrupção da geração estável do campo magnético global, provocando uma mudança de pólos. Segundo a revista ‘Science’, o campo magnético da Terra não é tão simples como se acreditava. Além do dipolo norte-sul, existe um campo magnético mais débil e disperso pelo planeta, provavelmente gerado no núcleo externo da Terra.



APONTAMENTOS



APOCALIPSE



Teorias do apocalipse em 2012 sugerem que a inversão geomagnética está ligada ao ciclo solar de 11 anos. Mas não há qualquer evidência científica.



SEM REGULARIDADE



Há quem afirme que as inversões geomagnéticas ocorrem com a "regularidade de um relógio".



AURORAS BOREAIS



As auroras são uma manifestação geomagnética observadas principalmente nas regiões subpolares. Acontecem porque nem todas as partículas do vento solar são deflectidas pela magnetosfera.



DATAS DA CIÊNCIA



1876. 14 Janeiro



O telefone é patenteado por Graham Bell. Para o escritório de patentes, o invento cobria "o método de, e o instrumento para transmitir sons vocais ou outros telegraficamente, causando ondulações eléctricas similares às vibrações do ar que acompanham o som vocal", ou seja, o telefone.



1742. 14 Janeiro



Morre o astrónomo e matemático inglês Edmund Halley que ficou conhecido ao calcular a órbita e prever o reaparecimento periódico do cometa que viria a receber o seu nome. Morreu pouco antes do reaparecimento do cometa.



1969. 15 Janeiro



Primeira junção de duas naves tripuladas: as soviéticas Soyuz 4 e 5 foram as primeiras plataformas espaciais com quatro tripulantes por quatro horas e meia. Dois cosmonautas trocaram de nave no espaço, sendo os primeiros a regressar à Terra numa nave diferente.



CM RESPONDE



QUE É O GLÚTEN?, Samuel Dias, Castelo Branco



O glúten é uma proteína amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite a sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos. Um pão rico em glúten tem muita proteína e, proporcionalmente, menos carbohidratos, que são compostos altamente calóricos. Há pessoas que são hipersensíveis ao glúten, as portadoras de doença celíaca. Não conseguem digerir a proteína e, por isso, são obrigadas a rejeitar as deliciosas massas ricas em glúten.



Por: Mário Gil



Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: