terça-feira, 28 de abril de 2015

Audi mistura ar e água e cria diesel não poluente














O fabricante automóvel alemão Audi conseguiu criar um diesel sintético, não poluente, a partir do hidrogénio da água e de dióxido de carbono. Está numa fase inicial de testes, mas poderá ser uma revolução nos combustíveis.


Um programa experimental da Audi, fabricante automóvel do grupo Volkswagen, em conjunto com a empresa energética Sunfire criou um combustível semelhante ao diesel que usa como matérias primas apenas água e dióxido de carbono, noticia a edição britânica da revista Wired.

Este novo composto tem potencial para se tornar num combustível não poluente, no sentido em que é "neutro" a nível do carbono - ou seja, o dióxido de carbono que retira da atmosfera é equivalente aquele que é libertado durante a sua utilização.

O combustível é conseguido através da separação do hidrogénio e oxigénio do vapor de água. O hidrogénio depois é colocado em reatores sob alta pressão e temperatura juntamente com dióxido de carbono - para já este foi fornecido por gás natural, mas os investigadores dizem que podem capturá-lo da atmosfera. O produto é um líquido sintético designado "crude azul" que, tal como o crude do petróleo, pode ser refinado numa espécie de bio-diesel.

A Audi já testou com êxito este combustível misturado com diesel "normal" mas, segundo os investigadores acreditam que não haverá grandes obstáculos para que seja usado como combustível único nos motores dos automóveis.

O maior problema atualmente prende-se com a quantidade de produção. O laboratório em Dresden onde as experiências estão a ser realizadas tem capacidade de produção de 3 mil litros nos próximos meses. Como escreve a Wired, só os EUA consomem 622 mil milhões de litros de combustível por ano.


Fonte: DN

Sem comentários: