segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O carro voador está à venda no próximo ano (vídeo)

A pensar em quem não fica satisfeito por viajar apenas nas férias ou em negócios, uma empresa norte-americana criou um "carro voador", com alta tecnologia, dimensões semelhantes às de um automóvel e que pode ser usado no dia-a-dia.

A empresa Terrafugia, sediada em Boston, anuncia que este novo veículo - batizado de Transition - está pronto a ser comercializado já a partir do próximo ano.

Carl Dietrich, presidente-executivo da Terrafugia, diz que o objetivo é transformar o transporte pessoal e oferecer ao público a oportunidade de voar, para onde quiser, com uma mensalidade mínima. Este é o resultado de sete anos de pesquisas e testes. O Transition foi apresentado pela primeira vez em 2013, num espetáculo aéreo de Oshkosh.

Os mecanismos do Transition são muito simples e semelhantes aos de um automóvel; pode transportar duas pessoas em simultâneo, incluindo o piloto, além de ter espaço para bagagem; está preparado para, à semelhança de um carro, ficar estacionado numa garagem absolutamente normal.

Atualmente, o Transition pode voar em mais de 5 mil aeroportos públicos dos EUA e tem autorização para circular em vias públicas e autoestradas. É abastecido com gasolina sem chumbo e pode atingir cerca de 100 km/ hora em terra e 160 km/hora no ar.

No entanto, este "carro voador" precisa de uma pista para levantar voo. Mas a Terrafugia já está a trabalhar num modelo mais moderno capaz de fazer uma descolagem vertical.

O "carro voador" terá um preço base de venda que ronda os 240 mil euros, se preferir alugar e reservar lugar para uma viagem terá de pagar cerca de 8 mil e 700 euros.



Sem comentários: