terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Chineses constroem uma vila inteira com uma impressora 3D


Com um custo reduzido e um tempo de construção mais rápido do que o normal, uma empresa foi capaz de imprimir tudo o que precisava para construir as infraestruturas necessárias para uma vila inteira.

As impressoras 3D já se espalharam um pouco por todo o mundo e permitem obter resultados originais quando o seu utilizador se adapta ao sistema de modulagem. Uma vez mais, a comunidade asiática resolveu levar elevar este conceito e imprimiu nada mais, nada menos que uma vila inteira, com um custo muito reduzido.

A WinSun é a empresa que está por trás de tudo isto mas já não é a primeira vez que consegue “surpreender”. Em abril do ano passado, a empresa chinesa já havia conseguido imprimir 10 casas num espaço de 24 horas, com um preço a rondar os 4.100 euros por unidade. 

Agora, a WinSun decidiu dar um novo passo e construiu uma autêntica vila, incluindo um prédio de cinco andares, a maior infraestrutura alguma vez construída por um máquina de impressão. A impressora, criada pela empresa Ma Yihe, tem 6,6 metros de altura, 10 metros de largura e um total de 40 metros de comprimento. 

As paredes das casas são essencialmente ocas, mas no seu interior existe um padrão em zig-zag que reforça a durabilidade. O material utilizado resulta de uma mistura de lixo industrial, como vidro, aço e outros resíduos, e os módulos são depois encaixados no local com um cimento de secagem rápida que ajuda a dar mais firmeza. 

Segundo a empresa, este processo diminui o tempo de construção em 70%, reduz o trabalho requerido aos funcionários em 80% e utiliza menos 60% de materiais. A vila teve um custo total de quase 140 mil euros e a WinSun já fez saber que pretende alargar o seu espólio de projetos a outras infraestruturas, como pontes e arranha-céus. 


Fonte: http://tek.sapo.pt/

Click para ver o vídeo:

Sem comentários: