segunda-feira, 5 de março de 2012

Irão cria rede alternativa à Internet


O Irão sempre vai avançar com a criação de uma rede nacional paralela à Internet. A intenção foi confirmada pelo ministro iraniano das Comunicações, Reza Taghipu,que garante que tanto um como outro serviço estarão acessíveis.



Citado pela agência noticiosa ISNA, o responsável governamental justifica a decisão afirmando que a Internet "é, na sua essência, uma rede insegura", e que a troca de dados electrónicos pelo executivo será mais segura com o lançamento de uma rede nacional e a utilização de software desenvolvido localmente.

"A Internet poderá ser usada internamente no geral e para receber dados que não se encontrem disponíveis na rede nacional".

A intenção de o Irão estabelecer uma rede de comunicações paralela à Internet "por motivos de segurança" não é de agora. Ao mesmo tempo, é conhecida da comunidade internacional a censura que as autoridades daquele país impõem aos conteúdos disponibilizados via Internet, com várias páginas web de acesso bloqueado.

Nas declarações que presta à ISNA, Reza Taghipu não menciona em que estado de desenvolvimento está a rede interna, mas pede ajuda ao setor privado iraniano com os cidasdãos, já que o serviço não funcionará como a Internet inicialmente.

Fonte: SAPO Tek

Sem comentários: