O lado mais afastado da Lua, também conhecido pelo lado negro, foi ontem revelado pela primeira vez pela NASA - Agência espacial norte-americana, através de um vídeo com a duração de 30 segundos, captado pelas sondas gémeas Ebb e Flow da missão GRAIL
A superfície da Lua, que nunca se vê da Terra, apresenta-se bastante mais rugosa do que o lado mais próximo da Terra, com dezenas de crateras visíveis nas imagens captadas. “A qualidade do vídeo é excelente”, afirmou Maria Zuber, investigadora principal da missão Grail.
A missão é composta por duas sondas, do tamanho de máquinas de lavar, que têm como objectivo mapear a superfície do satélite natural da Lua. A Ebb e Flow, que receberam os nomes após um concurso entre as escolas norte-americanas, transportam uma câmara MoonKAM, cujas imagens serão disponibilizadas aos alunos para estudo.
As sondas Ebb e Flow estão a orbitar a Lua desde a noite de 31 de Dezembro. As imagens agora reveladas foram captadas no dia 19 de Janeiro.
Apenas os astronautas do programa Apollo, nas décadas de 60 e 70, observaram directamente o lado mais afastado da Terra.
Fonte: Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário