terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

As verdades escondidas dos alimentos


Salsichas de peru feitas com carne de porco, gelatinas quase sem gelatina ou iogurtes Light carregados de açúcar são algumas das surpresas que se escondem nas prateleiras dos supermercados, agora desvendadas num guia para comprar sem enganos.


Os fabricantes têm artimanhas para vender os seus produtos e anunciam inúmeras vantagens "em letras garrafais" nos rótulos das embalagens, mas tal como as seguradoras e os bancos, não enganam ninguém, apenas dizem a verdade em letras muito pequeninas, explica a nutricionista Patrícia Almeida Nunes.

Esta especialista, que coordena o Serviço de Dietética e Nutrição do Hospital de Santa Maria, andou durante mais de um ano a percorrer hipermercados, supermercados e mercearias, a mergulhar nas prateleiras e arcas congeladoras, a pesquisar rótulos, tabelas nutricionais, e listas de ingredientes, tudo para tentar perceber exatamente o que compram e o que comem os portugueses.

"O projeto nasceu e cresceu pela solicitação da minha atividade clínica, em que as pessoas me perguntavam o que fazer quando compravam produtos no supermercado e decidi então transformar essa compilação diária num guia".

A dietista classifica o seu livro como um guia de compras, com uma parte teórica que ensina detalhes como o que são as proteínas, o que são os alimentos biológicos, quais as vantagens de alimentos frescos e congelados.

O guia tem depois uma parte prática, que fornece as "ferramentas para avançar pelos corredores do supermercado": em cada secção há dicas práticas e conselhos, por exemplo, o que procurar se queremos alimentos com fibra ou com baixo teor de colesterol.

Patrícia Almeida Nunes dá como exemplo a fibra alimentar que, quando procurada pelo consumidor, leva-o normalmente a comprar o famoso pão integral ou as bolachas que se apresentam como ricas em fibra.

A verdade é que muitas das bolachas com fibra são ricas em açúcar e gordura e acabam por engordar mais, existe arroz em algumas variedades, para além do integral, com muita fibra e o pão integral é largamente ultrapassado pelo pão alemão ou até pelo multicereais.

A especialista em nutrição confessa que até ela foi surpreendida por uma série de verdades escondidas que a levaram a alterar inclusivamente o que comprava para sua casa.

"O que me deixou mesmo muito surpreendida foi descobrir que existem salsichas à venda como sendo de peru e que têm carne de porco na sua composição, assim como constatar que as 'batatas fritas no forno' não são batatas mas sim um preparado de batata", contou.

Os fabricantes não enganam ninguém, esclarece, a informação está lá em letras pequeninas, é preciso é estar atento ao que lá vem, perceber a lista de ingredientes, sobretudo quem tem doenças que limitam a ingestão de determinados alimentos.

"Temos que saber interpretar a informação: um alimento pode ter 0% de açúcar, mas se tiver mel ou frutos secos engorda mais. Nas prateleiras dos iogurtes há sobremesas lácteas, com embalagem idêntica ao iogurte mas com muito mais calorias, açúcar e aditivos, e há iogurtes magros [sem gordura] com o equivalente a quatro
pacotes de açúcar", exemplifica.

Patrícia Almeida Nunes afirma que este guia tem particular interesse para quem tem excesso de peso ou para crianças, mas constitui também um auxiliar de consulta para profissionais da área da nutrição ou laboratórios de referência.

"Dispõe de informações que não existem em mais lado nenhum, como uma lista atualizada de quase todos os produtos e marcas existentes no mercado, com informação equilibrada do ponto de vista económico e das boas escolhas alimentares", explica.

Este guia, intitulado "Uma especialista em nutrição no supermercado", é apresentado quarta-feira em Lisboa pela médica endocrinologista Isabel do Carmo.

Fonte: Economico.sapo.pt

Sem comentários: