segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Erupção solar dirige-se para a Terra


O Observatório Solar da NASA anunciou que se deu hoje uma explosão solar classificada como M9, quase uma erupção de classe X, das maiores que existem, avança o jornal El Mundo.

O sol encontra-se num estado muito ativo. O maior risco destas tempestades solares é a possibilidade de afetarem os sistemas de comunicações na Terra.
Segundo o diário espanhol, o Observatório sublinha que esta situação está “dentro da normalidade”dado o actual momento ativo do sol, mas que “ninguém pode concluir não ter também nenhum perigo”, uma vez que é um fenómeno com potencial de causar novas tempestades solares maiores do que esta.

A origem desta explosão de intensa radiação proveniente da libertação de energia magnética é a mancha solar 1402. Especificamente, os satélites de observação capturaram um tipo de ejeção de massa coronal saída desta mancha em direção à Terra.

O Observatório assinalou que a magnetosfera do planeta está atualmente em processo de recuperação da erupção solar, mas que também vai enfrentar uma nova erupção três vezes maior e que pela sua extraordinária velocidade atingirá a Terra nesta terça-feira ou quarta-feira.

Fonte: Ciência Hoje

Sem comentários: