quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sabe qual é a palavra mais falada no mundo?



Um livro do professor Allan Metcalf conta a história do «ok», a palavra mais falada no mundo. Usado pela primeira vez em 1839, o «ok» surgiu em Boston num jornal como uma brincadeira. Palavra tinha o mesmo significado de hoje, queria dizer que estava tudo bem.


Segundo Allan Metcalf, a palavra é a invenção mais sensacional da língua inglesa, sendo difícil explicar o porquê do seu sucesso.


«O.k. é muito incomum, e palavras incomuns dificilmente entram no vocabulário popular. Foi uma combinação muito estranha de coincidências que ajudou essa palavra, que surgiu como uma brincadeira, a se tornar tão importante», disse o autor do livro, em entrevista ao G1.


O autor explica que para ele a combinação do som das duas letras é muito importante, e mesmo o formato da palavra, com uma letra tão redonda e outra tão pontiaguda, ajudou a que ficasse no vocabulário.




Fonte: IOL

1 comentário:

Mauro Q. disse...

Ótimo post. Essa e outras versões da origem da palavra O.K. já foram muito bem contadas, em português, no livro ONCE UPON A TIME UM INGLÊS... A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta, de John D. Godinho. O livro também descreve as várias formas de escrever O.K., bem como explica as múltiplas funções gramaticais que ela pode exercer. Os mistérios por trás da palavra foram desvendados pelo professor Allen Walker Read, da Universidade de Columbia, após 20 anos de pesquisas. A palavra O.K. não passaria de uma brincadeira se não fosse popularizada pela campanha política do candidato a presidente Martin Van Buren com seu O.K. Club. Infelizmente para os democratas na época, o O.K. Club não era tão O.K. assim—Van Buren foi derrotado. O livro do Godinho é sensacional. A terceira edição já está disponível nos sites www.clubedeautores.com.br www.agbook.com.br

Mauro Q.