sábado, 17 de abril de 2010

Rapariga croata acorda do coma a falar apenas alemão


Uma menina croata de 13 anos esteve um dia em coma e quando acordou, não falava a sua língua mãe, mas alemão. Os médicos procuram uma explicação


A rapariga com 13 anos, natural de Knin, estava a estudar alemão na escola e para melhorar o desenvolvimento na língua começou a ler livros e a ver a televisão alemã, mas segundo os pais não era fluente.


Acordada de um coma de 24 horas, a menina não consegue falar croata, mas apenas alemão.


Segundo The Telegraph, os médicos do hospital onde a rapariga se encontra consideram o caso invulgar e já a submeterem a vários exames para descobrir a causa da mudança.


De acordo com Dujomir Marasovic, director do hospital, citado pelo jornal britânico, quando o cérebro se restabelece de um trauma como aquele, não é possível saber como vai reagir.


O médico acrescenta que têm várias teses mas que não vão adiantar mais nada, para respeitarem a privacidade da família.


Um especialista em psiquiatria, Mijo Milas, também citado pelo Telegraph disse que noutros tempos o caso da menina seria considerado um milagre, mas que nos dias de hoje preferem uma explicação lógica para o sucedido. Só ainda não a encontraram, diz o especialista.


O perito adianta ainda que já houve casos em que pessoas gravemente doentes e em estado de coma acordaram a falar línguas antigas, como línguas bíblicas.


O psiquiatra disse ainda que até ao momento há apenas especulações, pelo que consideram melhor esperar para saber algo de concreto antes de falarem novamente.


Fonte: Sol

Sem comentários: