quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Explosão misteriosa está a intrigar os russos

Céu iluminou-se na noite de 14 de novembro, sobre a região russa de Sverdlovsk. Até ao momento, ainda ninguém sabe porquê.

Cientistas e meteorologistas ainda não conseguiram chegar a nenhuma conclusão sobre a aparente explosão que iluminou o céu na noite de 14 de novembro, sobre a região russa de Sverdlovsk.
Pelo menos três condutores conseguiram, na altura, captar imagens do fenómeno: em poucos segundos, nuvens amarelas e avermelhadas expandem-se pelo céu e acendem a escuridão, desaparecendo em poucos segundos. Num dos vídeos disponíveis no Youtube, a explosão parece começar em terra, como se um incêndio se propagasse no solo e as chamas tocassem o céu.


Um cientista da Academia das Ciências russa disse à agência de notícias nacional que a explosão seria, provavelmente, o resultado da queda de um meteorito. "Devido às nuvens de baixa altitude, o meteorito desapareceu acima das nuvens e iluminou o céu". Ainda assim, há quem duvide da cor da explosão, que não é comum quando um meteorito entra na atmosfera e se destrói numa bola de chamas. Nestes casos, o céu pinta-se de azul ou verde, o que não corresponde ao amarelo avermelhado que é possível ver nas imagens recolhidas.






Fonte: DN.pt

Sem comentários: