sábado, 30 de novembro de 2013

Conheça a primeira floresta vertical do mundo e veja como ela pode ajudar o meio ambiente

Localizado em Milão, na Itália, o projeto ocuparia um espaço correspondente ao de um estádio de futebol, uma boa solução para cidades que já não têm verde algum


Você já ouviu falar em floresta vertical? Sim, ela existe. A primeira do mundo está localizada em Milão, na Itália. O prédio até recebeu nome homónimo “Bosco Verticale”. Duas torres residenciais de 110 e 70 metros cada têm suas fachadas repletas de árvores e outras plantas. Tudo para amenizar os impactos de uma das cidades mais poluídas do mundo.
Resgatar o verde das grandes metrópoles é um desafio e tanto. O arquiteto Stefano Boeri projetou esta invenção com o objetivo de trazer os benefícios da floresta para o meio ambiente da cidade: a construção produz oxigénio, absorve gás carbónico e protege os moradores dos efeitos da radiação solar. Ótimo, né? Sem contar na qualidade de vida e na sensação de bem-estar que são proporcionados por um ambiente mais natural, no meio de uma camada cinza de poluição.
Construir prédios verdes já se tornou uma tendência em cidades de concreto. É o resgate da natureza em locais que ela não existe mais, devido à presença maciça de megaempreendimentos e shopping centers.
No formato vertical, ocupa menos espaço e cumpre a mesma função que se estivesse em terra firma. As 900 árvores somadas às diversas plantas do Bosco Verticale ocupariam uma área de 10 mil metros quadrados, mais ou menos o tamanho de um campo de futebol.

Fonte: pensamentoverde.com.br

Sem comentários: