terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cientistas desenvolvem banda larga 2.000 vezes mais rápida


Cientistas britânicos da Universidade de Bangor, no norte do País de Gales, estão a desenvolver um novo método para transmitir mais dados num cabo de fibra ótica, permitindo obter velocidades em ligações de banda larga cerca de 2.000 mais rápidas que as atuais. De acordo com a BBC News, os cientistas envolvidos no projeto Ocean conseguiram já executar uma transmissão a velocidades de 20Gbps, o suficiente para fazer o download de duas dezenas de filmes em apenas um segundo - garante a BBC.

Para obter estes resultados de uma forma rentável, foi usada uma técnica denominada OOFDM (Optical Orthogonal Frequency Division Multiplexing), baseada na conversão dos dados originais em ondas elétricas e, depois,a sua transformação em sinais óticos que são "bombeados" através de um cabo.


De acordo com os participantes no projeto, a principal inovação reside na criação de um kit eletrónico composto por componentes convencionais e de baixo custo, que consegue fazer a codificação e descodificação dos sinais óticos durante o seu "percurso", permitindo enviar elevadas quantidades de informação por segundo sem o aparecimento de erros ou interferências.

"Haverá provavelmente menos de dez grupos em todo o mundo que têm olhado para este tipo de problemas" disse à BBC o Dr. Roger Giddings, um dos participantes no projeto, referindo que "somos o único grupo que conseguimos executar isto em todo o sistema".

Ainda segundo a mesma fonte, este projeto tem agora um período de três anos para tornar as técnicas usadas viáveis em termos comerciais, com os seus responsáveis a admitir que será possível chegar a uma velocidade de 40Gbps.


Fonte: Tek.SAPO.pt

Sem comentários: