terça-feira, 3 de julho de 2012

Mais Perto Do Que Nunca – Partícula De Deus Encontrada? Suspense Dura Até Amanhã!




Após mais de 10 anos de coleta e análise de dados produzidos pelo Departamento dos EUA de Energia do colisor Tevatron, os cientistas do CDF e colaborações DZero encontraram sua mais forte indicação até o momento para a partícula de Higgs (Partícula de Deus) que há muito tem vindo a ser procurada. Analisando o último bit de informação de 500 trilhões de colisões produzidas pelo Tevatron para cada experiência desde março de 2001, a análise final dos dados não resolve a questão de saber se a partícula de Higgs existe ou não, porém uma resposta está próxima.

Os cientistas do Tevatron apresentaram seus últimos resultados esta segunda, dois dias antes do anúncio aguardado dos últimos resultados da pesquisa de Higgs-do Large Hadron Collider na Europa.

“As experiências do Tevatron chega aos objetivos pré-estabelecidos com esta amostra de dados”, disse Rob Fermilab Roser”. Também afirma que “nossos dados apontam fortemente para a existência da Partícula de Deus, mas devemos aguardar os resultados dos experimentos no Grande Colisor de Hádrons na Europa para estabelecer uma descoberta real”.

Os cientistas da CDF e experiências DZero colisor Tevatron foram cumprimentados por centenas de colegas quando eles apresentaram seus resultados em um seminário científico no Fermilab. Os grandes resultados Hadron Collider será anunciado em um seminário científico, nesta quarta-feira, (4) de julho no laboratório de física de partículas do CERN, em Genebra, na Suíça.

“É um momento de angústia real e crucial para a comunidade científica”, disse o porta-voz Dzero, Gregorio Bernardi, físico do Laboratório de Física de Energia Nuclear, LPNHE, na Universidade de Paris. “Nós sabemos exatamente o sinal que estamos procurando em nossos dados, e vemos fortes indícios da produção e decomposição de bósons Higgs. Estamos muito empolgados com isso. ”

A partícula de Higgs foi nomeada após o físico escocês Peter Higgs, que entre outros físicos na década de 1960 ajudou a desenvolver o modelo teórico que explica porque algumas partículas têm massa e outros não, um passo importante para compreender a origem da massa.

O modelo prevê a existência de uma nova partícula, que tem se perdido à detecção experimental desde então. Somente aceleradores de alta energia de partículas como o Tevatron e o Large Hadron Collider, que produziram suas primeiras colisões em novembro de 2009, tem a chance de produzir a partícula Higgs. Cerca de 1.700 cientistas de instituições dos EUA, incluindo Fermilab, estão trabalhando nos experimentos do LHC.

Os resultados indicam que o Tevatron partícula Higgs, se existir, tem uma massa entre 115 e 135 GeV/c2.

“Durante sua vida, o Tevatron deve ter produzido milhares de partículas de Higgs, se elas realmente existem, cabe à nós encontrá-las nos dados que recolhemos”, disse Luciano Ristori, porta-voz do experimento CDF e físico do Fermilab e o italiano Istituto Nazionale di Fisica nucleare (INFN). “Nós desenvolvemos uma simulação sofisticada e programas de análise para identificar Higgs como padrões. Ainda assim, é mais fácil encontrar um amigo em um estádio de futebol com 100.000 pessoas do que procurar um evento Higgs semelhante entre os trilhões de colisões.”

Os resultados finais do Tevatron corroboram os resultados da pesquisa de Higgs que os cientistas do Tevatron e o LHC, apresentados em conferências de física em março de 2012.

A busca da partícula de Higgs no Tevatron se concentra em um modo diferente do que a pesquisa no LHC. De acordo com o quadro teórico conhecido como o Modelo Padrão de Partículas, bósons de Higgs pode ocorrer de várias maneiras diferentes.

Cientistas descobriram que Tevatron o sinal de Higgs observada no CDF combinado e os dados DZero no modo de decaimento inferior quark, tem uma significância estatística de 2,9. Isto significa que existe apenas uma possibilidade de 1 em 550 que o sinal é devido a uma flutuação estatística.

“Conseguimos um passo importante na busca do bóson de Higgs”, disse Dmitri Denisov, DZero cospokesperson e físico do Fermilab. Ninguém esperava que o Tevatron chegasse até aqui, quando foi construído na década de 1980. ” O Tevatron é um dos oito aceleradores de partículas e anéis de armazenamento.


Fonte: folhapaulistana.com.br

Sem comentários: