quarta-feira, 27 de junho de 2012

Marte está cheio de água!


Existem enormes reservas subterrâneas de água em Marte, sugere um artigo recentemente publicado na revista Geology de acordo com o jornal espanhol ABC. A descoberta reforça a ideia de que o planeta vermelho pode ou poderia, eventualmente, hospedar vida. E aumenta as hipóteses de estabelecer colónias humanas no futuro próximo.

Esta é a primeira vez que um grupo de investigadores, liderado por Francis McCubbin, da Universidade do Novo México,EUA, consegue fornecer fortes evidências de que há água no interior de Marte. E, por sinal, muita. Pelo menos a mesma que existe na Terra.
Ao analisar a composição de dois meteoritos marcianos (Shergotty, que caiu na Índia em 1865 e Queen Alexandria, encontrado em 1994 na Antártida), os investigadores chegaram à conclusão de que o manto de Marte (a camada de rocha entre a crosta e o núcleo) contém entre 70 e 300 partes por milhão de água, uma percentagem que é surpreendentemente semelhante ao manto da Terra.

Ambos meteoritos são de origem vulcânica e vêm do interior do planeta vermelho. Chegaram à Terra em momentos diferentes, mas saíram de Marte no mesmo período, 2,50 milhões de anos, em resultado do impacto de um meteorito que lançou um grande número de rochas marcianas.

“Analisámos dois meteoritos que têm histórias muito diferentes. Um foi misturado com uma quantidade considerável de elementos durante a sua formação, enquanto o outro não”, explica Erik Hauri, um dos autores do estudo. Em ambos os casos, os cientistas procuraram as moléculas de água presentes no interior de cristais de apatita e usaram estas moléculas para determinar a quantidade de água que continha a rocha marciana original que produziu meteoritos.

Os resultados demonstraram que ambas as rochas, de facto, sugerem que o manto de Marte contém entre 70 e 300 partes por milhão de água, uma quantia que é extraordinariamente semelhante do manto terrestre. E como os meteoritos contêm a mesma percentagem de água, apesar de suas histórias geológicas diferentes, os investigadores acreditam que a água se incorporou no manto há milhões de anos, durante a própria formação do planeta.

O estudo também sugere que a forma como o elemento líquido conseguiu atingir a superfície do planeta a partir do interior foi devida à actividade vulcânica.


Fonte: cienciahoje.pt

Sem comentários: