quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Milionário vende tudo o que tem e dá o dinheiro aos pobres


Um multimilionário austríaco vendeu a empresa, os carros e prepara-se agora para desfazer-se também da mansão onde vivia, avaliada em 2,8 milhões de euros para poder ajudar pessoas necessitadas em todo o mundo.

Cada rifa custa 99 euros, no entanto, o austríaco não irá ver nem um único cêntimo deste montante, que será transferido na totalidade para o apoio às pessoas mais carenciadas.

O desejo de mudar de vida, surgiu após uma viagem ao Havai. «Nessas três semanas, gastámos todo o dinheiro que quisemos. Mas, tivemos sempre a sensação de que não conheciamos uma única pessoa real - eram todos actores. Os empregados faziam o papel de serem simpáticos e os outros hóspedes o papel de serem importantes, mas ninguém era real», confessou Rabeder ao tablóide inglês «The Daily Telegraph».
«Foi o maior choque da minha vida, quando me apercebi o quão horrível, sem alma e vazio era o estilo de vida das estrelas», acrescentou o multimilionário, que a partir de então decidiu mudar.

Quer livrar-se do peso da fortuna

Em 2004, vendeu a sua empresa de mobiliário e dedicou-se às actividades filantrópicas, como o financiamento de orfanatos e organizações que fornecem microcréditos na Bolívia, El Salvador e Nicarágua.

Desde então, o milionário já se desfez de casas, aviões, carros de luxo, em suma, quase todos os seus bens para poder financiar créditos aos que mais precisam.

Agora vive num apartamento alugado em Innsbruck, na Áustria, onde administra a sua empresa, a MyMicroCredit, uma instituição sem fins lucrativos, que fornece pequenos empréstimos, entre 200 e 1500 euros, a famílias pobres interessadas em iniciar o seu próprio negócio.

A boliviana, Rafaela Carijo, foi uma das beneficiadas pelo projecto do multimilionário. Graças ao empréstimo cedido pela MyMicroCredit, Rafaela pode reorganizar-se e agora ganha a vida a vender água de coco, num carrinho ambulante, adquirido com o crédito de Rabeder.

Mas o êxito Rafaela Carijo e de todos os que ajudou, é sobretudo sinónimo de felicidade para Rabeder. O austríaco confessa: «Quando vejo um brilho nos olhos das outras pessoas, fico realmente feliz» disse o milionário, proveniente de uma humilde família austríaca.


Fonte: IOL

Sem comentários: