segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Criminoso transformou-se em cabra


Nigerianos dizem que criminoso transformou-se em animal durante a fuga. A polícia nigeriana prendeu uma cabra por suspeitar de envolvimento num assalto à mão armada, relata a agência Reuters.

Vigilantes levaram o animal negro e branco à polícia, dizendo que era um assaltante que usou magia negra para se transformar na cabra e, então, escapar à prisão depois de ter roubado um Mazda 323.

«O grupo de homens relatou que durante uma patrulha viu uns vultos a tentar roubar um carro. Perseguiram-nos. No entanto, um deles escapou enquanto o outro se transformou numa cabara», relatou o porta-voz da polícia de Kwara, Tunde Mohammed, acrescentando: «Não podemos confirmar a veracidade da história, mas a cabra está sob custódia. Não podemos basear a nossa informação em algo místico. A transformação de um ser humano numa cabra é algo que tem de ser provado cientificamente».



Fonte da notícia: IOL Diário

Rapariga casa com cão

Casamento na India de uma rapariga com um cão


Aconteceu numa vila remota da região de Jharkhand, na India. Populares da localidade de Munda Dhanda celebraram o casamento de uma menina com um cão para supostamente espantarem os maus espíritos que assombravam a família.

A rapariga, porém, está livre para casa novamente no futuro com um ser humano sem ter de recorrer, sequer, ao divórcio.





Clique para ver o vídeo








Fonte da notícia: IOL Diário

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Robô com espessura de dois cabelos opera cérebro


Cientistas australianos desenvolveram um nanorobot com um diâmetro de 250 nanómetros (a espessura de dois a três cabelos), potencialmente capaz de operar o cérebro, como no filme de ficção científica «Viagem Fantástica», noticia a Lusa.

«Procuramos algo que possa ser colocado nas artérias humanas, particularmente quando as tecnologias tradicionais não podem ser utilizadas», declarou James Friend, do Laboratório de Nanofísica da Universidade Monash, em Clayton, Austrália, e co-autor de um estudo publicado no Journal of Micromechanics and Microengeneering.

A dificuldade esteve no desenvolvimento, para um robô desta dimensão, de um motor capaz de «ir contra a corrente» nos vasos sanguíneos.

O motor do robô foi baptizado de Proteus, o nome do submarino em miniatura que no filme transporta os médicos e seus auxiliares, reduzidos a um tamanho microscópico, para penetrar na perna de um agente infiltrado da União Soviética e destruir um coágulo no cérebro.



Fonte da notícia: IOL Diário

Japoneses aprendem inglês com discursos de Obama


Os discursos do novo presidente dos EUA, Barack Obama, estão a ser um sucesso de vendas no Japão. Mas o interesse por eles não é puramente político. As palavras do chefe de Estado norte-americano estão a ser usadas para a aprendizagem da língua inglesa.

De acordo com a agência Reuters, foram vendidos mais de 400 mil exemplares do livro «The Speeches of Barack Obama» (Os Discursos de Barack Obama) em apenas dois meses.

Estes são números muito significativos se se tiver em conta que no mercado nipónico poucos são os títulos que vendem anualmente mais de um milhão de cópias.

No Japão os manuais de aprendizagem de inglês são muito procurados. Quase todas as livrarias têm secções dedicadas a este tema, com muitos manuais a ostentarem a face de Obama na capa.

«Os discursos de presidentes e candidatos presidenciais são excelentes como ferramentas para aprender inglês, porque os seus conteúdos são bons e as suas palavras fáceis de compreender», disse à Reuters Yuzo Yamamoto, da Asahi Press, a editora responsável pelo famoso livro de discursos de Obama.



Fonte da notícia: IOL Diário

domingo, 18 de janeiro de 2009

Uma casa feita de papel



Um empresário suíço em parceria com a Universidade de Bauhaus (na Alemanha), criou uma casa feita de papel, avança a revista alemã «Der Spiegel». «Desde o início, o nosso objectivo era criar uma casa prática, ecologicamente sustentável e, mais importante, barata para os bairros mais pobres do mundo», disse Gerd Niemöller, um dos fundadores da empresa suíça «The Wall AG» que desenvolveu o material utilizado nas casas.

A partir do processamento do papel, Niemöller criou painéis finos, leves e fortes. Segundo o responsável, o material é um excelente isolante, além de ser flexível, o que o torna adequado para zonas de risco de terremoto.

As primeiras casas de papel devem ser construídas no Zimbábue, no continente africano, com o auxílio da organização alemã «World Vision». Segundo a revista «Der Spiegel», a Nigéria também já encomendou 2,4 mil casas. Cada casa vai custar cerca de 5 mil dólares. para os bairros mais pobres do mundo», disse Gerd Niemöller, um dos fundadores da empresa suíça «The Wall AG» que desenvolveu o material utilizado nas casas.

A partir do processamento do papel, Niemöller criou painéis finos, leves e fortes. Segundo o responsável, o material é um excelente isolante, além de ser flexível, o que o torna adequado para zonas de risco de terremoto.

As primeiras casas de papel devem ser construídas no Zimbábue, no continente africano, com o auxílio da organização alemã «World Vision». Segundo a revista «Der Spiegel», a Nigéria também já encomendou 2,4 mil casas. Cada casa vai custar cerca de 5 mil dólares.




Fonte da notícia: IOL Diário

domingo, 4 de janeiro de 2009

Segredo da origem da vida no mar dos Açores




Investigação científica: Fontes hidrotermais profundas no mar dos Açores




Não dispomos de uma máquina do tempo que nos permita saber tudo sobre a origem da vida. Para animais e plantas, sobretudo para as que têm partes duras, temos o registo fóssil, mas para os primeiros microrganismos, seres unicelulares, não é tão simples obter pistas.


Pouco nos dizem como seria o ancestral comum a todos os seres vivos, que se crê ser um organismo amante do calor como as arqueas hipertermófilas (microrganismos unicelulares que, à semelhança das bactérias, não têm núcleo), que vivem nas fontes hidrotermais submarinas. Os cientistas acreditam que pelo estudo da vida nestas estruturas, que se encontram nas hidrotermais açorianas, se possa explicar a origem e evolução da vida na Terra.


As fontes hidrotermais localizam-se nas zonas de rifte, fossas tectónicas com centenas ou milhares de quilómetros de extensão na forma de um vale alongado com fundo plano. São o resultado dos movimentos combinados de falhas geológicas paralelas ou quase paralelas na planície oceânica, onde se regista um vulcanismo activo.


Actualmente, são conhecidas nos Açores cinco fontes hidrotermais (‘Lucky Strike’, descoberta em 1992, ‘Menez Gwen’, em 1994, ‘Rainbow’, em 1997, ‘Saldanha’, em 1998 e ‘Ewan’, em 2006), todas elas localizadas a sul do arquipélago açoriano, e a serem alvo de estudos científicos.


NA MIRA DA MEDICINA


Um dos objectivos da investigação científica nas fontes hidrotermais de profundidade é encontrar respostas para sectores como a Medicina e a indústria farmacêutica, que procuram descobrir propriedades anticancerígenas nesses organismos, que sobrevivem em condições extremas (libertação de gases e temperaturas elevadas). Ao adaptarem-se às condições dessas fontes, bactérias e outros organismos podem ter desenvolvido moléculas úteis à Medicina ou à indústria. Na biotecnologia, as fontes hidrotermais do mar profundo são vistas como um mundo admirável...


NOTAS


ROV 'LUSO'


O único equipamento português de prospecção do fundo do mar foi recentemente comprado pelo Ministério da Defesa. O ROV ‘Luso’ pode atingir os 6000 metros.


'ALVIN'


O submersível ‘Alvin’, da Infremer, que em 1979 mergulhou pela primeira vez no rifte dos Galápagos em busca de fontes hidrotermais, tem sido um dos mais activos nos Açores.


DORSAL MÉDIA OCEÂNICA

Nos locais onde as placas tectónicas divergem, produz-se novo fundo do mar. Quando as placas se afastam, criam um rifte (abertura). O magma ascende do manto através do rifte, formando vulcões e criando uma cadeia montanhosa submarina, chamada dorsal média oceânica.

ONDE É

A Dorsal Média Atlântica, a mais longa do mundo e fica no ponto onde as placas Eurásia e Africana estão a divergir da placa Norte-americana e Sul-americana. Estende-se por 16 mil quilómetros desde o oceano Árctico até depois da extremidade sul da África. É equidistante dos continentes que estão de ambos os lados do Atlântico e ergue-se 2000-4000 metros acima do fundo do mar. Uma cadeia de vulcões percorre a sua extensão, nomeadamente na Islândia, onde uma erupção em 1963 criou uma nova ilha vulcânica, Surtsey. A ilha de Ascenção e os Açores ficam sobre a dorsal.

COMO ACONTECE

1. A água do mar penetra na crosta terrestre através das falhas que se abrem à medida que o fundo se expande, penetrando vários quilómetros na crusta recém-formada.

2. A água fria reage com a rocha quente perto do depósito de magma atingindo 350-400º centígrados.

3. Sobreaquecida, a água dissolve minerais das rochas por onde passa, incluindo enxofre, que forma ácido sulfídrico.

4. A água quente ascende através das fendas e é expelida pelas fontes sob a forma de névoa quente cheia de minerais.

A VIDA A MAIS DE 300º C

Aquecida pelo magma a água dissolve os minerais das rochas. Quando sai pelas fontes, é arrefecida pelo mar e faz os minerais separarem-se e formar algo parecido com nuvens de fumo, brancas (sílica e anidrite, um mineral branco) ou negras (partículas de sulfureto); outros minerais depositam-se e formam chaminés, que podem crescer 30 cm por dia.

Apesar da alta temperatura, muitos seres ali vivem, sem luz solar, com destaque para os vermes tubiformes. Podem ter dois metros de comprimento e a espessura de um braço humano. Não tem boca nem intestino. Tem dentro de uma bolsa corporal um órgão chamado trofosoma, cheio de aglomerados de bactérias.

As plumas branquiais carmesim do verme, que saem de um tubo rígido profundamente enterrado em fendas para se manterem na vertical, recolhem sulfuretos da água das fontes e as bactérias (que chegam a representar mais de metade do peso do corpo) usam-nos para produzir matéria orgânica, que o verme absorve.



Fonte da notícia: Correio da Manhã