segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Morreu o único padre casado em Portugal


O padre Saúl de Sousa, único sacerdote católico português casado e em funções, morreu domingo aos 86 anos, vítima de problemas renais, anunciou esta segunda-feira a Agência Ecclesia.

Caso único na Igreja Católica em Portugal, o padre Saúl, que foi pároco das Mercês até 2007, tinha sido ordenado sacerdote em 1971, depois de ter pedido dispensa da Igreja Lusitana (anglicanos), que permite o casamento dos sacerdotes.

Na altura em que deixou a Igreja Lusitana, o padre Saúl era casado e tinha três filhos, passando desde então a ser o único caso conhecido de um sacerdote casado na Igreja Católica em Portugal.

Tecnicamente, mesmo os sacerdotes que abandonam a Igreja e se casam continuam a ser sacerdotes, mas em actividade de funções, como pároco, «o padre Saúl era mesmo caso único», disseram à Lusa fontes da Igreja Católica.

Os sacerdotes que deixem de exercer o ministério, por qualquer motivo, mantêm o seu carácter sacerdotal, mesmo que se casem, podendo mesmo, de acordo com o Código Canónico, prestar a absolvição numa situação de perigo de vida, sendo essa absolvição reconhecida pela Igreja Católica.

A mesma situação se passa relativamente aos sacerdotes suspensos «a divinis» por Roma: não podem exercer o ministério sacerdotal, mas continuam a ser sacerdotes.

Em 1968 o padre Saúl pediu dispensa da Igreja Lusitana para se converter à fé católica, tendo sido ordenado em 1971 na que acabaria por ser a última celebração presidida pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

Além da viúva, o padre Saúl deixa três filhos casados e seis netos, indica ainda a Agência Ecclesia.


Fonte: TVI 24

Sem comentários: