domingo, 19 de julho de 2009

Trezentos dias com um porco numa ilha deserta


A ilha Tofua, no Oceano Pacífico, teve como único habitante, ao longo de 300 dias, um suíço que viveu durante três meses na companhia de um porco.

Xavier Rosset partiu numa aventura de 300 dias em Tofua, uma ilha vulcânica deserta, onde apenas existem «alguns porcos, muito coco, um lago e floresta tropical». O suíço teve que ao longo deste tempo, procurar comida e abrigo, tendo como bagagem apenas um canivete suíço, uma outra faca e uma câmara de vídeo para registar a aventura, com a finalidade de lançar no final do ano um documentário, noticia o «Globo».

O objectivo da missão era reaprender práticas de sobrevivência. Rosset perdeu, ao longo dos 300 dias, 18 quilos, tendo engordando antes de iniciar a aventura, prevendo a perda de peso. «Eu tive que encontrar comida e água, construir um abrigo, aprender a pescar, tudo», explicou o suíço.

Rosset não conseguia manter o peso, até que descobriu como preparar armadilhas para matar porcos. Neste processo de sobrevivência, apegou-se a uma cria de porco, mantendo-a como se fosse um cão de estimação.

«Eu não podia comê-la porque ainda não tinha carne suficiente. Então fiquei com ela durante três meses. Era exactamente como um cachorro. Era uma boa amiga para mim, mas não conversava com ela como o Tom Hanks conversava com a bola de voleibol no filme "o Náufrago"», explicou Rosset.


Sem comentários: