segunda-feira, 29 de junho de 2009

Congolês promete ressuscitar Michael Jackson



Semelhante à imagem da vida do «Rei do Pop», a morte de Michael Jackson tem provocado as reacções mais insólitas nos seus fãs no continente africano.


O congolês (Republica Democrática do Congo – RDC), Kumini, afirma que «tem a forma de «dar vida» a Michael Jackson caso este não seja «embalsamado». Assim, segundo o fã congolês, para ressuscitar o «Rei do Pop» a família deverá levar o corpo do cantor a uma aldeia no Baixo Congo, província da RDC, onde está «o deus vivo, criador da humanidade, que é de carne e osso e vive na aldeia de Nkamba, nova Jerusalém», o mesmo fã esclarece que «deus se chama Papa Simon Kimbangu Kiangani», fazendo alusão ao líder espiritual da Igreja Kimbanguista muito popular na RDC e Angola.

Mais a norte do continente, durante uma deslocação na década de 90, na aldeia de Kridjabo, Este da Costa do Marfim, o chefe tradicional dos Agnis durante uma cerimónia ritual oferecera a Michael Jackson um título de nobreza tribal. Hoje a aldeia exige que o «Rei do Pop» seja enterrado na aldeia junto aos nobres locais.


Sem comentários: