quinta-feira, 14 de julho de 2011

Descobertas 600 novas bactérias no umbigo humano



Um umbigo humano contém cerca de 1400 estirpes de bactérias diferentes. Destas, cerca de 600 eram desconhecidas até agora.


De acordo com uma pesquisa norte-americana recente, que analisou amostras de DNA de cerca de uma centena de pessoas, existe uma grande quantidade de micróbios vivos, mas em pequenas quantidades.
Esta conclusão científica, integrada no projecto ‘Belly Button Biodiversity’, permitiu ainda perceber que cerca de 40 espécies são, em média, 80 por cento do total da população bacteriana.
Algumas das espécies encontradas só tinham sido antes detectadas nos oceanos.
O cientista Carl Zimmer, que participou no estudo, comentou: “Mal nos apercebemos no nosso dia-a-dia, dado que poucas pessoas lavam realmente o seu umbigo. O que é óptimo para as bactérias.”





Fonte: Correio da Manhã

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Descobertos santuários nos Açores atribuídos ao séc IV antes de Cristo



Foram encontrados na Ilha Terceira, Açores, vestígios arqueológicos que os especialistas acreditam ser templos dedicados à deusa Cartaginesa Tanit (provavelmente do século IV a.C.). A descoberta esteve a cargo dos departamentos de Proto-História e Pré-História, da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA).

Foi descoberto um conjunto significativo de monumentos do tipo Hipogeu (monumentos funerários) e cerca de três santuários Proto-Históricos escavados na rocha, no Monte Brasil, cidade de Angra do Heroísmo, segundo comunicado enviado ao Boas Notícias.

Um dos santuários foi encontrado no Monte do Facho, com “cadeiras” escavadas na rocha e um tanque cerimonial. Os restantes foram descobertos na área do Forte de São Diogo, tratando-se de dois templos escavados dentro de monumentos do tipo hipogeu, de grandes dimensões e bem conservados.

Um dos templos tem indícios de se tratar de um santuário associado a sacrifícios e rituais de libações (ofertas aos deuses).

Um outro santuário, com um acesso através de escadas, apresenta espaços onde seriam erguidas estátuas da divindade e um banco onde se praticavam abluções (cerimónias semelhantes a batizados), conclui a APIA em comunicado.

Os arqueólogos da APIA, acreditam tratar-se de um conjunto de santuários para a deusa TANIT, devido à simbologia e ao contexto das plantas dos monumentos encontrados.





Fonte: Boas Notícias

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cientistas desenvolvem óculos que "lêem pensamentos"

Comunicar por telepatia ou ler os pensamentos de alguém serão ainda possibilidades longe do alcance do comum dos mortais, mas a tarefa de interpretar aquilo que os outros estão a pensar sobre o que dizemos parece ser uma realidade apenas à distância de um protótipo.


Uma equipa de cientistas do MIT e da universidade de Cambrigde criaram uns óculos especiais que analisam as expressões faciais da pessoa com quem se está a conversar, fornecendo ao utilizador indicações sobre a formo como o interlocutor está a reagir às suas palavras.



Por via de uns auscultadores, quem está a usar os óculos vai sendo informado sobre a forma como a conversa está a ser interpretada e recebida pela pessoa com quem fala, ficando a saber, por exemplo, se está a aborrecer, cansar ou divertir quem está à sua frente.A tecnologia deverá permitir a quem utilize os óculos melhorar a sua prestação durante uma conversa, ajudando a interpretar e corrigir o rumo desta, contando mesmo com uma luz vermelha colocada por cima do olho direito, que pisca para aconselhar o utilizador a parar de falar, descreve o NewScientist.O sistema funciona com recurso a uma câmara embutida nos óculos que capta e analisa - através do software informático a que se encontra ligada - as expressões da pessoa com que se conversa.O processo é explicado numa infografia disponibilizada pela publicação, que reproduzimos abaixo. O recurso estará já a ser usado por algumas empresas para ajudar os funcionários a melhorar a forma como comunicam com os clientes.


Fonte: Tek Sapo