O «manto da invisibilidade» surge frequentemente na ficção, desde os contos dos irmãos Grimm até ao feiticeiro Harry Potter. Agora, os cientistas alemães deram um importante passo para o tornar real, avança a AFP.
Investigadores do Instituto de Tecnologia Karlsruhe divulgaram a criação de um «manto de invisibilidade» tridimensional e cilíndrico, capaz de esconder objectos através da emissão de ondas infravermelhas.
O «manto» é uma estrutura de cristais fotonicos e funciona como o efeito da água sobre as rochas.
«Aprendemos mais sobre os conceitos da transformação óptica e pode ser o primeiro passo para produzir estruturas a três dimensões neste campo» referiu Tolga Ergin, responsável pela investigação.
Na experiência, o manto escondeu uma pequena saliência colocada numa superfície de ouro, tal como se fosse um tapete. A superfície criada tornou-se invisível, assim como o próprio manto.
O que se passou foi que as lentes especiais do manto «curvaram» as ondas de luz para esconder a reflexão da luminosidade da saliência.
«O manto do Harry Potter é possível teoricamente, mas ainda impossível tecnicamente hoje», acrescentou outro especialista, Nicolas Stenger, que admitiu, porém, a existência deste dispositivo dentro de dez anos.
Fonte: IOL