domingo, 22 de dezembro de 2013

Jesus não faz anos no dia 25 de Dezembro

O Evangelho ainda não está todo escrito. Está a acontecer.


1. Não há ano zero. Sabemos que, sob o Império Romano, o tempo era contado a partir da fundação de Roma. Quando, no séc. VI d.C., a Igreja romana decidiu contar os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo, deparou com um problema. A festa já era celebrada no dia 25 de Dezembro. Ficou determinado que o ano I começaria no 1º de Janeiro seguinte, que corresponderia ao ano 754 da fundação de Roma. O ano anterior (753) foi designado o ano I a.C.. Resultado: passamos do – 1 para o +1.

Os cristãos começaram a celebrar a Páscoa muito cedo, mas só encontramos referências ao Natal a partir do ano 354. Ao escolher celebrar a festa do Natal a 25 de Dezembro estava-se, de facto, a cristianizar a festa pagã do Sol invictus, que marca o renascer do sol, depois do solstício de Inverno. Bela inculturação.

Para Jesus, como para qualquer ser humano da Antiguidade, excepto príncipes e alta linhagem, é ignorada a data exacta do nascimento. Há uma hipótese em 365 de que tenha sido a 25. Quanto ao ano, estamos um pouco melhor, pois sabemos que Jesus nasceu nos últimos tempos de Herodes, o Grande (1), que morreu em 750 da fundação de Roma, o que corresponde a menos 4 do calendário actual. No séc. VI, um monge, um certo Dionísio, o Pequeno, ao fazer o cálculo enganou-se em cerca de quatro anos, mas as contas não foram alteradas. Daí que o nascimento de Jesus, calculado segundo a numeração actual, deve ser situado aproximadamente, cinco ou seis anos antes. Não há qualquer indicação acerca do mês.

Valerá a pena toda essa contabilidade? Serve, pelo menos, para não deixar que a figura de Jesus resvale para o puro mito, como diziam alguns autores dos séculos XVIII e XIX. É imensa a literatura em torno da problemática do Cristo da fé e do Jesus da história. Jesus não deixou nada escrito e não sabemos o que os seus discípulos contaram.

2. Deixando de lado todo o conjunto de textos apócrifos, temos quatro narrativas do Evangelho consagradas no cânone: Marcos, Mateus, Lucas e João, com muito em comum, mas também com diferenças. Marcos pretende mostrar que Jesus é Filho de Deus. A preocupação de Mateus é situar Jesus Cristo na linha dos descendentes de David, como membro da casa de Abraão, numa perspectiva de cumprimento da esperança messiânica de Israel. Lucas, como ele próprio diz, conhece os trabalhos realizados por outros narradores, mas a sua intenção é de ir mais ao fundo. Sente necessidade de tudo investigar desde a origem para garantir ao amigo Teófilo a certeza da sua fé. Para a narrativa de João, escrita 40 a 50 anos depois da de Marcos, a partir de uma comunidade composta de cristãos vindos do judaísmo e do paganismo, Jesus é a luz do mundo.

Há quem diga que, de Jesus, só temos interpretações. É claro que os evangelistas não procuraram fazer a sua biografia, segundo os critérios actuais da elaboração histórica. Interessava-lhes a significação da presença de Jesus Ressuscitado nas comunidades, mediante a criatividade do seu espírito que procura fazer novas todas as coisas. Não podem, no entanto, apagar alguns dados históricos. Jesus nasceu por volta do ano 4 a.C.. Viveu, em Nazaré, a sua vida de infância e de adulto, mais ou menos, até aos 27 anos. Durante algum tempo foi discípulo de João Baptista. A partir de determinada altura, seguiu o seu próprio caminho, de taumaturgo e pregador peripatético, à maneira de alguns filósofos. As suas posições nem sempre coincidiam com as dos fariseus, saduceus, essénios, baptistas, herodianos e zelotas. Com a pregação do Reino de Deus desencadeou um movimento popular político-religioso que cedo chegou aos ouvidos dos sacerdotes e saduceus, levantando suspeitas e interrogações no Sinédrio.

Jesus ter-se-á rodeado de 12 homens – número simbólico - que se tornaram seus discípulos e admiradores, só que nem sempre o compreendiam. Por volta dos 30 anos fez uma viagem a Jerusalém para celebrar a Páscoa. A sua pregação e acção profética no Templo suscitam complicações religiosas e políticas. Celebra uma ceia pascal de despedida com os discípulos. É preso e julgado pelo Sinédrio como blasfemo, com sentença de pena de morte. Entregue ao governador romano da Judeia, Pôncio Pilatos, é condenado à morte por crucifixão. O papel das mulheres discípulas tem de ter sido muito relevante, pois as narrativas masculinas não as conseguiram ocultar.

3. Segundo os textos do Novo Testamento, houve muita competição entre os discípulos e interpretações diversas do papel de Jesus, na história humana. Provocou cristologias muito arriscadas, segundo os contextos religiosos e culturais. Ninguém se apresentou como seu concorrente ou para o substituir. Tudo o que ficou escrito é sempre a respeito de Jesus, o Cristo, que será nosso contemporâneo até ao fim dos tempos. Cada pessoa e cada geração poderão perguntar-se: que tem ele a ver comigo, que tenho eu a ver com ele? O Evangelho ainda não está todo escrito. Está a acontecer. O encontro marcado com o Senhor da história depende do encontro com as vítimas da história. Ele não vive só no céu e no sacrário. É o clandestino que vive em todos os que aceitam a sua companhia.

1) Mt 2, 1; Lc 1, 5




Fonte: PUBLICO

sábado, 21 de dezembro de 2013

Capacete lê a mente dos cães e traduz para linguagem humana

Uma equipa nórdica criou um sistema que traduz para linguagem humana os latidos dos cães. O "No More Woof" utiliza sensores que captam as ondas cerebrais dos cães e verbaliza o que vai na mente dos animais.

O capacete, criado pela Nordic Society for Invention and Discovery, mede as ondas cerebrais através de um eletroencefalograma. Na prática, o sistema converte os estados mentais dos cães para linguagem humana. Até agora, foram detetadas as expressões mais comuns, como "tenho fome" e "estou cansado".

Para transmitir os pensamentos caninos aos humanos, o "No More Woof", que se pode traduzir como "Nem mais um latido", conta com o sistema "Raspberry Pi", instalado no aparelho, que emite a mensagem traduzida por um altifalante.
Segundo a página do projeto, a versão mais simples do dispositivo, que custará cerca de 47 euros, é capaz de identificar apenas alguns padrões simples como o cansaço, a fome e a curiosidade.
O aparelho mais caro, que ronda os 219 euros, promete uma precisão muito melhor, interpretando quatro ou mais sensações.

O projeto ainda está numa fase inicial de desenvolvimento e encontra-se em fase de angariação de fundos no "Indiegogo". No entanto, os criadores do "No More Woof", preveem resultados dentro de aproximadamente um ano.


Fonte: JN

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Um medicamento caseiro para combater o Cancro (Câncer)

Limão Congelado Finalmente uma notícia positiva em 2013!


 Uma amiga minha da Universidade de Kirche tem um tumor no pulmão e na anca. A irmã dela, que é enfermeira, enviou-lhe um e-mail sobre o limão. Ela passou a beber limonada já desde há algum tempo, e os seus tumores ficaram menores. O seu oncologista disse-lhe para continuar. Penso que esta espantosa descoberta é muito proveitosa para a nossa saúde. Tudo o que nós precisamos, é...de um LIMÃO CONGELADO.


 Muitos profissionais da restauração, já utilizam o limão inteiro, nada é deitado fora. Como podemos usar o limão inteiro sem nada desperdiçar? Simples... coloque um limão bem lavado no congelador do frigorífico. Quando este estiver congelado, utilize o ralador de cozinha e rale o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo), e polvilhe os seus alimentos com este preparado. Polvilhe as suas bebidas, gelados, sopas, cereais, massas, molhos, arroz, sushi, peixe, whisky... a lista é interminável. 


Todos os alimentos terão inesperadamente um sabor maravilhoso, algo que talvez não tenha conhecido antes. Provavelmente, até agora, você achava que só o sumo do limão tinha Vitamina C. O limão completo introduz um novo sabor na comida. As cascas do limão que até agora eram deitadas fora, contêm cinco a dez vezes mais vitaminas do que o sumo. Mas, a partir de agora, ao polvilhar o limão congelado (ralado) em cima dos seus alimentos, pode obter ainda mais saúde. As cascas do limão são saudáveis na medida em que destroem os elementos tóxicos do corpo.


 Congele um limão bem lavado e rale-o todos os dias por cima das suas refeições e bebidas. Esta é a chave mágica para tornar os seus alimentos mais saborosos e você será mais saudável e viverá mais tempo. Este é o segredo do limão que agora acaba de ser revelado. É melhor conhecê-lo tarde do que nunca. Os benefícios do limão: O limão (citros) é um fruto milagroso para matar as células cancerígenas. É 10 000 vezes mais forte do que a quimioterapia. Porque é que não sabíamos nada disto? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética, que lhes dará enormes lucros. Você pode ajudar um amigo ao informá-lo que o sumo de limão é vantajoso no tratamento do cancro. O seu sabor é agradável e não provoca os efeitos secundários da quimioterapia. Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo é mantido para não pôr em perigo os interesses milionários da indústria farmacêutica? Como sabemos, o limoeiro é conhecido pela sua variedade de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, o sumo, preparação de bebidas, sorvetes, bolos, etc...


 Apesar de um leque variado de benefícios do consumo do limão, o mais interessante é o efeito que produz sobre os quistos e tumores. O limão é uma solução comprovada para todas as variantes do cancro. Ele é considerado também um espectro antimicrobiano contra infecções bacterianas e fungos. É eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão sanguínea quando é muito alta, é um antidepressivo e combate o stress e os distúrbios nervosos. Uma informação de um dos maiores fabricantes de medicamentos do mundo, diz que após mais de 20 testes desde 1970, os resultados revelaram que destrói as células malignas de 12 tipos de cancro, incluindo o do cólon, da mama, da próstata, pulmão e pâncreas... 


Os constituintes deste fruto são 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, um medicamento utilizado no mundo inteiro como quimioterapêutico para reduzir a velocidade do crescimento das células cancerígenas. E o mais surpreendente é: este tipo de terapia com o extrato do limão, apenas destrói células cancerígenas malignas e não afeta as células saudáveis. Então, lave um limão, congele-o e rale a totalidade da fruta sobre os seus alimentos, gelados e bebidas O seu corpo agradecerá.



Partilhado do Facebook

domingo, 8 de dezembro de 2013

Estudante faz fortuna a vender latas de ar fresco

Um estudante francês inventou um negócio milionário: vender latas de ar fresco. Antoine Deblay decidiu comercializar latas de 250ml com ar da sua terra natal, Montcuq, no sudoeste da França.

O jovem de 22 anos divulgou a ideia, pela primeira vez, num site de "crowdfunding", o KissKissBankBank, e surpreendentemente recebeu mais de 800 euros em investimento em poucas semanas.

Depois de criar um website e colocar à venda o produto "100% biológico" a um custo de 5 euros a lata mais outro tanto em portes de envio, as encomendas começaram a chegar e em apenas três semanas teve que despachar cerca de mil latas.

Para os não falantes do francês torna-se difícil perceber a razão humorística pela qual o produto se tornou tão popular. É que em francês, Montcuq é facilmente confundível com a pronúncia de "mon cul", que poderá ser traduzido por "o meu traseiro".

Logo, o produto ar de Montcuq está simultaneamente a ser vendido "o ar do meu traseiro". Antoine Deblay compromete-se a vender apenas 10 litros de ar por semana, o que faz com que futuras encomendas possam estar sujeitas a lista de espera.


Fonte: JN

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Amazon vai usar drones para entregar encomendas em apenas meia hora

Gigante do comércio online está a preparar novo sistema de entregas com recurso a veículos aéreos não tripulados.



A Amazon está a preparar um sistema de entregas com recurso a drones(veículos aéreos não tripulados) e que demorará apenas meia hora a chegar ao cliente após a encomenda online. Jezz Bezos, o fundador e presidente executivo do gigante norte-americano, mostrou os protótipos, ontem, no programa 60 Minutos da CBS, e acredita que dentro de quatro ou cinco já será possível entregar encomendas de pequenas dimensões através deste sistema.

O “Amazon Prime Air” tem um alcance de 16 quilómetros de distância a partir dos centros de distribuição que a empresa detém nos Estados Unidos. O drones, chamados de “octocopters”, voam directamente a casa do cliente.

“São efectivamente drones mas não há qualquer razão para que não sejam usados como veículos de distribuição”, disse, durante a entrevista à CBS. “Parece ficção científica, mas não é”, afirmou, sublinhando que “ainda é cedo” para avançar com o projecto no terreno.

Os “octocopters”, com motor eléctrico, conseguem transportar objectos até dois quilos, peso que representa cerca de 86% das encomendas entregues actualmente pela Amazon. Estes drones deslocam-se através de coordenadas GPS e não são telecomandados.

“O maior desafio é conseguir colocar [nos veículos] toda a segurança e sistemas que precisamos para dizer: ‘Isto não pode aterrar na cabeça de alguém que está a passear na rua’”, disse Jeff Bezos.

Não é um projecto imediato e não estará disponível antes de 2015 até porque a Amazon precisa de autorização da FAA, a administração federal de avião, entidade responsável pelos regulamentos da aviação civil nos Estados Unidos.

“Se pode ser daqui a quatro ou cinco anos? Penso que sim. Vai funcionar e vai acontecer. E vai ser muito divertido”, garante Bezos.

A Amazon tem a visão de vender tudo a todos e já começou a fazer entregas de produtos frescos e de mercearia em duas cidades dos EUA (Seattle e Los Angeles). Com 225 milhões de clientes em todo o mundo, faz chegar as encomendas através de 96 centros de distribuição a nível global. O primeiro livro encomendado online foi enviado em 1995.

A ideia de utilizar drones para fins não militares não é nova. Em Junho, um franchisado da Domino’s no Reino Unido divulgou um vídeo onde se vê o “DomiCopter” a entregar uma pizza. Contudo, não passa de um conceito a estudar.

A tecnologia está também a ser testada no Peru na agricultura e arqueologia. Pode ajudar a avaliar o crescimento das culturas ou fazer uma análise cartográfica em poucos minutos.




Fonte: PUBLICO